25 de janeiro de 2013

2012/2013 - 16J - Académica - Nacional: Antevisão


O Momento

Académica:

Os estudantes são uma das várias equipas que andam num sobe e desce constante pela tabela. O fundo da classificação, como Pedro Emanuel já lembrou amiudadas vezes, está muito equilibrado, e bastam duas vitórias consecutivas para mudar tudo. É isso que a Briosa procura, depois de ter vencido na segunda-feira o Nacional, na segunda vitória seguida em casa ao fim de oito meses sem conseguir uma sequer. Pode ser que chegue à terceira. E num ápice a Europa ficará ali tão perto...

Beira Mar: 

Os aurinegros chegaram a estar quatro jogos consecutivos sem perder (seis incluindo a Taça da Liga) e com isso atingiram o oitavo lugar, mas, desde então, voltaram a resvalar para terrenos perigosos: 13º posto, com os mesmos 14 pontos do V. Setúbal, primeiro abaixo da linha de água. Foram três derrotas de enfiada, uma delas em Braga para a Taça da Liga, outra em casa com o Estoril e a última em Alvalade. Coimbra tem sido um palco favorável nos últimos anos (ver histórico de confrontos), mas, para a Liga, sem Balboa, os aveirenses perderam sempre.

Ausências:

Académica: Wilson Eduardo, lesionado; Nivaldo e Halliche, no CAN.

Beira Mar: Balboa e Saleh, lesionados; Jaime, castigado.

Discurso direto:

Pedro Emanuel: «As duas equipas são dignas representantes da região centro, mas não mais do que isso. A qualidade do Beira Mar ficou bem patente com o Sporting. Bastante rigor nas suas funções e aproveitando sempre alguma desatenção do adversário. Tira partido dos contra-ataques e transições, com jogadores rápidos.»

Ulisses Morais: «[A Académica] Vem de um último resultado positivo em casa e quer encontrar esse caminho de novo. Conhece-nos o suficiente para nos respeitar, assim como nós os conhecemos e respeitamos. Vai ser um jogo que as duas equipas vão mostrar que querem ganhar e tudo faremos para chegar lá e não só demonstrar, mas fazê-lo.»

Histórico de confrontos:

Há mais de seis anos que os estudantes não batem os vizinhos de Aveiro em casa. Os auri-negros estiveram, entretanto, três épocas seguidas na II Liga, mas a verdade é que os últimos embates em Coimbra têm trazido dissabores aos locais. Há três épocas, por exemplo, os aveirenses vieram duas vezes à cidade, para arrancar um nulo para a Taça da Liga e, mais tarde, já com André Villas Boas no banco da Briosa, lograram seguir em frente para a Taça de Portugal. De resto, num total de 21 jogos, registam-se sete vitórias para os da casa, nove empates e cinco triunfos aveirenses, o último das quais arrancado, justamente, na mais recente visita à Lusa Atenas.

Equipas prováveis:

ACADÉMICA: Ricardo; Rodrigo Galo, Flávio Ferreira, Reiner Ferreira e João Dias; Bruno China; Makelele e Cleyton; Marinho, Edinho e Amessan.

Outros convocados: Peiser, João Real, Hélder Cabral, Keita, Marcos Paulo, John Ogu e Saleiro.

BEIRA MAR: Rui Rego; Pedro Moreira, Bura, Hugo e Hélder Lopes; Ricardo Dias; Fleurival e Rui Sampaio; Rúben Ribeiro, Batatinha e Nildo.

Outros convocados: a lista será conhecida esta sexta-feira, após um último treino.

in maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário