16 de setembro de 2013

2013/2014 - 04J - Académica 2 - Belenenses 1


nº espectadores: 5495

A Académica venceu este domingo o Belenenses por 2-1 numa partida que contou para a 4ª jornada da Liga ZON Sagres. Foi a primeira vitória da Briosa na presente edição do campeonato, num desafio onde estiveram presentes 7085 espectadores.

O jogo até nem começou da melhor maneira para a Académica, que sofreu o primeiro golo através da marcação de uma grande penalidade (foi o quarto penalti sofrido pelos "estudantes" esta temporada) mas a verdade é que a turma orientada por Sérgio Conceição sempre demonstrou mais organização que o adversário e apenas por mero azar (ou a trave...) a equipa da casa não conseguia marcar o tão ambicionado golo.

No entanto, tudo mudou na segunda parte. Marinho e Rafael Oliveira entraram e agitaram o encontro mas seria Bruno China a fazer funcionar o marcador. O número 14 da Académica respondeu da melhor maneira a um cruzamento de Djavan para empatar a partida a uma bola e repor alguma justiça no jogo.

Mas o melhor ainda estava para vir. Ao minuto 70, Marinho consumou a reviravolta e fez o 2-1 para a Briosa, que até final apenas se limitou a gerir a vantagem para confirmar a conquista dos três pontos.

Foi uma vitória justa para a equipa da casa e dedicada aos bombeiros portugueses. Afinal, hoje, foi muito mais que um jogo de futebol no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra.

Parabéns Rapazes!


Crónica

A Académica conquistou a primeira vitória na Liga depois de ter conhecido os outros dois resultados possíveis nas anteriores jornadas. Os três pontos assentam bem à equipa de Sérgio Conceição, que fez por merecê-los, mas precisou de mudar de postura na segunda parte para empreender uma reviravolta no marcador.

O Belenenses, irremediavelmente mais último na tabela depois deste jogo, beneficiou de uma grande penalidade para se colocar na frente, sem justificar minimamente a vantagem, conseguiu enervar os estudantes, mas não teve a mesma sorte na segunda metade do jogo.

Aliás, os azuis do Restelo acabaram um jogo dando uma péssima imagem, com nove jogadores, depois de duas expulsões, com destaque para a segunda, por agressão. Anda muita gente de cabeça perdida para os lados de Belém.

Num autêntico clássico de aflitos, a pressão dos pontos (ou falta deles) notou-se mais do lado do Belenenses, que começou por surpreender no onze com a presença de Fábio Sturgeon no lugar do habitual ponta-de-lança, Deyverson.

A aposta num jogador mais móvel denunciava desde logo a intensão de Michel Van der Gaag de procurar a contensão e espreitar o contra-ataque. O jovem formado no Belém viu, porém, o azar bater-lhe à porta ainda nos instantes iniciais do jogo, e teve de ser rendido, justamente, pelo colega esperado inicialmente na equipa.

A Académica assumiu, pois, desde cedo, as despesas do jogo, com pouco intensidade no ataque, é certo, até pelas faltas sistemáticas dos azuis, que ajudavam a quebrar o ímpeto dos da casa. Ainda assim, o perigo rondou sempre mais a baliza de Rafael Veloso, e Marcos Paulo até atirou à trave, num livre direto.

O Belenenses começou, a certa altura, a equilibrar as operações, subindo um pouco as linhas, e, num lance em que Manoel não está isento de responsabilidade pela forma como tenta aliviar uma bola que tinha ido à barra: meter o pé onde o adversário iria meter a cabeça foi fatal.

Tiago Silva converteu a grande penalidade e os azuis, se já estavam a sentir-se confortáveis no jogo, passaram a jogar com o dobro da motivação e crença. O golo teve o efeito contrário sobre os estudantes, que perderam discernimento e critério no ataque.


E de repente tudo mudou

O intervalo terá ajudado a esclarecer algumas ideias no balneário estudantil e as entradas de Marinho e Rafael Oliveira também ajudaram. O primeiro deu o mote com uma tentativa de chapéu, mas foi a partir dos 57 minutos, com o golo do empate (Bruno China) que tudo se transformou.

Pior do que sofrer a igualdade, os azuis do Restelo «perderam», em apenas dois minutos, Fernando Ferreira, por lesão, e Kay, por expulsão. Estava relançado o jogo, agora com a Briosa claramente por cima.

Até à reviravolta total, graças ao faro de Marinho, foi um ápice. A mudança de atitude da equipa da casa foi determinante e, aliada ao infortúnio do adversário, o resultado acabou por se ajustar aquilo que foi o jogo.

Opiniões


Sérgio Conceição, treinador da Académica, no flash à SportTV:

«Ganhar é sempre importante. Tivemos resultados que não corresponderam ao que fizemos, mas hoje felizmente foi possível vencer»

«Faltou um bocado de sorte, aqui e ali. Mas hoje a equipa deu tudo. O início de jogo foi complicado, mas reagimos bem e demos a volta»

«Ao intervalo, falei com os jogadores, eles assimilaram e a verdade é que fizemos excelente segunda parte»

Sérgio Conceição, treinador da Académica, no final da primeira vitória da equipa na Liga, este domingo, em Coimbra, diante do Belenenses: 

«Todas as vitórias são saborosas. Sabíamos que ia ser um jogo difícil, o que é normal até pela intranquilidade do Belenenses. Sabíamos que íamos encontrar uma equipa muito bem organizada defensivamente, e teríamos de ser intensos, que criasse dificuldades e desequilibrasse o bloco defensivo do Belenenses. Não o conseguimos tão bem na primeira parte como na segunda. Ao intervalo disse-lhes, só bola no pé não chega para desmontar o bloco deles, precisamos de mais profundidade, mais ruturas, envolvimentos dos alas, no fundo, mais intensidade. Foi o que fizemos e foi uma vitória merecida.»


Mitchell Van der Gaag, treinador do Belenenses, no flash à SportTV:

«Marcámos um golo cedo, devíamos ter sabido gerir a vantagem»

«A Académica é uma boa equipa, fizemos um bom jogo. Mas não é fácil ficar em desvantagem numérica e sobretudo reagir a um golo do empate que terá nascido em fora-de-jogo»

«Na segunda parte parecia que estava tudo controlado, mas a situação passou a ficar difícil»

«Estamos a fazer um bom trabalho, mas os resultados não estão a aparecer. Não sinto o meu lugar em perigo. Estamos em negociações para renovar».

Michell Van der Gaag, treinador do Belenenses, no final da derrota, este domingo, em Coimbra, diante da Académica: 

«Acho que a equipa entrou bem, esperávamos uma Académica forte, principalmente no início do jogo, aguentámos, tivemos oportunidades, como cantos e bolas paradas. Marcámos o golo, e tirando um livre da Académica na trave, a equipa controlou o jogo. Depois, sabíamos que eles iam pressionar mais, sofremos o golo, num lance com influência no jogo. Vi as imagens, mas, enfim, faz parte e a equipa tem de reagir. A seguir, veio o segundo amarelo do Kay, e tivemos de defender mais. A equipa lutou e trabalhou muito, mas sofremos o 2-1, e tivemos oportunidades, mas, infelizmente não conseguimos fazer o segundo. A equipa trabalhou, lutou, tentou, fez tudo. Durante a semana, não vi uma equipa morta, está mais adaptada à realidade da I Liga. Temos de continuar, tentar levantar a cabeça e continuar a trabalhar.»

Ivanildo, jogador da Académica, no final da primeira vitória da equipa na Liga, este domingo, em Coimbra, diante do Belenenses: 

«As vitórias são sempre especiais, hoje conseguimos valorizar o ponto trazido do Estoril. Foi um bom resultado, que correspondeu ao que fizemos. Fomos superiores do primeiro ao último minuto, infelizmente ao intervalo o resultado não era o que queríamos, mas demos a volta na segunda parte. Temos trabalhado sempre com muito empenho, temos um treinador que nos incute isso, o rigor, intensidade e qualidade vão continuar durante a semana, mas claro que trabalhar sobre uma vitória é outra coisa. A minha exibição? Fico contente, mas o mais importante foi o coletivo, conseguimos, todos juntos, esta vitória. Fiz o que treinador pediu, tal como outros.»

Bruno China, médio da Académica, fez um golo ao Belenenses e no final falou à reportagem da SporTV:

«Nunca deixámos de acreditar, mesmo com o golo do Belenenses. Temos é de dar continuidade a isto. Precisávamos de uma vitória para ganhar confiança. Temos de dar mais alegrias aos nossos adeptos».


Rafael Veloso, guarda-redes do Belenenses, em declarações à SporTv após a derrota por 2-1 em Coimbra:

«Não correu bem, esperávamos pontuar. Temos equipa para isso. Está a ser fácil bater no Belenense. No primeiro golo há claro fora-de-jogo. A arbitragem não tem sido justa connosco. Titularidade? Estamos todos bem, eu, o Matt [Jones] e o Filipe [Mendes]. Se o mister contar comigo, estarei pronto».

João Meira, jogador do Belenenses, no final da derrota, este domingo, em Coimbra, diante da Académica: 

«Se calhar não tem chegado o que temos feito. Temos lutado, trabalhado, é visível no campo. Não gosto de me desculpar com a arbitragem, mas existem demasiadas decisões contra nós em momentos cruciais do jogo e lances que toda a gente vê que não foram como o árbitro interpretou. São vários lances no jogo. Isto prejudica o jogo e afeta a equipa. O que nos falta? Simples, marcar golos e não os sofrer. É o que nos falta. Penso que o facto de quase todos virmos da II Liga não tem grande peso. Todos temos qualidade para jogar na primeira Liga, as coisas só não estão a acontecer, nada mais. Estes casos vão ter de mudar, já na próxima jornada, com Marítimo. Vamos trabalhar, unidos, durante a semana toda, só a pensar em ganhar esse jogo. Começou agora o campeonato.»


Destaques

A figura: Bruno China

Está em grande forma neste início de época. Aproveitou ao máximo a ausência de Fernando Alexandre e está a criar uma grande dor de cabeça a Sérgio Conceição porque, a jogar desta forma, não será fácil tirá-lo da equipa. Impecável no equilíbrio de forças a meio-campo, foi precioso no lance do primeiro golo estudantil, pela forma como «pressentiu» a falha de Rafael Oliveira.

O momento: o empate e as «baixas»

O Belenenses acabara de perder a vantagem no marcador e a Académica mostrava-se cada vez mais ameaçadora. Adivinhava-se o pior para a equipa de Van der Gaag. Num ápice, Fernando Ferreira lesionou-se e Kay, cansou tanto o árbitro com faltas que acabou expulso. A partir daqui, o jogo virou.

Outros destaques:

Ivanildo

Subiu exponencialmente de rendimento na segunda parte, com arrancadas que colocaram, por fim, a defesa belenense em sentido. Está no lance do segundo golo, servindo Cleyton que assiste depois Marinho, e ainda «arrancou» a falta que ditou a expulsão de Kay.


Marinho

Entrou na segunda parte (o que faria no banco?) para selar a vitória, com um golo insuspeito, afinal é o que ele faz muitas vezes nesta equipa da Académica: resolve problemas. Um suplente de luxo, portanto.



Ao minuto

90'FINAL, 2-1! A Académica deu a volta, depois de estar a perder. O Belenenses terminou o jogo com apenas nove elementos
90'Final da segunda parte do Académica - Belenenses
90'Cartão amarelo para Duarte
90'Cinco minutos de descontos
90'Cartão amarelo para Bruno China
89'Belenenses vai acabar o jogo com 9!
89'Deyverson expulso por agressão a Aníbal
88'Cartão vermelho para Deyverson
88'A Académica tem 14 faltas cometidas, o Belenenses 23
86'Belenenses tenta evitar a derrota, mas não está fácil...
82'Académica vai gerindo: está em vantagem numérica e no resultado...
77'Deyverson remata na área, com perigo, mas a bola sai muito desviada
76'Entra João Real do Académica
76'Sai Djavan Ferreira do Académica
71'2-1, Marinho!! João Dias pela direita, dá a Ivanildo, que toca para Marinho finalizar. Está feita a reviravolta!
71'Estão 5.495 espetadores nas bancadas
70'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Marinho
68'João Dias faz o centro, Rafael Veloso faz defesa atenta
64'O islandês Eggert Jonsson estreia-se na Liga portuguesa
63'Entra E. Jónsson do Belenenses
63'Sai Tiago Silva do Belenenses
62'Aquece João Afonso, vai entrar
61'Jogo relançado para a Académica: em dois minutos, empata e passa a estar em inferioridade numérica
60'Segundo cartão amarelo para A. Kay
57'1-1, Bruno China!! Cruzamento da esquerda, há um ressalto, Rafael Veloso defende para a frente e, na recarga, China faz o empate!
56'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Bruno China
55'Fernando Ferreira assistido
53'Cartão amarelo para Marcos Paulo
50'Ivanildo cai na área, mas não parece haver razões para penálti
48'Marinho tenta chapéu de longe, a bola passa por cima
46'Sai Manoel do Académica
46'Entra Marinho do Académica
46'Sai L. Abdi do Académica
46'Recomeça o Académica - Belenenses
45'
45'Procede-se à homenagem aos bombeiros

45'Intervalo, 0-1: resultado penalizador para a Académica, premeia eficácia do Belenenses. Tudo em aberto para a segunda parte
45'Intervalo no Académica - Belenenses
45'Cartão amarelo para Fernando Ferreira
45'Três minutos de descontos
43'Falha escandalosa de Manoel!! Cruzamento de Ivanildo,o avançado não soube aproveitar
40'Tiago Silva cobra sem espinhas a grande penalidade,Ricardo não tinha hipótese
39'Cartão amarelo para Manoel
39'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Tiago Silva
38'Kay cabeceou à barra, na recarga Manoel levanta demasiado o pé, acertando na cabeça de João Meira. Penálti bem marcado
38'Penálti para o Belenense!
35'Cartão amarelo para João Pedro
31'João Pedro em jogada de insistência, Ricardo estava atento
30'Dias corta na altura certa, Deyverson já se fazia ao cruzamento de João Pedro
26'Cartão amarelo para Tiago Silva
20'À trave!!! Livre de Marcos Paulo,a boa bate no ferro da baliza de Rafael Veloso!!
18'Cartão amarelo para A. Kay
17'Entra Deyverson do Belenenses
17'Sai Sturgeon
16'Deyverson vai entrar para o seu lugar
15'Stugeon não tem mesmo condições de continuar!
13'Sturgeon teve de ser assistido
6'Início de jogo muito faltoso
3'Golo anulado ao Belenenses, por fora-de-jogo de Kay
2'Livre de Cleyton, tipo canto curto, por cima!
1'Começa o Académica - Belenenses

0'Diakité limpa no momento certo, Ivanildo aparecia com perigo
0'Suplentes: Peiser, Marcelo Goiano, João Real, Makelele, Marinho, Diogo Valente e Rafael Oliveira
0'Académica reclama grande penalidade, em lance de Kay sobre João Dias. Ficam dúvidas, o árbitro nada marca
0'Suplentes: Filipe Mendes, João Afonso, Eggert Jonsson, Danielsson, Deyverson, Fredy e Diawara
0'BELENENSES: Rafael Veloso; Duarte Machado, Kay, João Meira e Filipe Ferreira; Fernando Ferreira e Diakité; João Pedro, Tiago Silva e Miguel Rosa; Strugeon
0'ACADÉMICA: Ricardo; João Dias, Capela, Ferreira e Djavan; China e Marcos Paulo; Ivanildo, Cleyton e Abdi; Manoel
0'Duarte Gomes é o árbitro, será auxiliado por Venâncio Tomé e Nuno Vicente. O quarto árbitro é Carlos Espadinha
0'Serão feitas homenagens aos bombeiros e ao dr. Camacho Vieira, antigo médico do Belenenses
0'As equipas já aquecem no relvado
0'As estreias do defesa Duarte Machado e do médio Eggert Jonsson são as principais na lista de convocados do Belenenses
0'O lateral-direito Marcelo Goiano e o médio Makelele estão de volta às opções de Sérgio Conceição
0'Certo é que o Belenenses tem três derrotas nos três primeiros jogos, duas delas em casa
0'O Belenenses é outra surpresa, tendo em conta a forma como subiu na época passada
0'Depois de uma série muito positiva de resultados na pré-temporada, poucos vaticinariam estes resultados para a Briosa
0'Os estudantes ocupam o 14.º lugar, com apenas um ponto. O Belenenses ainda não somou qualquer ponto
0'Este é o tipo de confronto que podemos apelidar de clássico, tal o número de vezes que já foi jogado: 126
0'Boa tarde. Dentro de uma hora, às 15.45h, tem início em Coimbra o encontro entre Académica e Belenenses. Siga AO VIVO, no Maisfutebol, a cobertura feita pelo jornalista Francisco Frederico


Outros - Solidariedade

A Académica entregou 6824 euros, o equivalente à receita do jogo com o Belenenses, deste domingo aos Bombeiros Voluntárias de Coimbra e aos de Brasfemes.

O gesto de solidariedade, do qual deu conta no final do encontro o presidente da Briosa, irá seguramente representar uma boa ajuda na luta dos soldados da paz contra o flagelo dos incêndios.

Estiveram mais de sete mil pessoas nas bancadas, um número bastante razoável, e não havia preço para os bilhetes: cada pessoa pagava o que entendesse, sabendo que o dinheiro teria um destino muito concreto.

As duas corporações fizeram-se, de resto, representar no estádio, desfilando ao intervalo e guardando um minuto de silêncio em memória dos colegas falecidos em serviço. Os bombeiros de Brasfemes, aliás, tinham metade dos efetivos no Cidade de Coimbra, mas a outra metade estava a combater um fogo em Vouzela. Sintomático.

in AAC e maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário