17 de março de 2013

2012/2013 - 23J - Estoril 2 - Académica 0



A Académica perdeu este domingo com o Estoril por 2-0 numa partida que contou para a 23ª jornada da Liga ZON Sagres e que foi disputada no Estádio António Coimbra da Mota.

A Académica até entrou melhor no desafio e poderia ter inaugurado a contagem logo nos primeiros segundos mas Edinho, já dentro da área, não conseguiu dar a melhor sequência ao lance.

Pouco depois seria, no entanto, o Estoril a marcar, sem que nada tivesse feito para isso. No primeiro remate à baliza, Licá fez o 1-0 e no segundo remate à baliza, já perto da meia hora, Carlos Eduardo ampliou para 2-0, resultado que não sofreria qualquer alteração até final.

A Briosa ainda procurou reentrar no desafio mas sem sucesso. Os "estudantes" mantêm os 21 pontos na tabela classificativa e na próxima jornada recebem o FC Porto.

in AAC-OAF

nº espectadores: 1512
nota ao árbitro: Jorge Ferreira: 3
melhor do Estoril: Licá
melhor da Académica: João Real
nota e melhores by Luis Carlos Melo in RRC

Crónica 

O Estoril começa a sonhar com a Liga Europa. E de olhos bem abertos, diga-se. Enquanto espera pelo V. Guimarães-Benfica e pelo Marítimo-FC Porto a equipa da Linha saboreia o quinto lugar, depois de uma vitória justa e sólida sobre uma Académica que somou o sétimo jogo sem vencer (2-0).

Os «canarinhos» entraram mal no jogo, como no Dragão. Mas se no Porto foi preciso quinze minutos para despertar, desta vez bastaram nove. Na primeira vez em que passou o meio-campo com a bola controlada, na primeira vez em que chegou à área contrária, a equipa da casa marcou. Luís Leal rematou contra um defesa, Evandro rematou para defesa de Ricardo e Licá rematou para o fundo da baliza.

A Académica até tinha entrado melhor no jogo. Sem criar uma grande situação de golo, mas ocupando logo o meio-campo contrário. Logo no primeiro lance do encontro Edinho apareceu com perigo na área, mas Steven Vitória intercetou o passe para a zona frontal à baliza.

Mas depois a Briosa acusou a «traição» de Licá, ex-jogador do clube. Ainda houve uma resposta de Edinho, após livre de Galo, mas o Estoril tomou conta do jogo e aumentou a vantagem aos 27 minutos. E novamente através de uma recarga. No caso de Carlos Eduardo, a remate de Luís Leal à trave.

A reação da Académica surgiu novamente por Edinho, que de livre direto atirou à malha lateral, mas não teve sequência, tal como tinha acontecido após o primeiro golo. E mesmo à beira do intervalo o Estoril beneficiou de duas belas ocasiões para aumentar a vantagem. Primeiro com uma «bomba» de Jefferson que passou bem perto do alvo, e depois com Licá a ultrapassar Ricardo mas a ver depois João Real substituir o guarda-redes e intercetar o remate.

Sem reação Briosa

A dupla substituição de Pedro Emanuel ao intervalo (Cissé e Cleyton nos lugares de Ogu e Marinho) pedia outra atitude à Académica, mas a verdade é que a equipa visitante não teve qualquer situação clara de golo no segundo tempo. Obviamente pouco para quem tinha de inverter uma situação negativa.

Esteve mais próximo o terceiro golo do Estoril, de resto. Logo aos 50 minutos Jefferson quase surpreendia Ricardo com um cruzamento-remate. Oito minutos depois os adeptos da casa festejaram mesmo um golo, mas o lance foi anulado por pretenso fora de jogo. E a dez minutos do fim Licá apareceu isolado, mas quis tocar lateralmente para Luís Leal e a bola saiu com muita força.

Em termos defensivos o Estoril não passou por grandes apuros e acabou por segurar o triunfo com algum conforto.

Destaques 

A figura: Licá
Exibição inspirada frente à antiga equipa, abrindo o marcador com um golo pleno de oportunismo. Perto do intervalo quase chegava ao «bis», mas João Real substituiu Ricardo, que já tinha sido contornado, e evitou o golo. A dez minutos do fim apareceu isolado mas quis servir Luís Leal e errou o passe.

O momento: a «traição de Licá
A Académica até entrou melhor no jogo, mas foi o Estoril a chegar ao golo aos nove minutos, por Licá, ex-jogador da Briosa. A partir daqui o Estoril controlou por completo o jogo, perante um adversário muito apático.

Outros destaques:

Jefferson
Os extremos até são uma das principais «armas» da Académica, mas Jefferson «meteu no bolso» Marinho e Wilson Eduardo e apareceu variadíssimas vezes em zonas ofensivas. Disparou várias «bombas» à baliza de Ricardo, mas não conseguiu um golo, embora tenha estado bem perto algumas vezes.

Luís Leal
De regresso à titularidade esteve envolvido nos dois golos do Estoril. Faz o primeiro de três remates no lance do primeiro tento e atira à barra no lance do segundo golo, com Carlos Eduardo a marcar depois. Exibição positiva, a merecer um golo.

Steven Vitória
Foi o primeiro jogador do Estoril a destacar-se, naqueles minutos iniciais em que a Académica foi superior. Foi importante nesse momento, a evitar dissabores, e embalou para uma exibição de grande solidez. Autoritário como sempre.

Edinho
De regresso à equipa após castigo foi o elemento mais inconformado dos visitantes. Criou uma situação de perigo logo na primeira jogada e mais tarde assustou de livre direto. Não foi muito, mas foi do melhor que a equipa fez. Na segunda parte esteve mais apagado.

Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, analisa a derrota no Estoril (2-0):

«Não há que o esconder. Temos que assumir que terá sido o jogo menos conseguido. Lamento que tenha acontecido, principalmente pelas pessoas que vieram apoiar-nos. Tivemos uma enorme falange de apoiantes, e por isso fico ainda mais triste. Falámos que teríamos de ser briosos, que teríamos de lutar por esta instituição e por este grupo até à morte, e isso não aconteceu. Por isso estou aqui a responsabilizar-me por termos defraudado as expectativas.»

«Vitória mais do que justa do Estoril. A estratégia não funcionou. O Estoril marca na primeira vez que vai à baliza. É uma equipa com qualidade. O jogo começa a deixar de ter história quando, ao tentar reagir, sofremos o 2-0. Ficámos expostos, o adversário baixou bem as linhas e procurou os três jogadores rápidos da frente. O jogo ficou praticamente sentenciado. Tentámos mexer na 2ª parte, mas faltou agressividade sobre a bola. Mas nesta altura já se tratava de remendar os remendos. Temos perfeita noção de qual é a nossa condição. Amanhã é um novo dia e vamos trabalhar para voltar a dar alegrias a estas pessoas.»

Marco Silva, treinador do Estoril, analisa a vitória sobre a Académica (2-0):

«A permanência é um objetivo que ainda não está matematicamente alcançado, mas ficou praticamente selado. O grupo de trabalho dedica este triunfo ao Mendy. Toda a gente trabalhou de forma muito séria, e ele teve a infelicidade de ser operado.»

«A vitória é claramente justa. Fomos mais fortes, fomos intensos. Tivemos a eficácia de marcar no primeiro ataque, e ao longo de 90 minutos fomos claramente a melhor equipa. Acaba por ser uma vitória por números reduzidos, tendo em conta o nosso caudal.»

[agora é para pensar na Europa?] «Dentro do nosso grupo de trabalho sabemos quais os objetivos. Temos noção que a permanência está garantida. Vamos descansar uma semana e depois lutar por algo mais. Todos querem que eu fale na Europa. Não vou dizer isso, mas também não andamos aqui a enganar ninguém. Queremos ficar nos oito primeiros. Para isso vamos pensar no quinto lugar. Se não conseguirmos não é uma desilusão para ninguém.»

[sobre a pausa para jogos da Seleção] «Vai ser uma semana importante. Alguns jogadores não têm estado presentes devido a lesão. Vai ser uma semana boa para descansar de dois meses intensos e para encarar os sete jogos que faltam. Vamos ter de ser fortes.»

Licá, jogador do Estoril, analisa a vitória sobre a Académica (2-0), equipa que já representou e à qual marcou um golo:

«É normal que seja especial marcar à equipa que me lançou, mas o mais importante foi a conquista dos três pontos.»

[sobre os objetivos da equipa] «O nosso objetivo é pensar jogo a jogo. Se pudermos ficar em quinto não vamos ficar em sexto. Vamos tentar a melhor classificação.»

[que balanço faz desta temporada, a primeira a jogar regularmente na Liga] «Está a corresponder às minha expectativas. Com um plantel forte tudo se torna mais fácil. O treinador confia em mim e dá-me vontade em continuar e ajudar o Estoril.»

[sente-se indispensável?] «Na minha opinião não há indispensáveis. Temos um grupo muito forte. Quem jogar vai trabalhar da melhor maneira.»

[prefere jogar na ala ou no centro do ataque?] «Prefiro jogar na ala, mas eu dou o meu melhor onde o mister precisar de mim.»

[ficou alguma mágoa relativamente à Académica, onde não teve muitas oportunidades?] «As oportunidades dependem do treinador. Só sinto mágoa da forma como acabou o contrato. Mas vim para o Estoril, que apostou em mim.»

Minuto a minuto 

90' FINAL DO JOGO! Estoril - 2 Académica - 0. Golos de Licá e Carlos Eduardo dão a vitória à equipa de Marco Silva, que sobe ao quinto lugar, à condição.
90' Quatro minutos de compensação...
89' SUBSTITUIÇÃO Estoril . Sai Licá entra Dieguinho
85' CARTÃO AMARELO para Edinho (Académica )
85' CARTÃO AMARELO para Cleyton (Académica )
83' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marcos Paulo entra Afonso
81' SUBSTITUIÇÃO Estoril . Sai Carlos Eduardo entra João Coimbra
81' Mais um remate de Jefferson. Por cima.
80' Licá aparece isolado mas tenta assistir Luís Leal e a bola sai com muita força!
76' SUBSTITUIÇÃO Estoril . Sai Gerso entra Tony Taylor
73' Hélder Cabral cobra um livre direto mas falha o alvo.
69' Steven cabeceia ao lado, após canto de Evandro.
67' Mais uma «bomba» de Jefferson, de fora da área, ao lado.
65' Canto de Carlos Eduardo diretamente para a malha superior da baliza.
62' CARTÃO AMARELO para Steven Vitória (Estoril )
62' Números oficiais: 1.512 espectadores.
61' Makelele remata para defesa de Vagner, com Edinho por perto, à espreita da recarga.
60' CARTÃO AMARELO para Gerso (Estoril )
58' GOLO ANULADO AO ESTORIL, POR FORA DE JOGO DE GONÇALO, que em cima da linha de baliza desviou um remate de Luís Leal.
56' João Real cabeceia ao segundo poste, após livre de Galo, mas Steven corta.
53' Contra-ataque do Estoril com Jefferson a cruzar da esquerda e Cleyton a cortar de cabeça, quando Luís Leal e Carlos Eduardo preparavam-se para concluir de cabeça, ao segundo poste.
50' Jefferson quase surpreendia Ricardo com um cruzamento-remate. A bola passou bem perto e o guarda-redes chocou contra o poste, para tentar defender. Mas não ficou lesionado, refira-se.
46' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai John Ogu entra Cleyton
46' RECOMEÇA A PARTIDA
46' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marinho entra Salim Cissé
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Estoril e Académica. A Briosa até entrou melhor, mas a equipa da casa marcou na primeira vez em que chegou à área contrária e depois tomou conta do jogo. Na parte final do primeiro tempo até teve ocasiões para aumentar a vantagem.
45' LICÁ QUASE VOLTA A MARCAR!! O guarda-redes antecipa-se a Ricardo mas depois o remate é intercetado por João Real, que substitui o guarda-redes.
45' JEFFERSON IA MARCANDO UM GOLÃO!!! Carlos Eduardo tocou curto, na cobrança de um livre, e o lateral esquerdo atira uma bomba que passa bem perto do ângulo da baliza.
36' John Ogu reclama mão de Mano na área, após canto.
29' Livre de Edinho à Cristiano Ronaldo. Vai à malha lateral!
27' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ESTORIL ! 2-0 por Carlos Eduardo. Luís Leal atira à trave e a bola sobra para Carlos Eduardo que, remata para o fundo da baliza.
27' Jefferson cobra um livre para a área e Steven aparece ao segundo poste, mas cabeceia muito para o chão e a bola chega às mãos de Ricardo.
22' Luís Leal remata de fora da área, com o pé esquerdo, mas torto.
17' CARTÃO AMARELO para Marcos Paulo (Académica )
13' Galo cobra um livre para a área e Edinho mergulha para o cabeceamento, mas falha o alvo!
11' CARTÃO AMARELO para Carlos Eduardo (Estoril )
9' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ESTORIL ! 1-0 por Licá. Na primeira vez em que chega à área contrária, a equipa da casa marca. O primeiro remate é de Luís Leal, e bate num defesa, depois a bola sobra para Evandro, que remata enrolado mas obriga Ricardo a defesa apertada. A bola sobra para Licá, que encosta para o fundo da baliza.
7' Livre de Galo, para a área, e Steven a cortar.
2' Edinho cobra um livre direto de longe, mas o remate sai muito torto.
1' Logo uma situação de perigo na área do Estoril, após mau corte de cabeça de Yohan Tavares. Edinho ficou solto na área, mas tentou servir um colega em posição frontal e Steven Vitória cortou.
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Estoril e Académica
0' Aquecimento terminado. O jogo começa dentro de dez minutos...
0' As três equipas já aquecem. O árbitro é Jorge Ferreira, que será auxiliado por Inácio Pereira e João Loureiro Dias. Paulo Rodrigues fica como quarto árbitro.
0' SUPLENTES: Peiser, João Dias, Keita, Bruno China, Cleyton, Afonso e Salim Cissé.
0' ACADÉMICA: Ricardo; Galo, João Real, Reiner Ferreira, Hélder Cabral; Makelele, Marcos Paulo e John Ogu; Marinho, Edinho e Wilson Eduardo.
0' SUPLENTES: Mário Matos, Anderson, Bruno Miguel, João Coimbra, Diogo Amado, Diego e Tony Taylor.
0' ESTORIL: Vagner; Mano, Steven Vitória, Yohan Tavares, Jefferson; Gonçalo e Evandro; Gerso, Carlos Eduardo e Licá; Luís Leal.
0' E NESTA ALTURA CHEGA-NOS A CONSTITUIÇÃO OFICIAL DAS EQUIPAS. A SABER...
0' CONVOCADOS DA ACADÉMICA: Ricardo e Peiser; Rodrigo Galo, João Dias, João Real, Reiner Ferreira e Hélder Cabral; Keita, Bruno China, Marcos Paulo, Makelele, Cleyton e John Ogu; Marinho, Wilson Eduardo, Edinho, Cissé e Afonso.
0' Na Académica destaca-se o regresso de Edinho, melhor marcador da equipa, após castigo. Halliche, Saleiro e Amessan estão lesionados.
0' CONVOCADOS DO ESTORIL: Vagner e Mário Matos; Yohan Tavares, Jefferson, Anderson Luís, Mano, João Pedro, Steven Vitória e Bruno Miguel; Elizeu, Gonçalo Santos, Evandro, João Coimbra, Diogo Amado e Carlos Eduardo. Luís Leal, Gerso, Dieguinho, Tony Taylor e Licá.
0' Marco Silva não conta com Carlitos, Mendy e Hugo Leal, todos lesionados.
0' Em situação mais delicada está a Académica, 12ª classificada com 21 pontos. A equipa de Pedro Emanuel empatou com o Sporting na última ronda mas soma seis jornadas sem vencer.
0' O Estoril vem de uma derrota no Dragão e procura regressar aos trunfos para ultrapassar a barreira dos 30 pontos. Foi essa a meta traçada pelo técnico Marco Silva na antevisão do encontro, que continuam sem assumir por completo a candidatura à Liga Europa. O Estoril é oitavo classificado, com 28 pontos.
0' Boa tarde! Estoril e Académica defrontam-se no Estádio António Coimbra da Mota, para a 23ª jornada da Liga. O apito inicial está marcado para as 16 horas e o MAISFUTEBOL conta-lhe tudo AO MINUTO!

Outros


Adeptos da Académica/OAF acenaram com lenços brancos para a equipa e o treinador no final do jogo de hoje, da I Liga de futebol, em que o clube de Coimbra foi derrotada (2-0) na deslocação ao Estoril, ficando apenas a três pontos da descida de divisão.


À 23.ª jornada, A Académica/OAF não marca qualquer golo em jogos fora de casa desde 15 de Dezembro de 2012 e no campeonato já não vence desde 25 de Janeiro de 2013, tendo nos últimos jogos averbado cinco derrotas e dois empates.

in campeão das províncias

________________________________________

Contestação à equipa sobe de tom 

- Obrigado pela Taça e pela boa prestação na Europa mas isto já é demais. Estamos há 7 jogos sem festejar uma simples vitória e a 3 pontos da descida de divisão... Pedro Emanuel, sabemos que a sorte não é nossa amiga e as lesões foram muitas mas por favor, JÁ CHEGA!!!! VAI-TE EMBORA!!!!

- Academistas: hoje temos de ir à academia, pelas 21.00, pedir explicações... O péssimo futebol praticado pela Briosa NÃO PODE continuar!!!
in facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário