4 de março de 2013

2012/2013 - 21J - V Guimarães - Académica: Antevisão de Pedro Emanuel

«Edinho vai jogar. Aliás, até vos posso dizer a equipa…» - Pedro Emanuel


Sem rodeios e numa perspetiva altamente inovadora, recheada de boa disposição, Pedro Emanuel não foi de modas e facilitou o trabalho dos jornalistas.

O treinador academista avançou o onze que vai apresentar amanhã em Guimarães, diante de um adversário que considera ter grande alma e que, por isso, vai dificultar e muito a tarefa à sua equipa. Mas a Briosa quer inverter o ciclo de maus resultados e vai fazer tudo para regressar às vitórias no Estádio D. Afonso Henriques:

- Posso dizer que o Edinho está recuperado e amanhã vai jogar. Aliás, até vos posso dizer qual é a equipa: Ricardo, Rodrigo Galo, Halliche, Reiner, Hélder Cabral, Keita, Makelele, Marcos Paulo, Marinho, Edinho e Wilson Eduardo. Reconhecemos que o campeonato é competitivo e só indo a Guimarães com um espírito guerreiro e com muita dedicação é que podemos inverter este ciclo. Espero um jogo difícil, frente a um adversário que tem demonstrado uma grande alma mas vamos à luta. Não nos esquecemos nem apagamos da memória a nossa prestação do ano passado em Guimarães. Penso que este ano o contexto é diferente mas com a possibilidade de provarmos a nós próprios que o nosso trabalho não é obra do acaso.

O jovem técnico dos estudantes não se coibiu de dirigir algumas palavras à Mancha Negra, claque oficial da Académica, que este domingo comemora 28 anos de existência. «Reconhecemos a grande dedicação de uma claque que está sempre connosco, que nos dá muito apoio e gostaríamos de retribuir com a vitória amanhã», concluiu.

in abola

____________________________________________________


Pedro Emanuel em Guimarães: «Não ter público seria handicap»

O V. Guimarães correu o risco de receber a Académica esta segunda-feira à porta fechada, mas garantiu a suspensão da medida ao apresentar recurso da punição. Sendo assim, tudo normal, e a bem de todos, segundo Pedro Emanuel, que fez questão de o deixar subentendido este domingo, na antevisão da partida:

«Era um handicap porque gostamos do ambiente dos estádios, de termos público e do nosso, naturalmente, que nos apoia sempre. Contamos, aliás, com ele para um jogo difícil, diante de uma equipa rejuvenescida por obrigação, mas que tem revelado determinação, grande alma, e o mesmo espírito guerreiro de que precisamos para vencer.»

No fundo, o técnico quer que a sua equipa supere o adversário em vários predicados importantes. «Só com uma equipa competitiva, com espírito guerreiro e ambição poderemos inverter esta situação [três derrotas seguidas]. Precisamos de dedicação, determinação, e vontade máxima em prol de um único objetivo», referiu, sem perder de vista o jogo da última época, quase no final, quando a Académica estava pressionada a vencer para não descer:

«Não esquecemos aquilo que foi uma prestação num momento de grande tensão e obrigatoriedade nossa, mas acabámos por cumprir. Este ano o contexto é diferente, mas queremos provar que o nosso trabalho não é obra do acaso. Temos rigor, vontade e competência para chegar a Guimarães e discutir os pontos.»

Dos minhotos, diz esperar uma equipa cheia de brio: «Sei que têm bastantes jovens, alguns que conheço do meu tempo na formação do Porto. Têm valor. Além disso, o Vitória sempre foi uma boa escola. Para eles é um grande orgulho chegar à equipa principal e mostrar que têm qualidade. Mais do que isso é a alma e orgulho que sentem por representarem o seu clube.»

Investimento? Não, ginástica financeira

A conferência resvalou, depois, para alguns temas que parecem irritar o técnico da Briosa. Sem nunca especificar o alvo das críticas, nem a razão de usar daquilo que será, aparentemente, uma boa dose de ironia, Pedro Emanuel deixou alguns reparos, a começar pelo suposto investimento desmesurado do clube esta época em função da Liga Europa.

«Para dizer que somos o clube desta dimensão que mais investiu, teríamos de analisar um a um todos os orçamentos. Temos o mesmo na época passada com um acréscimo mínimo e estivemos inseridos em mais competições. Fez-se com ginástica financeira que permitiu ter à disposição jogadores desta qualidade», disparou.

Já questionado sobre a disponibilidade de Edinho para o encontro, ele que falhou alguns treinos da semana devido a uma lesão, o treinador abriu o jogo por completo. «Posso já dizer-vos que ele vai jogar. Sim, será ele e mais 10... sem dúvida. Mas também vos posso dar já a equipa toda se quiserem», atalhou.

Proposta aceite, deixou apenas uma última ideia antes de anunciar o 11: «Vamos apresentar-nos com uma equipa competitiva, que vai disputar o jogo até último minuto, com grande alma e determinação. Vai ser assim: Ricardo, Galo, Halliche, Ferreira, Cabral, Keita, Makelele, Marcos, Marinho, Edinho e Wilson. Como sabemos a equipa deles, têm direito a saber a nossa. Assim, vamos para o jogo com as mesmas armas...»

in maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário