21 de janeiro de 2013

Pedro Emanuel: «Saímos da Taça de uma forma que não prevíamos»


A Académica despediu-se da última competição extracampeonato na última quinta-feira, com uma derrota pesada frente ao Benfica, mas agora a equipa poderá concentrar-se em absoluto na Liga, afinal a principal prioridade do clube.

«Acabámos por sair da Taça de uma maneira que, se calhar, não estava prevista, mas o futebol é isso mesmo. Está ultrapassado, temos de nos concentrar no Campeonato. Vai ser uma guerra pelos pontos, porque são difíceis de conquistar, quer em casa ou fora. Há muita proximidade entre as equipas na tabela», observou este domingo Pedro Emanuel.

Mesmo numa sala de Imprensa sem eletricidade, fruto ainda do temporal de sábado, o treinador dos estudantes projetou o embate desta segunda-feira, em Coimbra, diante do Nacional.

«O que poderá ser diferenciador serão os momentos de transição e de momentânea desconcentração de alguma equipa, que possa permitir ao adversário aproveitar o erro. É isso que vamos tentar amanhã, provocar o erro com movimento, circulação de bola, mas sem nunca desesperar em busca do objetivo, que é o golo», referiu, elogiando os insulares:

«Têm um plantel riquíssimo, com excelentes jogadores, e estarão um pouco aquém das expetativas dos seus responsáveis, mas estão na luta. Mudaram de treinador e mudaram de filosofia. Têm um coletivo forte, com uma ou outra individualidade, mas valem pela organização, rigor e critério que o Manuel Machado mete nas suas equipas e estará sempre à espreita de uma falha nossa.»

Época dentro das expetativas

Sabendo de antemão que seria difícil à Académica chegar muito longe nas várias provas em que tem estado envolvida, Pedro Emanuel traça, todavia, um cenário positivo em relação àquilo que tem sido a época da equipa de Coimbra.

«Está dentro do projetado, sabíamos que íamos ter dificuldades, grande exigência para todos os atletas, e não podíamos perder o nosso foco. Temos se calhar menos pontos do que contámos, mas estamos muito próximos dos nossos adversários diretos. Não fazemos projeções, pensamos antes jogo a jogo, porque a Liga está muito competitiva», analisou, pedindo para o jogo desta segunda-feira a mesma inspiração dos 4-2 ao V. Setúbal no último encontro em casa para o Campeonato:

«Sabemos que se formos uma equipa solidária, organizado, e que domine os seus principais, estaremos mais pertos de vencer. Nesse jogo, fomos competidíssimos, mostramos respeito pelo adversário e concentração, e é o que vamos tentar fazer com o Nacional, combativos, solidários, e, acima de tudo, com muita confiança no que podemos fazer.»

O calendário mereceu, também, os reparos do treinador dos estudantes, quando se sabe que, depois deste encontro, numa segunda-feira, a partida com o Beira Mar foi agendada já para sexta-feira. Críticas veladas, ao bom estilo de Pedro Emanuel:

«É mais uma das questões que devem procurar aferir. Se depois de uma sequência de jogos tão grande podíamos agora jogar noutra altura, jogamos na sexta e só no outro domingo em Olhão. Quem manda pode. TV? Não sou eu que o disse, apenas me limitei a sorrir...»

Da preparação da equipa, destaque para o regresso de Salim Cissé, sendo que Hélder Cabral também já começou a trabalhar no relvado. A lista de convocados, como tem vindo a acontecer, só deverá ser divulgada no próprio dia do jogo. Quem poderá entrar em breve nas opções é Saná, uma vez que o técnico admitiu que o jovem médio poderá ter a sua situação solucionada para a semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário