3 de novembro de 2013

2013/2014 - 09J - Académica 0 - Benfica 3


A Académica perdeu esta sexta-feira com o Benfica por 3-0 no jogo que marcou o arranque da 9ª jornada da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" já perdiam ao intervalo por 2-0 e na etapa complementar os encarnados ampliaram a vantagem.

Ainda não foi desta que a Briosa quebrou o enguiço frente ao Benfica. A turma orientada por Sérgio Conceição entrava motivada para defrontar os encarnados e nos instantes iniciais os mais de 8 mil espectadores assistiram a um encontro equilibrado. No entanto, um remate de Cardozo de fora da área e um autogolo do defesa Marcelo acabaram por fazer funcionar o marcador a favor do Benfica, que não tinha feito muito para o merecer.

O descanso chegou com um 0-2 no placard e na etapa complementar Sérgio Conceição arriscou com as entradas de Manoel, Ivanildo e Marinho, mas a verdade é que a Briosa não mostrou a melhor pontaria e não conseguiu, por isso, reentrar na discussão da partida.

Markovic faria, já perto do fim, o 3-0 final, um resultado exagerado para aquilo que se passou dentro de campo e que não reflecte o bom jogo que a Académica produziu.

No próximo fim-de-semana, os "estudantes" jogam para a Taça de Portugal, diante o Ac. Viseu. O jogo está agendado para domingo, dia 10 de Novembro, pelas 15:00.

espectadores: 8551

Destaques

Quando não há equipa, há sempre Cardozo. O paraguaio voltou a ser preponderante esta sexta-feira, em Coimbra, e logo quando o jogo parecia estar emperrado. Sem ideias, o Benfica passeava-se em campo sem entusiasmar, dando até azo a que a Académica começasse a ameaçar, quando o Tacuara tirou um golo e meio da cartola.

Primeiro num remate cruzado, de fora da área, quando nem se tinha visto até então, e, logo depois, atrapalhando os defesas da Briosa ao ponto de «obrigar» Marcelo Goiano a marcar na própria baliza.

Até então, o jogo não tinha sido mais do que o desfiar de um rol de equívocos, erros de posicionamento, e muita desinspiração no último terço do terreno. Pouco Gaitán, ainda menos Cavaleiro, que repetiu a titularidade, sem Lima e, tal como se disse, também sem o Cardozo até àquele momento de classe.

Recorde o AO MINUTO do jogo

A Académica fazia pela vida, procurava manter-se organizada, explorar as fragilidades de Cortez, o eleito para render Siqueira, mas o pior ataque da Liga também não conseguia fazer mossa. A partir do momento em que o jogo virou, os encarnados escancararam as portas da vitória.

O momento é de exigência máxima, como lembrou Jorge Jesus, o decisivo encontro para a Liga dos Campeões, em Atenas, está ao virar da esquina, e, a seguir, ainda há o Sporting para a Taça de Portugal. Se a exibição é sempre um dado subjetivo, salve-se o resultado. Foi o que aconteceu.

Desatado o nó relativamente cedo, pese a falta de lustro, era natural que a equipa entrasse em postura de gestão para a segunda parte. Os primeiros instantes foram mesmo de ficar a ver jogar a Briosa, famosa esta época justamente pela melhoria a pique na etapa complementar.

Confira a FICHA e as NOTAS dos jogadores

Ficou apenas o aviso, porque esta equipa de Sérgio Conceição tem mesmo uma relação estranha com o golo. Avarenta, dir-se-ia. Só marcou por quatro vezes e cada tento rendeu pontos. Esta sexta-feira não seria o caso, portanto, não marcou. Ainda dizem que já não se consegue poupar.

O Benfica manteve as operações sob controlo, ainda ampliou a vantagem por Markovic, num jogo sempre em lume-brando, porém com o teste superado, num terreno onde, sublinhe-se, perdeu pontos nas últimas duas épocas. A primeira das quais de má memória, pois o empate em Coimbra significou o início do adeus à vantagem sobre o FC Porto que haveria de ganhar o campeonato.

Os encarnados estão agora isolados no segundo lugar e encurtaram para dois pontos a diferença para os tricampeões nacionais, tudo ainda de forma provisória, à espera daquilo que os rivais irão fazer durante o fim-de-semana.

Opiniões

Sérgio Conceição:

«Esta época tem ficado marcada por alguns episódios destes, como o autogolo. A equipa estava bem, a sair com critério, equilibrada. A diferença esteve na qualidade individual dos jogadores. Na 2ª parte tentámos pressionar a primeira fase de construção do Benfica. Este último golo já é cansaço, o desespero de uma equipa que está à procura do golo. É um resultado exagerado. Eu costumo ser pragmático, mas sei o que a equipa fez.»

«Temos que melhorar a nossa eficácia. Somos a equipa com mais cantos e faltas sofridas. É sinal que queremos. Estamos desiludidos, pois com a confiança que a equipa está, ou estava, e pelo momento do Benfica, eu pensava noutro desfecho. O Benfica está de parabéns e fez, talvez, a melhor exibição da época.»

Jorge Jesus:

«Quem marca primeiro, seja na primeira ou na segunda parte, dá sempre tranquilidade. Antes dos golos o Benfica já estava a mostrar um futebol que nos aproxima, passo a passo, dos nossos objetivos enquanto equipa. Fomos uma equipa sempre muito tranquila em campo. Não só a vencer por 2-0, mas também com 0-0. Respeitámos a Académica, que é tradicionalmente difícil, e tivemos bons períodos de jogo, com uma quebra aqui e acolá, que é normal. Os adeptos estão com a equipa, voltaram a incentivar-nos, a levar-nos para as vitórias, e isso dá confiança aos jogadores. Eles estão mais confiantes.»

[foi fácil focar a equipa neste jogo, tendo em conta a proximidade do duelo com o Olympiakos] «Na prática sim, mas nunca coloquei isso em causa. O campeonato é muito importante para nós. Não diferenciamos as competições. A atitude é sempre a mesma, esse é o nosso lema. Queremos ganhar todas as competições, pois são todas importantes.»

[ponderou poupar Enzo ou Matic, quando lançou Rúben Amorim] «Pensei duas vezes, se dava algum resguardo físico ao Enzo, e não mexia na dupla de avançados. Mas senti que, com o Rúben no meio, também os fazia descansar. Não iam percorrer tantos quilómetros. Foi o que aconteceu. O Markovic fez também um bom golo. Está à procura do seu espaço, esteve um mês lesionado. É perigoso com a bola, e estes 30 minutos foram muito bons para ele.»

Ricardo, guarda-redes da Académica, analisa a derrota caseira com o Benfica, em declarações à Sport TV (0-3):

«A estratégia era adiar o golo do Benfica o máximo possível. Sabíamos que iam entrar fortes, a tentar resolver cedo. Entrámos bem, mas dois golos seguidos abalaram-os um pouco, e depois o Benfica controlou o jogo como quis. Estávamos bem nessa altura. É sempre uma machadada na equipa. E depois o Benfica geriu a posse de bola.»

[sobre os elogios de Sérgio Conceição, a propósito de mais uma pré-convocatória para a Seleção] «Ficamos sempre contentes com elogios de pessoas tão importantes no futebol, mas importante é continuar a trabalhar na Académica. A equipa está a evoluir, a crescer, e temos de continuar a trabalhar para tirar a equipa desta situação.»

Diogo Valente, jogador da Académica, a comentar a derrota desta sexta-feira, em casa, diante do Benfica:

«Fizemos uma boa primeira parte, apesar dos dois golos sofridos, porque a equipa esteve organizada. Acaba por ser um resultado justo, mas os golos foram fruto de alguma felicidade. Penso que demos uma boa imagem e queremos continuar assim. Os golos têm faltado e temos de ser mais agressivos no ataque, como em todos os setores. O Benfica não está com a mesma dinâmica e andamento que conhecemos, mas é sempre o Benfica.»

Fernando Alexandre jogador da Académica, a comentar a derrota desta sexta-feira, em casa, diante do Benfica:

«Não podíamos ter cometido os erros que cometemos. Quando tínhamos o jogo minimamente controlado, sofremos o primeiro golo e logo de seguida o segundo. Depois contra uma equipa com esta qualidade e individualidades tão fortes torna-se complicado. Fizeram esses dois golos e, depois, na segunda parte, limitaram-se a controlar.»

João Real, jogador da Académica, a comentar a derrota desta sexta-feira, em casa, diante do Benfica:

«Penso que foi um bocado exagerado. Acabram por ganhar bem, mas foi um jogo atípico para nós. O jogo estava controlado e o Benfica, sem fazer por isso, em dois lances fortuítos, faz dois golos. O primeiro com um ressalto que trai o Ricardo, e o segundo numa carambola em que o nosso jogador é quem acaba por introduzir a bola na baliza. Tentámos melhorar na segunda parte, subimos o bloco, mas não foi possível marcar. Depois, o 3-0, já nem tem história. Foram dois golos seguidos que nos marcaram. Estávamos metidos no jogo, concentrados, e podíamos ter feito mossa ao Benfica. Toda a gente sabe que o Benfica não está igual ao ano passado em termos de dinâmica e andamento, queríamos aproveitar isso, mas não foi possível.»

Destaques 

A figura: Cardozo

Como dá jeito ter um ponta-de-lança assim. O paraguaio foi mais uma vez letal e decisivo para a vitória encarnada. Como teria sido diferente este jogo se não estivesse lá o paraguaio. Além do golo, num belo gesto técnico, também contribuiu para o segundo, atrapalhando Marcelo Goiano. Voltou a tentar o golo, mas, desta feita, Ricardo levou a melhor.

O momento: Tacuara abre-latas

Um remate cruzado, assim do nada, tão bem colocado como surpreendente abriu o caminho para a vitória e tornou fácil um jogo que começa a afigurar-se difícil de resolver para os encarnados. Cardozo é isto, como diria Jorge Jesus: às vezes não se dá por ele, mas quando é preciso dizer presente, não falha. Ainda na folia do primeiro, com a simples presença entre os defesas da casa, «ajudou» ao autogolo de Marcelo e, ai, o jogo estava definitivamente pintado em tons de encarnado.

Desilusão: Lima

Está uma sombra do que foi na última época. Nada lhe sai bem e parece estar triste por isso. No início da segunda parte, por exemplo, teve um remate com tanta força (raiva?) que a bola deu a sensação que ia sair do estádio.

Outros destaques:

Markovic

Já é o segundo melhor marcador do Benfica e fez questão de o assinalar em beleza. Um chapéu que trouxe algo de bonito a uma noite em que a equipa esteve pouco inspirada. Grande regresso, após a lesão.

Gaitán

Começou tímido, tal como o resto da equipa, pouco ligado no jogo, mas foi crescendo até ao ponto de obrigar Ricardo a uma grande defesa, instantes antes do primeiro golo da noite. No segundo, fez o cruzamento para o autogolo de Marcelo Goiano. Uma assistência envenenada, portanto.

Cortez

Aposta de Jesus para o lugar de Siqueira, em detrimento de André Almeida, ainda teve uma escorregadela na primeira parte que podia ter complicado a vida à defesa encarnada, mas, posto isto, esteve num plano bastante aceitável.

Rúben Amorim

Somou 200 jogos na Liga, com alguns minutos em campo que deram, por exemplo, para assistir Markovic para o terceiro e último da noite.


Djavan

Destaque maior da Briosa pela forma impetuosa como acelerou pelo flanco esquerdo e ainda tentou finalizar. Na retina ficou uma jogada ainda no início do jogo, quando galgou sozinho pelo meio-campo e defesa benfiquista, sendo desarmado já na área, mesmo na hora h.

Ao minuto
90'O Benfica vence por três a zero e coloca-se, à condição, a dois pontos do líder FC Porto. Cardozo inaugurou o marcador, um autogolo de Marcelo aumentou a vantagem encarnada e Markovic saiu do banco para fechar as contas, a quatro minutos do fim.
90'FIM DO Académica, (0) - Benfica, (3)
90'Três minutos de compensação...
90'Sai Cardozo do Benfica
90'Entra Rodrigo do Benfica
86'Passe de Amorim entre os centrais e Markovic, em diagonal da direita para o meio, pica a bola sobre Ricardo.
86'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Markovic
86'Bom cruzamento de Marcelo, mas Artur mergulha na relva e segura.
77'Entra Marinho do Académica
77'Sai Diogo Valente do Académica
75'A bola chega a Cardozo na área, mas João Real bloqueia o remate
74'Jogo 200 de Rúben Amorim na Liga
74'Entra Ruben Amorim do Benfica
74'Sai Lima do Benfica
74'Livre direto de Cleyton, por cima.
73'Cartão amarelo para Enzo Pérez
72'Cardozo tenta o chapéu a Ricardo, mas o guarda-redes da Académica agarra facilmente.
69'Matic remata por cima. Sem perigo para Ricardo.
64'Entra Markovic do Benfica
64'Sai Ivan Cavaleiro do Benfica
63'Luisão aparece solto ao primeiro poste, após canto de Enzo na esquerda, mas acaba por fazer uma espécie de corte.
61'Entra Ivanildo do Académica
61'Sai Bruno China do Académica
61'Entra Manoel do Académica
61'Sai Rafael Oliveira do Académica
61'Agora foi o Benfica a tentar uma jogada de laboratório. O livre foi cobrado largo, para Matic meter de cabeça no coração da área, mas a defesa da Académica cortou
60'Números oficiais: 8.551 espectadores.
55'Cardozo recebe a bola na área, ganha o ressalto a Djavan e remata de pé esquerdo, mas Ricardo agarra.
52'Djavan tira Gaitán da frente e depois remata cruzado, mas ao lado.
51'Remate de Lima para as nuvens.
48'Remate disparatado de Marcelo. Muito torto.
46'Marcelo vai à linha cruzar, Garay corta mas a bola fica por perto e depois Artur cede canto com os pés, perante a proximidade de Rafael Oliveira.
46'Recomeça o Académica - Benfica
45'O Benfica chega ao descanso com uma vantagem bem agradável de dois golos. Cardozo inaugurou o marcador e depois um autogolo de Marcelo aumentou a diferença. Dois golos separados por três minutos, que deixam a equipa visitante em boa posição para conquistar os três pontos.
45'Intervalo no Académica - Benfica
45'Jogada de laboratório da Académica, a partir de um livre da esquerda. A bola foi metida longa e depois Anibal Capela cabeceou para o coração da área, para a conclusão de João Real, também de cabeça. Artur segurou.
40'Artur agarra à segunda, na sequência de um canto. O guarda-redes do Benfica dividiu o lance com João Real.
39'Remate forte de Cleyton, que apareceu solto em posição frontal. A bola foi um pouco à figura de Artur, que ainda assim teve de se aplicar.
37'Golo caricato. Gaitán cruza da direita e Cardozo aparece entre Anibal Capela e Marcelo Goiano. O paraguaio não consegue chegar à bola, mas depois esta bate na cabeça do lateral da Académica, que tinha virado as costas, e entra na baliza de Ricardo.
37'Autogolo de Marcelo Goiano
34'Destaque para duas intervenções de Ricardo antes do golo de Cardozo. Primeiro a sair aos pés de Ivan Cavaleiro, evitando que este rematasse, e depois a defender o remate posterior de Gaitán, quando estava fora da baliza.
34'Remate forte, mas sobretudo colocado, do paraguaio. Em diagonal, de uma posição algo descaída para a esquerda, com a bola a entrar junto ao poste do lado direito.
34'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Cardozo
26'João Real cabeceia ligeiramente ao lado, após canto na esquerda.
26'Abdi vem da esquerda para o meio e remata contra Garay, com a bola a sair ao lado.
25'Agora é Gaitán que cruza para ninguém
23'Rafael Oliveira aparece pela direita e cruza de primeira, mas ninguém surge para o desvio
21'Ricardo soca mal um livre de Enzo, e a bola sobra para Gaitán, à entrada da área, mas o remate sai torto.
18'Abriu-se uma auto-estrada no corredor central do Benfica, que Djavan explorou. Luisão escorregou e o lateral entrou na área, e só aí foi desarmado por Garay.
17'O próprio Cleyton atira contra a barreira
16'Falta sobre Cleyton a uns dois metros do limite da área do Benfica, ligeiramente descaído à esquerda...
15'Uma má receção de Ivan Cavaleiro dá origem a um contra-ataque perigoso da Académica, mas Enzo desarma Cleyton
13'Luisão remata muito por cima, após cruzamento de Enzo
10'Ivan Cavaleiro recebe a bola de um lançamento, domina a bola e tenta logo o remate, mas Ricardo agarra.
9'Erro de Maxi, que avança no terreno para tentar colocar Abdi em posição irregular, quando os centrais estavam mais recuados. Luisão intercetou depois o cruzamento.
8'Fernando Alexandre quase fazia autogolo, ao cortar ao primeiro poste um canto tenso de Gaitán. A bola caiu na malha superior da baliza, perto da barra.
6'Canto para o Benfica. O primeiro do jogo.
5'Remate cruzado de Lima, o primeiro do jogo, para defesa fácil de Ricardo
4'Um cruzamento de Maxi quase encontra Cardozo, mas Ricardo sai da baliza e agarra
1'Começa o Académica - Benfica
0'Artur Moraes, a título pessoal, nunca ganhou em Coimbra, nem pelo Benfica, nem antes pelo Sp. Braga.
0'De qualquer forma, o Benfica empatou aqui nas últimas duas deslocações, na primeira o resultado até deu início à perda da vantagem (cinco pontos) que a equipa tinha na altura para o FC Porto, que acabaria por vencer o campeonato.
0'E depois há essa marca assinalável de quase 40 anos sem derrotas para as águias. A última vez que a Académica ganhou numa visita do Benfica foi a 9 de Dezembro de 1073...
0'Vantagem esmagadora dos encarnados em Coimbra. Num encontro que é um autêntico clássico (140 jogos no total de todas as provas, em casa e fora), o Benfica já venceu por 45 vezes no recinto dos estudantes contra oito vitória apenas da Briosa, havendo ainda 16 empates a registar.
0'Pouco público
0'O árbitro da partida será Hugo Pacheco, auxiliado por Nélson Moniz e Pedro Ribeiro. O quarto árbitro será Manuel Oliveira.
0'BENFICA: Artur; Maxi, Luisão, Garay e Cortez; Matic; Ivan Cavaleiro, Enzo e Gaitán; Cardozo e Lima. SUPLENTES: Paulo Lopes, Jardel, André Almeida, Sulejmani, Ruben Amorim, Markovic e Rodrigo.
0'ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo Goiano, Aníbal Capela, João Real e Djavan; Fernando Alexandre e Bruno China; Abdi, Cleyton e Diogo Valente; Rafael Oliveira.SUPLENTES: Peiser, Halliche, Reiner Ferreira, Nuno Piloto, Marinho, Ivanildo e Manoel.
0'Já há equipas oficias!
0'Markovic e Sulejmani estão de volta às opções de Jesus, já Fejsa e Ola John voltaram a ficar de fora.
0'A grande dúvida para esta noite reside em saber quem ocupará o lado esquerdo da defesa, se André Almeida, se Cortez, uma vez que Siqueira continua em recuperação para Atenas...
0'Convocados do Benfica: guarda-redes- Paulo Lopes e Artut; defesas- Maxi, André Almeida, Luisão, Jardel, Garay e Cortez; médios- Matic, Djuricic, Sulejmani, Gaitán, Rúben Amorim, Ivan Cavaleiro, Enzo e Markovic; avançados: Cardozo, Lima e Rodrigo.
0'Paulo Grilo e Marcos Paulo, lesionado, estão fora das opções.
0'Os regressos dos esquerdinos Djavan e Ivanildo são a principal nota de destaque dos convocados da Académica.
0'Convocados da Académica: guarda-redes- Peiser e Ricrado; defesas - João Dias, Marcelo, Halliche, Capela, Ferreira, Real e Djavan; médios: Fernando Alexandre, China, Piloto, Ogu e Cleyton; avançados- Marinho, Manoel, Rafael Oliveira, Abdi, Marinho, Ivanildo e Diogo Valente.
0'Os estudantes estão a recuperar paulatinamente: depois de eliminarem o Belenenses da Taça de Portugal, no Restelo, bateram o Sp. Braga no Minho na semana passada. Estão, por isso, moralizados.
0'A Académica tem o pior ataque da Liga, mas cada um dos quatro golos marcados rendeu pontos. Quantas equipas poderão cabar-se de tamanha eficiência?
0'Este será o primeiro de uma série de jogos de exigência máxima como lhe chamou Jorge Jesus, já que, a seguir, o Benfica defronta o Olympiakos em Atenas, para a Liga dos Campeões, na terça-feira, e o Sporting, no sábado, para a Taça de Portugal.
0'Já a Académica ocupa atualmente o 12º lugar, com oito pontos, e quer, naturalmente, manter-se longe dos postos de descida.
0'Os encarnados procuram fugir ao Sporting e isolar-se no segundo lugar. Em caso de vitória hoje, ficarão a apenas dois pontos do líder FC Porto.
0'Boa noite. O Benfica desloca-se esta sexta-feira a Coimbra, na abertura da nona jornada da Liga. Um jogo para seguir, ao minuto, no MAISFUTEBOL. Fique ligado!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 1 Nov 2013 às 20:30

in AAC, MF e Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário