29 de setembro de 2013

2013/2014 - 06J - Académica 0 - Arouca 0


A Académica empatou este sábado com o Arouca numa partida que contou para a sexta jornada da Liga ZON Sagres e que foi disputado no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra. Sérgio Conceição operou algumas alterações no onze, relativamente ao Nacional (entraram Buval, Fernando Alexandre, Makelele e Diogo Valente) mas a Briosa não conseguiu materializar o seu domínio em golos.

Os "estudantes" encontraram pela frente um adversário que se apresentou em Coimbra com o objectivo de não perder e foram muitas as dificuldades que a equipa da casa teve pela frente. Apesar de tudo, foi a Académica que mais perto esteve do golo mas a finalização não foi a melhor.

A equipa orientada por Sérgio Conceição passa agora a somar cinco pontos na tabela classificativa e na próxima jornada, que se disputa na sexta-feira, a Briosa recebe o Rio Ave. 

nº espectadoras:  2.352

Crónica 

O regresso de Pedro Emanuel a Coimbra não passou de um enorme zero, dividido pelas duas equipas. Um resultado que satisfaz, sobretudo, o ex-técnico da Académica, já que os da casa não foram capazes de fazer valer esse fator. Num relvado em péssimas condições, foi difícil fazer muito mais. E assim se serve o primeiro nulo do campeonato.

Com isso, as equipas não viram mudar muito as respetivas situações na tabela, mas, lá está, mais uma vez, os arouquenses podem sentir-se mais felizes, pois continuam com algum conforto sobre a linha de água, algo que os estudantes já não podem dizer. 

Este era um daqueles jogos que nenhum dos técnicos queria perder. Ninguém quer perder, sempre. Mas neste caso, num desafio entre dois antigos colegas de balneário quando eram jogadores, no F.C. Porto, e no regresso de um deles, Pedro Emanuel, ao local onde começou a treinar na Liga, a aposta era alta.

Talvez por isso, Sérgio Conceição começou logo por surpreender o amigo em termos táticos, não só pela estreia de Fernando Alexandre após a lesão sofrida ainda na pré-época, mas sobretudo pela aposta em Makelelé, também de regresso à titularidade, em detrimento de Cleyton.

Com isso, o técnico conimbricense conseguiu maior capacidade de pressão sobre os médios arouquenses, tentando condicioná-los logo na fase de construção das jogadas. O brasileiro, de resto, fez um jogo de encher o olho. 

Com um meio-campo todo ex-Briosa (Nuno Coelho, Bruno Amaro e David Simão), os homens da Serra da Freita foram assentando jogo e ganhando confiança com o pouco acerto da equipa da casa. Mais uma vez, os estudantes entraram em jogo com uma inexplicável letargia e falta de acutilância no último terço do terreno. 

Os comandos de Sérgio Conceição parecem poupar-se para a segunda parte, em que jogam com outro andamento. A equipa foi empurrando o adversário para trás, ganhou uma infinidade de cantos, e prolongou a ideia de que poderia marcar a qualquer momento.

Mais ainda quando Marinho foi lançado no jogo, trazendo mais vivacidade à partida. O jogo passou a desenrolar-se, sobretudo, no sentido da baliza de Cássio, que teve de se aplicar para evitar o golo de Ivanildo. 

Mais tarde, foi o pequeno extremo quem voltou a ameaçar o zero no marcador, mas, mais uma vez, a bola foi para fora depois de desviada por um adversário. Perdeu-se, de resto, o número de cantos para a Briosa, incapaz, também nesse aspeto particular, de retirar alguma vantagem.

Destaques

A figura: Makelelé

Impressionante jogo do brasileiro, sempre agressivo e determinado na disputa de qualquer lance. Jogou um pouco mais à frente do que o habitual, para impedir os médios arouquenses de construírem jogo à-vontade, e saiu-se na perfeição. À missão defensiva, juntou-lhe ainda algumas iniciativas atacantes, com muito critério, e perigo para a baliza de Cássio.

Outros destaques:

Djavan

Sem grandes dificuldades para segurar Pintassilgo, aproveitou o terreno livre para atacar sempre que teve a bola, iniciando várias jogadas que ajudaram a equipa a ir para a frente. É rápido e tem técnica, na melhor tradição dos laterais brasileiros.

Ivanildo

Continua a jogar a altas rotações, fazendo uso do pé esquerdo bem calibrado e da velocidade no um para um. Esteve muito perto de marcar, num chapéu a Cássio, mas o guarda-redes arouquense salvou a bola para canto com a ponta dos dedos. Mesmo lesionado, com as substituições esgotadas, aguentou a dor e até foi jogar para ponta-de-lança.

Marinho 

Talvez a ideia de Sérgio Conceição seja ter alguém no banco que possa fazer a diferença na segunda parte, porque, de outra forma, não se percebe por que razão o pequeno extremo, por vezes, não é titular. Entrou e mexeu com o jogo, tal como já o fizera neste mesmo estádio, frente ao Belenenses. Podia ter marcado, um remate de fora da área, desviado num adversário, que rasou a trave.

Bruno Amaro

O elemento mais em jogo do Arouca. Fez uso da meia-distância, logrando, sobretudo na primeira parte, pregar alguns sustos a Ricardo, mas foi no equilíbrio de forças a meio-campo que se destacou.

Opiniões

Sérgio Conceição, treinador da Académica, no final do nulo, este sábado, em Coimbra, diante do Arouca:

«Espetáculo? Isso é no teatro ou cinema. Acho que não foi um jogo muito bem disputado, mas antes de grande luta e querer. Vimos uma Académica a assumir o jogo desde o primeiro minuto, tivemos 14 cantos a favor contra um do Arouca, seis ou sete remates na baliza contra um do Arouca. De qualquer forma, ligo pouco a estatísticas. Ás vezes não são tão favoráveis e conseguem-se melhores resultados. O Arouca veio claramente para levar o pontinho por demérito nosso na agressividade em frente da baliza. Temos treinado isso quase diariamente, mas é um problema. Tivemos inúmeras situações no último terço que poderíamos ter aproveitado e resolvido o jogo. Penso que não é um resultado justo, criámos muitas oportunidades, não fizemos um bom jogo, é verdade, as equipas encaixaram-se, mas poderíamos ter vencido. Falta-nos aquela agressividade de matar o jogo. Não sofremos e quando isso acontece, pontua-se sempre, mas, para ganhar, tem de se fazer golos.»
Pedro Emanuel, treinador do Arouca, no final do nulo, este sábado, em Coimbra, diante da Académica:

«Foi um jogo nem sempre bem jogado, as equipas acabaram por se encaixar, e isso levou a que não fosse um jogo muito bonito. Tínhamos essa noção, até porque preparámos o jogo para o equilíbrio e sabendo que a disputa de segundas bolas poderia ser importante. Não houve muito ascendente de qualquer equipa, a Académica um pouco mais dominante, aqui e ali, mas fruto da nossa estratégia. O problema foram as saídas para o ataque, em que nos faltou algum critério e rigor, com o último passe a ser mal executado. Acaba por ser um resultado justo. Jogo de muita luta, fica para história empate e um ponto conquistado. Também tivemos um jogo na quarta-feira, que sabíamos ia ter reflexos em algum desgaste a partir dos 70 minutos e, ai, concedemos um pouco de espaço. É verdade que houve muitas bolas junto da nossa área, mas nem sempre com oportunidades flagrantes.

[Que sentimento neste regresso a Coimbra?] O Sentimento especial vai permanecer sempre, passei bons moimentos aqui, foi o clube que me deu a possibilidade de me estrear na Liga. Conquistei uma Taça de Portugal, que acaba por ser um ponto de ótimas recordações, para mim e para o clube. É um sentimento especial, mas claro que, quando o árbitro apita, cada um defende os seus interesses. O objetivo aqui passava por conseguir pontos. Felizmente, aconteceu.»

João Dias, jogador da Académica, no final do nulo, este sábado, em Coimbra, diante do Arouca:

«Acaba por saber a pouco depois de analisarmos o que se passou no jogo e sentirmos que só uma equipa procurou os três pontos. O Arouca quase não criou perigo, às vezes mal se aproximava da nossa baliza, e nós tivemos algumas ocasiões na primeira, talvez não tantas como desejaríamos, mas, na segunda, tivemos as suficientes para conseguir a vitória. Finalização? Se calhar para finalizar bem, também é preciso que quem coloca a bola, cruza, faz a assistência, etc, o faça nas melhores condições. É algo que, mais tarde ou mais cedo, vai ser ultrapassado. Há que salientar também que não sofremos golos, que é sempre importante, só faltou melhor finalização.»

Minuto a minuto 

90'Final da segunda parte do Académica - Arouca
90'Cartão amarelo para Romário
89'Cartão amarelo para Makelele
89'Carrega a Académica
80'Grande remate de Marinho, desviado ainda num adversário, a bola rasa o travessão!!!
77'Ogu, de longe, ao lado!
75'Entra Manoel do Académica
75'Sai B. Buval do Académica
73'Entra Romário do Arouca
73'Cartão amarelo para Roberto
73'Sai Roberto do Arouca
71'Grande defesa de Cássio a uma tentativa de chapéu de Ivanildo!!!
65'Entra Serginho do Arouca
65'Sai Claro do Arouca
58'Cartão amarelo para Nuno Coelho
57'Entra Marinho do Académica
57'Sai Diogo Valente do Académica
57'Entra J. Ogu do Académica
57'Sai Marcos Paulo do Académica
53'Pede-se a entrada de Marinho!
52'Bom cruzamento de Diogo Valente, mas Cássio atento a segurar!
51'A Académica entrou melhor, já ganhou um par de cantos e mete mais velocidade no jogo
46'Recomeça o Académica - Arouca
45'Intervalo no Académica - Arouca
45'Cartão amarelo para Fernando Alexandre
44'Amaro por cima!
44'Mais dois minutos de compensação
44'Grande lance de Makelelé, a passar por Dias e a cruzar com calma, mas Buval acerta mal na bola!!!
43'Que perdida de Makelelé!!! Sozinho na pequena área, a cabecear mal!!! Cássio segura sem problemas!!!
40'Livre de Diego Valente, na meia-lua, mas o lance sai mal e a bola vai à barreira!
37'Buval consegue ganhar a Mika, já na linha final, e cruza, mas Diego corta para canto!
33'Fernando Alexandre, de longe, e muito por cima!
28'Na primeira vez que toca na bola, Luís Dias quase marca!
25'Entra Luis Dias do Arouca
25'Sai Tinoco do Arouca
21'Tinoco lesiona-se. Pode ter de sair...
20'Cartão amarelo para Diego
19'Jogo pautado por algum equilíbrio, para já
15'Cartão amarelo para Aníbal Capela
15'A Académica pressiona e é Ivanildo quem, agora, tenta surpreender de longe, mas a bola vai por cima!
9'Bruno Amaro atira agora contra um adversário depois de Pintassilgo lhe ter amortecido a bola à entrada da área!
7'O relvado está muito mal tratado...
7'Mika, central do Arouca, está em dificuldades...
6'Cruza Ivanildo, segura Cássio!
5'Novo pontapé-de-canto para a Briosa.
4'Djavan ganha o primeiro canto da partida, para a Académica.
2'Académica assume a iniciativa
1'Começa o Académica - Arouca
0'Académica vai jogar de Norte para Sul.
0'Pouco público nas bancadas.
0'Jogadores da Académica entraram em campo e foram ao banco do Arouca cumprimentar Pedro Emanuel. Respeito.
0'Daqui a pouco o Académica-Arouca ao minuto.

Outros 

Ainda Jorge Jesus e o tão propalado caso protagonizado pelo treinador do Benfica no passado domingo, em Guimarães. 

Ontem, em Coimbra, a Mancha Negra, claque oficial da Académica, relembrou o episódio de JJ, elogiando a atitude do técnico encarnado em favor dos adeptos. 

«Jesus, não perdoamos o teu desejo na nossa descida, louvamos a tua defesa pelos adeptos/ultras. Ser ultra não é crime, é uma forma de estar na vida», podia ler-se numa tarja.

E o primeiro nulo chega à 6.ª jornada

O embate entre Académica e Arouca revelou-se um espetáculo pobre, praticamente sem ocasiões de golo e falho de emoção, mas acabou por entrar para a história do campeonato, dado que se tratou do primeiro nulo da temporada. Ao 43.º jogo da edição 2013/14 da Liga ZONSagres nenhuma das equipas em campo conseguiu marcar, e só quem não assistiu à partida terá ficado surpreendido por tal facto, visto que estudantes e arouquenses foram capazes de se anular mutuamente, mas também revelaram total incapacidade para criar desequilíbrios no último terço do relvado. E quando assim é tudo termina como começou.

Sem comentários:

Enviar um comentário