3 de setembro de 2013

2013/2014 - 03J - Estoril 1 - Académica 1: Briosa conquista primeiro ponto na Liga!



A Académica conquistou esta segunda-feira o primeiro ponto na edição 2013/2014 da Liga ZON Sagres, ao empatar frente ao Estoril a uma bola, num encontro que fechou a terceira jornada do campeonato.

Na Amoreira, frente a uma equipa motivada pelo recente apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, a Briosa mostrou ser uma equipa combativa e com espírito de sacrifício num campo sempre difícil. Os "estudantes" cedo mostraram ser uma equipa de mangas arregaçadas e com um apoio extraordinário vindo das bancadas, a Académica colocou-se na frente do marcador logo aos 15 minutos, por intermédio de Cleyton.

Marinho construiu a jogada no meio, deu para o brasileiro que, já dentro da área, fuzilou Vagner e inaugurou a contagem no Estádio António Coimbra da Mota. A perder, o Estoril foi atrás do prejuízo mas encontrou pela frente uma equipa muito bem estruturada e com o guardião Ricardo a rubricar (mais) uma excelente exibição.

O intervalo chegou com a Briosa na frente do marcador mas o Estoril viria a empatar a partida a cerca de 15 minutos do fim, quando Luís Leal aproveitou uma recarga para fazer o 1-1 final. Nesta altura, eram os canarinhos que tinham mais bola mas nem por isso criavam as melhores oportunidades. Manoel e Diogo Valente até dispuseram de boas chances para fazer funcionar novamente o marcador a favor da Académica mas o resultado não sofreria mais alterações.

Segue-se agora a quarta jornada, com a Briosa a receber em casa o Belenenses.

nº espectadores:  2 658
árbitro:

Crónica

Ir à Amoreira é uma festa. Uma festa nas bancadas e uma festa no relvado, com um Estoril de tração à frente a dar espetáculo. Tal como na estreia, frente ao Nacional, esta noite, frente à Académica, a equipa de Marco Silva voltou a sofrer primeiro, mas desta vez não conseguiu dar a volta, ficando-se por um empate e deixando o F.C. Porto destacado no topo da classificação à 3ª jornada.

Depois de seis jogos no mês de agosto, os últimos cinco em apenas quinze dias, Marco Silva fez descansar alguns jogadores, mas a sensacional equipa de amarelo manteve a mesma dinâmica, com Carlitos, Evandro e João Pedro Galvão com o pé no acelerador no apoio a Luís Leal e os laterais a subirem para formarem uma segunda linha de tampão com Diogo Amado e Filipe Gonçalves (Gonçalo foi um dos poupados). A Académica, por seu lado, deixou claro que aprendeu a lição depois da goleada consentida diante do Sporting. Mais do que as mudanças de jogadores, que foram cinco, a equipa de Sérgio Conceição entrou em campo com uma nova atitude, com uma grande solidariedade a defender e com transições lentas, mas equilibradas.

Nos primeiros minutos assistiu-se à habitual correia dos «amarelos», com um Carlitos a todo o gás a aparecer nos dois flancos, a provocar desequilíbrios. Luís Leal deu o primeiro sinal, aos 3 minutos, com um remate de difícil defesa para Ricardo. O Estoril atacava em ondas sucessivas e os estudantes estavam totalmente concentrados em defender a sua baliza, com evidentes dificuldades em sair a jogar. Mas, aos 16 minutos, num lance genial entre Marinho e Cleyton a Académica abriu o marcador com o primeiro golo na atual edição da Liga. Marinho quebrou a consistência da defesa canarinha com uma bola por entre as pernas de Yohan Tavares e Marinho correspondeu, com uma grande receção e um remate certeiro.

O Estoril não acusou o toque e continuou a carregar e chegou a gritar-se golo nas bancadas depois de um rápido contra-ataque de Luís Leal e um remate de João Pedro Galvão que iludiu os adeptos, mas a verdade é que a Académica parecia cada vez mais confiante e consistente, conseguindo defender cada vez mais à frente, tirando fulgor aos canarinhos. A festa seguia animada nas bancadas, mas no relvado o esforço e suor tomavam conta dos sorrisos iniciais.

Ainda mais amarelo

Sérgio Conceição trocou Abdi por Diogo Valente, mas manteve a estrutura intacta. O jogo recomeçou como tinha acabado, com um Estoril senhor da bola, mas sem conseguir chegar ao objetivo final. Os adeptos voltaram a levantar-se com um remate de Galvão, mas Evandro chegou atrasado para corrigir a trajetória da bola. Babanco e Carlitos mantinha a ala esquerda em chamas, mas o resto da equipa continuava atada, com destaque para a marcação cerrada de Bruno China a Evandro a toda a largura do campo. O Estoril tinha marcado de rajada frente ao Nacional e Arouca, mas esta noite os minutos passavam e os canarinhos pareciam cada vez mais longe da baliza de Ricardo.

Seguiu-se a dança das alterações, com Sérgio Conceição a lançar Ivanildo e Marco Silva a apostar em Sebá. Voltou-se a gritar golo com um remate de Carlitos à barra e o Estoril voltou a crescer com Sebá também a ficar muito perto da festa. A Académica voltava a cerrar fileiras e só saía a espaços, com destaque para uma cabeçada de Manoel e pouco mais.
Os amarelos continuavam a mandar no jogo e o empate acabou por chegar, a quinze minutos do final, num primeiro remate de Sebá, completado com uma recarga de Luís Leal. A festa ficou ainda mais animada nas bancadas que exigiam o segundo golo. Marco Silva correspondeu lançando Bruno Lopes, completando a evolução para um 4x4x2. Os canarinhos deram tudo por tudo até final, mas desta vez não houve reviravolta. Ainda assim, a festa foi bonita e o esforço dos jogadores mereceu o aplauso dos adeptos. Continua-se a sorrir na Amoreira.

Destaques

Momento: minuto 87

Com o jogo empatado 1-1 a três minutos do final, as duas equipas contaram com uma oportunidade soberana para reclamar os três pontos no mesmo minuto. Primeiro o Estoril, com Luís Leal a rematar em força para defesa apertada de Ricardo. Na resposta, Diogo Valente também teve o golo nos pés, atirou rasteiro, mas Vágner segurou a justiça do resultado.

Figura: Carlitos aplaudido de pé

Que grande jogo de Carlitos. O extremo deu vida aos dos flancos do ataque do Estoril e andou durante muito tempo com a equipa as costas, levando a bola lá para a frente e colaborando intensamente nas recuperações de bola. Começou na esquerda, abrindo uma autoestrada com sucessivas combinações com Babanco, mas também apareceu do lado contrário. Faltou-lhe um golo para coroar a exibição que lhe foi negado pela trave, aos 63 minutos. Saiu aos 84 com a Amoreira de pé a render-lhe a devida homenagem.

Bruno China

Uma explicação para este empate está na forma como Bruno China abafou Evandro em grande parte do jogo, com uma marcação cerrada, a toda a largura do terreno, que nunca permitiu ao talentoso médio estabelecer a ligação final com Luís Leal. O médio da Académica perseguiu o rival por todo o terreno, mas sem nunca perder o sentido posicional.

Ricardo

outra explicação está nas luvas e nas botas do guarda-redes da equipa Coimbra que, no período de maior sufoco, foi o último a dizer «não» ao golo da vitória do Estoril, com uma série de defesas apertadas, algumas delas bem difíceis.

Sebá

Entrou muito bem no jogo, oferecendo um novo fôlego à equipa de Marco Silva numa altura que parecia estar a perde gás. Esteve muito perto de conseguir o golo da vitória nos derradeiros instantes.

Destaques

Sérgio Conceição: «Empate sofrido, valeu pela entrega»

«Era fundamental os jogadores terem um trabalho defensivo rigoroso. O jogo do Sporting não tem nada a ver com a vida da Académica. Defrontámos uma boa equipa que não nos criou grandes problemas no primeiro tempo e fizemos o golo. O Estoril está muito moralizado pelos resultados que teve e é bem orientado. Estou contente com os meus jogadores e com o andar do campeonato vamos conquistar pontos e vitórias. Foi um empate sofrido que valeu pela entrega e ajuda entre jogadores.»

[Primeiro golo e primeiro ponto na Liga]
- Foi um ponto. Depois de terem escrito que éramos o patinho feio da Liga, não é nada disso. Em Barcelos disseram que massacrámos o Gil Vicente a acabámos por não ganhar. Frente ao Sporting deveu-se à atitude dos jogadores. Para hoje pedi outra atitude e organização. Penso que na primeira parte conseguimos fazer que o Estoril jogasse menos bem, o que não é fácil. Fizemos o golo. Na segunda parte, foi normal, frente a uma equipa moralizada que ainda não perdeu. Fomos solidários, tivemos uma grande entre-ajuda e uma atitude competitiva que tinha pedido. Sei que o futebol é o momento, mas estou consciente de que esta equipa vai fazer um campeonato tranquilo. Os jogadores esta noite foram fantásticos, têm tido um espírito fantástico no dia-a-dia e acredito que vamos fazer um campeonato de acordo com os nossos objetivos.

[As mudanças na defesa foram importantes?]
- Era importante passar a mensagem que não sofrendo golos estamos mais perto de ganhar. Era importante ter essa noção. A entrega foi fantástica, não só do setor defensivo, mas em todo o campo. Obviamente defrontámos uma equipa que está na Europa, com todo o mérito.

[Ricardo também foi decisivo?]
- É importante para ele porque nos últimos jogos não foi muito feliz. Quis dar-lhe um voto de confiança que ele merecia.

[Troca de Abdi por Diogo Valente? Algum problema físico?]
- Estava a cumprir aquilo que era a organização defensiva, mas depois faltava-lhe algo quando tínhamos a bola. Uma coisa que o Diogo Valente fez no segundo tempo. Foi uma opção minha.

[Mercado fecha esta noite, espera ainda que chegue alguém?]
- Acho que já não vamos a tempos, mas ainda podemos ir buscar alguém livre.

Marco Silva: «Não fomos felizes esta noite»

[Empate foi injusto?]
- Claramente um resultado injusto pelo que as duas equipas fizeram ao longo dos noventa minutos. Quem fez por ganhar o jogo foi o Estoril. Sem querer tirar mérito à Académica, que chegou à vantagem praticamente na primeira vez que foi à nossa baliza, mas que me lembre, a primeira grande oportunidade é nossa. Depois controlámos o jogo todo. Podíamos ter chegado ao empate na primeira parte, mas na segunda fizemos um grande jogo, com uma grande atitude, mas a sorte esteve do lado da Académica. Tivemos bolas na barra e o Ricardo defendeu praticamente tudo. Com a qualidade que tivemos, encostámos a Académica à sua área, mas não fomos felizes hoje.

[Os jogadores estavam tristes no balneário?]
- Eu percebo-os. Dei-lhes os parabéns porque quem faz o que eles fizeram diante de uma equipa que é praticamente do nosso nível, merece. Os jogadores estavam tristes porque tudo fizeram para ganhar e com a dinâmica de vitória que instalámos neste clube, quando não vencemos, os jogadores ficam tristes. Não vamos ganhar sempre, os jogadores e os adeptos têm que estar preparados. Isto não vai ser uma época de só ganhar, também têm de estar preparados para estes jogos.

[A equipa acusou desgaste com os jogos acumulados?]
- Da equipa que jogou hoje, descansámos três jogadores na Áustria,. A maioria destes jogadores nos últimos quinze dias fizeram cinco jogos e isso paga-se. Quando digo que vai ser uma época difícil temos de perceber o que aí vem.

[O Gonçalo estava convocado, mas ficou de fora. Alguma novidade?]
- Uma questão física. Ressentiu-se da lesão que tinha sentido na Áustria e não pode estar presente.

[Esta equipa é tão forte como a do ano passado? Adeptos podem esperar mais alegrias?]
- Percebo a pergunta, mas não me parece de todo justo que entremos em comparações entre uma equipa e outra. Saíram jogadores importantes, mas interessa-me agora o plantel que tempos. As ideias são as mesmas, mas com executantes diferentes as coisas poderão sair de outra forma. Mais perto do final da época podemos analisar, mas quem perde jogadores como nós perdemos, não pode ter uma equipa igual.

O mercado está a fechar, espera alguma novidade?
- Para já não há novidade nenhuma, nem deverá haver. Se não houve novidade esta noite, o plantel estará fechado.

Ao minuto 

90'FIM DO Estoril, (1) - Académica, (1)
90'Quatro minutos de desconto.
90'Cartão amarelo para Diogo Valente
87'VAGNER DEFENDE! Remate de Diogo Valente com o guardião do Estoril a defender.
87'RICARDO DEFENDE! Remate forte de Luís Leal com o guarda-redes a evitar o 2-1.
86'Cartão amarelo para João Dias
84'Entra Gerso Fernandes do Estoril
84'Sai Carlitos do Estoril
83'Entra B. Buval do Académica
83'Sai Manoel do Académica
78'Falha Manoel! Cruzamento da esquerda e o avançado aparece à entrada da pequena área. Não conseguiu desviar!
77'Entra Bruno Lopes do Estoril
77'Sai Diogo Amado do Estoril
75'Grande trabalho de Sebá! Numa altura em que o Estoril estava a adormecer, o brasileiro faz uma arrancada pela direita, entra na área e remata para grande defesa de Ricardo. Mas na recarga, Luís Leal consegue desviar para o fundo das redes!
75'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Luís Leal
75'O Estoril perdeu intensidade.
70'Gonçalo Santos parece que sofreu um problema físico e por isso está fora das opções de Marco Silva. O Estoril remeteu para mais tarde uma explicação.
68'Cartão amarelo para Yohan Tavares
66'RICARDO! Cruzamento de Carlitos, Sebá recebe e remata, com Ricardo a evitar o golo!
65'Estão 2.658 espectadores na Amoreira. Um deles é Gonçalo Santos que, afinal, tem um problema físico.
63'À TRAVE!!! Remate fortíssimo de Carlitos com a bola a bater na barra cm estrondo!
63'Entra Ivanildo do Académica
63'Sai Marinho do Académica
62'Entra Sebá do Estoril
62'Sai João Pedro Galvão do Estoril
60'Remate da Académica para fora. Foi Manoel. Há muito tempo que a Briosa não rondava a área do Estoril.
57'Cartão amarelo para Cleyton
53'OUTRA VEZ O ESTORIL!!! Livre de Evandro com a bola a passar pela área da Académica sem que Filipe Gonçalves e Luís Leal consigam desviar!
52'Ao lado! Galvão remata na área, mas a bola sai demasiado cruzada em relação à baliza da Académica.
48'Ricardo defende sem problemas um cabeceamento, no canto.
48'Canto para o Estoril que entra muito bem na segunda parte.
46'Luís Leal entra na área, remata forte, mas Ricardo salva.
46'Recomeça o Estoril - Académica
46'Entra Diogo Valente do Académica
46'Sai L. Abdi do Académica
45'Intervalo no Estoril - Académica
40'Muita posse de bola para o Estoril, mas a Académica vence e a sequência dos canarinhos é pouca no que respeita a oportunidades de golo.
37'Remate fraco de Babanco para defesa fácil de Ricardo.
35'AO LADO!!! Luís Leal sai em contra-ataque, abre na esquerda para Galvão. Este puxa para dentro, perante João Dias, e remata cruzado. A bola sai muito perto da baliza da Académica!
32'A Académica afasta a bola da área, no canto.
31'Canto para o Estoril.
30'A Académica volta a aparecer na área do Estoril, mas a equipa canarinha afasta o perigo.
27'Dois lances do Estoril, o primeiro de canto, com a Académica a afastar com alguma dificuldade. Na sequência, cruzamento de Babanco com Ricardo a segurar.
24'Remate de Diogo Amado, forte e rasteiro, com Ricardo a segurar no chão!
21'Babanco sobe pelo flanco esquerdo, mas o cruzamento é intercetado.
16'Marinho mete a bola pelo meio das pernas de um defesa, ao que parece Yohan Tavares. A bola fica para Cleyton que tem um toque soberbo a tirar um adversário da frente e depois a atirar para o fundo das redes. É o primeiro golo da Académica na Liga 2013/14.
16'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Cleyton
14'Cruzamento de Luís Leal ao qual Galvão não chega.
10'A Académica cobra um livre para a área do Estoril e Vagner segura.
9'Ricardo defende! Livre de Babanco, Luís Leal cabeceia e o guarda-redes da Académica defende para canto! Boa oportunidade para o Estoril.
8'Cartão amarelo para Aníbal Capela
6'De acrescentar que o mercado fecha à meia-noite. E já agora também Balboa foi preterido pelo treinador do Estoril.
3'Uma das referências do Estoril nesta época, Gonçalo Santos nem no banco está. E estava convocado. Uma transferência a caminho?
1'Começa o Estoril - Académica
0'No Estoril faz-se homenagem aos bombeiros de Estoril, Alcabideche e Cascais.
0'O jogo será contado pelo jornalista Ricardo Gouveia, a partir do estádio.
0'Académica: Ricardo; João Dias, Aníbal Capela, João Real e Reiner Ferreira; Marcos Paulo, Bruno China e Cleyton; Marinho, Manoel e Abdi.
0'Estoril: Vagner; Anderson Luís, Bruno Miguel, Yohan Tavares e Babanco; Filipe Gonçalves, Diogo Amado e Evandro; Carlitos, Luís Leal e João Pedro Galvão.
0'Já temos equipas oficiais!
0'Para a Académica é uma oportunidade de pontuar antes da paragem por causa da seleção.
0'O início de época da equipa de Marco Silva está a ser excelente.
0'Os assistentes são Alexandre Freitas e Filipe Ramalho.
0'O árbitro da partida é Manuel Oliveira, da AF Porto.
0'O Estoril tem oportunidade de liderar a Liga a par do FC Porto. Para isso, tem de bater a Académica que ainda não pontuou neste campeonato.
0'Boa tarde e seja bem-vindo ao Estoril-Académica, encontro que fecha a terceira jornada da Liga 2013/14 e que vamos acompanhar AO VIVO.

Outros

Após o empate frente ao Estoril, a Briosa volta aos treinos esta quarta-feira, numa sessão que está agendada para as 16:00, na Academia Dolce Vita.

O conjunto de Sérgio Conceição dá assim início à preparação para o jogo frente ao Belenenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário