30 de novembro de 2013

2013/2014 - 11J - Académica - Fc Porto: Antevisão

O Momento

Académica:

A Académica prossegue a sua campanha de altos e baixos, agora um pouco melhor – leva três jogos seguidos sem perder, embora um empate num deles tenha custado a saída da Taça da Liga –, demonstrando uma produtividade curiosamente superior quando joga fora de casa. Aliás, o triunfo na última jornada, na casa de um rival direto (Olhanense) deu alento à equipa e também um salto do último para o 11º lugar da tabela.

FC Porto:

Duas vitórias nos últimos sete jogos, segundo empate consecutivo no Dragão, rendimento instável, falhas defensivas gritantes, e muita, muita, contestação. O FC Porto terá um autêntico teste à confiança em Coimbra, àquela capacidade que praticamente faz parte do ADN da equipa de reagir bem aos momentos de aperto. Será suficiente para superar a crise de identidade?

Ausências:

Académica: todos aptos.

FC Porto: Ghilas voltou a evoluir «de forma condicionada, à parte dos colegas», enquanto Izmaylov e Fucile «estão autorizados a ausentar-se, por assuntos de natureza familiar e pessoais, respetivamente.

Discurso direto:

Sérgio Conceição: «Preparamos a equipa para o melhor resultado possível, que é ganhar. Se o empate também pode ser bom, depende de como correr o jogo. Um ponto com um candidato ao título é sempre positivo. Nunca treinamos a equipa para empatar, mas vamos apresentar naturalmente um bloco mais baixo, o normal nestes jogos.»

Paulo Fonseca: «Vejo um FC Porto que não conseguiu ganhar os últimos dois jogos, mas com coisas positivas. Fizemos cerca de 60 remates, 30 cruzamentos num jogo [Nacional], 40 noutro, tivemos 77 por cento de bola numa partida e creio que 63 no outro. Falta afinar a finalização.»

Histórico de confrontos:

A Académica não vence o FC Porto para o campeonato há 43 anos. Ainda assim, quebrou o jejum, ao fim de 41 anos em termos absolutos, há duas épocas, para a Taça de Portugal, num célebre 3-0 que deixou Vítor Pereira de orelhas a arder. Tirando esse «oásis», os portistas são, simplesmente, o pior adversário dos estudantes. Em 131 confrontos, um autêntico clássico, os dragões ganharam em 93 ocasiões e perderam apenas por 16 vezes, havendo ainda a registar 22 empates. A Briosa pode, todavia, agarrar-se a um dado curioso: as últimas três vitórias sobre os portistas foram sempre em Novembro, a 13, 15 e 19. E este jogo ainda se disputa em Novembro…

Equipas prováveis:

ACADÉMICA


Outros convocados: Peiser, João Real, Reiner Ferreira, Bruno China, Nuno Piloto, Ogu, Marinho, Diogo Valente e Manoel.

FC PORTO

Outros convocados: Fabiano, Otamendi, Herrera, Defour, Carlos Eduardo, Quintero e Ricardo.

Sem comentários:

Enviar um comentário