1 de dezembro de 2013

2013/2014 - 11J - Académica 1 - Fc Porto 0: Lição ao campeão!

espectadores: 4562

43 anos depois, a Académica voltou a vencer o FC Porto em jogos de campeonato. Foi preciso o encontro ter sido disputado em Novembro (os últimos três triunfos caseiros também tinham sido neste mês) para a Briosa voltar a derrotar os azuis e brancos na cidade dos estudantes. E foi precisamente ao minuto 43 que a Académica marcou, por intermédio de Fernando Alexandre, conquistando assim mais uma vitória.

O encontro até começou bem para a equipa de Sérgio Conceição, com a Briosa a mostrar muita tranquilidade e segurança em todos os momentos do jogo, sabendo gerir as incidências da partida e contrariando o natural favoritismo azul e branco. Abdi e Marcelo tinham deixado sérios avisos a Helton mas foi Fernando Alexandre quem facturou ao minuto 43, na sequência de um pontapé de canto.

A Académica vencia ao intervalo e na etapa complementar voltou a provar que os três pontos ficam bem na cidade do Mondego. Os "estudantes" estiveram em algumas ocasiões perto de marcar mas mostraram sobretudo uma organização defensiva digna de registo. Os dragões, orientados por Paulo Fonseca, até dispuseram de uma grande penalidade ao minuto 85 mas o guarda-redes da Briosa, Ricardo, parou o remate de Danilo e vestiu a pele de herói.

Está assim quebrada a estatística: a Briosa voltou a vencer o FC Porto em Coimbra em jogos do campeonato. A turma orientada por Sérgio Conceição soma agora 14 pontos na tabela e na próxima ronda desloca-se ao Bonfim para defrontar o Vit. Setúbal.

in AAC-OAF

Crónica 

Lá diz a Lei de Murphy que quando uma coisa pode correr mal, acaba mesmo por correr mal. A deslocação do FC Porto, num momento complicado, a uma cidade onde sofreu, há pouco mais de dois anos, uma das mais emblemáticas derrotas (3-0, para a Taça de Portugal), tinha tudo para acabar mal.

Quis o destino, até, que fosse novamente um ex-portista a vestir a pele de «traidor» para quebrar mais uma maldição ao serviço da Académica. Os estudantes não batiam os portistas para o campeonato havia 43 anos!

Depois de 54 jornadas, o Dragão voltou a perder na Liga, e fica agora à mercê de Benfica e Sporting, podendo terminar a jornada em terceiro lugar. Os adeptos não perdoaram a equipa no final e vaiaram toda a gente, a começar pelo treinador.

Paulo Fonseca continuou a agitar o tubo de ensaio sem encontrar a receita perfeita. Desta feita, depois de testar Defour e Herrera ao lado de Fernando, decidiu colocar lá Josué, apostando em Quintero, dois meses depois, para a esquerda.

O problema é que o virtuoso colombiano não é um extremo, não consegue dar amplitude ao ataque e, pelo contrário, tende em afunilar o jogo ao procurar posições mais centrais. Aliás, é demasiado parecido com Josué para que ambos possam coabitar pacificamente no mesmo onze.

Quem sofre com isso é o ataque, que deixa de ser municiado em condições, Varela desgasta-se em demasia, e Jackson Martínez não recebe bolas. Se juntarmos a isso uma defesa que continua a acusar falta de agressividade, acumulando erros individuais, temos alguns dos problemas que afetam este Dragão.

A Académica até começou o jogo a queixar-se de um eventual penalti por marcar sobre Ivanildo, mas o lance não haveria de afetar a Briosa, muito concentrada nas tarefas defensivas e afoita a sair em contra-ataque.

O Porto foi tomando conta do jogo como lhe competia, aceitando o convite para subir as linhas e envolver os laterais. Jackson e Quintero obrigaram Ricardo a fazer defesas apertadas e Josué atirou ligeiramente por cima. Era pouca a chama para quem tem as responsabilidades do tricampeão.

Respondeu a Académica por Abdi a duplicar, mas a maior oportunidade da Briosa haveria de ser a antecâmara do golo. Marcelo tentou o chapéu, depois de uma precipitação de Helton, mas Mangala conseguiu tirar sobre a linha fatal.

No canto subsequente, Makelelé desvia ao primeiro poste, Fernando, talvez para não cometer grande penalidade, sacode a bola com a barriga, e deixa-a à mercê de Fernando Alexandre para fuzilar.

O resultado ao intervalo não era surpresa, a Académica havia estado mais próxima do golo, concretizou-o numa bola parada, e aplicava o castigo merecido a um FC Porto que nunca se encontrou, perdido num mar de equívocos e sem ideias para contrariar a estratégia estudantil.

Porto acelera e desespera

Sem alternativa, os dragões lançaram-no ataque mal voltaram dos balneários e deram sinal de vida imediatamente através de um cabeceamento à barra de Jackson. Por esta altura, a falta de apoio ao colombiano já não era desculpa, uma vez que Licá tinha entrado para jogar, justamente, junto dele.

Logo a seguir, um momento quase surreal. Um hino ao desperdício. Jackson remata e Ricardo faz uma defesa enorme. Varela ganha o ressalto e atira. Fernando Alexandre consegue desviar a bola ligeiramente e esta vai ao poste. Finalmente, Mangala tem a baliza aberta, de ângulo difícil, é certo, mas atira por cima.

Depois, foi a anarquia tática completa, em busca do empate, no limiar do desespero. Até que chegou aquela grande penalidade que ninguém percebeu, mas que Ricardo, cada vez mais um especialista na matéria, defendeu para gaudio dos adeptos locais.

Opiniões

Conceição: «FC Porto apanhou uma equipa organizada»
Académica bate dragões ao fim de 43 anos

O treinador da Académica, Sérgio Conceição, em declarações à Sport TV após a vitória por 1-0 sobre o FC Porto, a primeira da Briosa sobre os dragões ao fim de 43 anos:

«Mal seria se algum treinador achasse que isso era bom [assinar um empate antes do jogo]. Era um jogo dificil, complicado. Jogámos contra uma equipa muito forte, habituada a ganhar. Quando as coisas não correm bem em dois ou três jogos, eles costumam dar sempre a volta e tornam-se mais fortes. Mas aqui encontraram uma equipa ogranizada. Pedi aos jogadores para sermos organizados a defender. Foi um jogo bem conseguido, penso que no primeiro minuto ficou um penálti por marcar. Se o resultado fosse outro teria mais a dizer sobre a arbitragem. Assim quero dar os parabéns aos jogadores e à estrutura da Académica.»

«São três pontos importantes, temos de ter os pés bem assentes no chão. Sempre disse que tínhamos um grupo que, com mais ou menos dificuldade, vai conseguir o objetivo no campeonato. E tentar chegar o mais longe possível na Taça de Portugal. Os adeptos olham sempre para o momento, eu compreendo. Mas saíram muitos jogadores, há outros que são há pouco tempo profissionais.»

Paulo Fonseca instatisfeito «com resultado e exibição»

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, em declarações à Sport TV após a derrota frente à Académica, por 1-0. Os dragões não perdiam no campeonato desde janeiro de 2012 e não perdiam com a Briosa, em Coimbra, há 43 anos:

«Este resultado explica-se porque não conseguimos ser superiores à Académica. Não fomos agressivos, tentámos, mas nem sempre da melhor forma. Na verdade, fomos incapazes de ultrapassar a defesa da Académica. Daí este resultado.

Como se explica essa menor determinação? Fruto da situação, dos resultados que não foram conseguidos, é a única explicação que encontro. Mais pressão sobre jogadores e treinador? Claramente, o FC Porto está habituado a ganhar e não se pode estar satisfeito não só com o resultado, mas também com o desempenho.»

Fernando Alexandre: «Sou um dos responsáveis, não o responsável»

Fernando Alexandre, autor do golo da vitória da Académica sobre o FC Porto (1-0), em declarações à Sport TV:

«É um triunfo importante pelos três pontos, não por mais nada. Sou um dos responsáveis, não o responsável. Somos uma família e mostrámos isso.»

«O que procuramos é pontos, não interessa contra quem. São mais três pontos para a nossa luta.»

Ricardo: «Nota-se que o Porto é uma equipa intranquila»

Ricardo, guarda-redes da Académica, no final da histórica vitória sobre o FC Porto, este sábado, em Coimbra:

«Não os vencemos antes para o Campeonato, mas já os havíamos vencido para a Taça. Mas o mais importante foi termos amealhado mais três pontos para a nossa luta. Vínhamos de uma fase ascendente, como tínhamos dito, estávamos a crescer, e esta é a prova evidente que a vitória foi justíssima e nos assenta muito bem. Porto nervoso? É normal, com a fase que atravessam, os resultados não ajudam, e não trazem, por isso, a confiança de que necessitam. Nota-se que o Porto é uma equipa intranquila.

O penalti? É uma questão de feeling. Senti que ele podia bater para aquele lado, fui com tudo, e ainda bem que apanhei, porque dê os três pontos à minha equipa, que é o mais importante. Podia ter sido o Danilo, como o Lucho, já que o Josué já tinha saído.

Seleção? Tenho estado nas pré-convocatórias de há um ano e tal para cá, tenho respeitado as opções do selecionador, e o mais importante é continuar a fazer o meu trabalho do meu clube. Se as pessoas entenderem que devo ter uma oportunidade na seleção, irei com todo o gosto representar o meu país. Os três guarda-redes que costumam ser chamados têm sido regulares, têm jogado nos seus clubes, e a mim cabe-me continuar a trabalhar.»

Destaques

A figura: Fernando Alexandre


Pilar do meio-campo estudantil, poço de forças inesgotável, o fiel escudeiro de Sérgio Conceição, que não resistiu a resgatá-lo ao Olhanense para a sua Briosa, fez um golo mais do que merecido e deu os três pontos à equipa. Já o tinha feito frente ao Sp. Braga e manteve a extraordinária média da Académica de ter conseguido sempre pontos por cada golo que marcou e foram, até agora, apenas seis…

O momento: Ricardo defende o penalti


Está feito um especialista em defender grandes penalidades, algo que começou a desenvolver há pouco mais de um ano para cá, depois defender cinco pontapés destes numa célebre eliminatória da Taça da Liga diante do Sp. Covilhã. Este sábado, quando a adrenalina atingia o topo, foi mais forte que Danilo, percebeu para onde ia o remate do brasileiro, e foi lá buscar a bola. Talvez tenha escrito direito por linhas tortas.

Outros destaques:

Makelelé

Jogo de alta intensidade do médio brasileiro com nome de craque, com grande destaque para a capacidade de sacrifício e força em termos defensivos. Sim, porque este brasileiro até é mais conhecido por aquilo que consegue fazer em termos ofensivos mas, este sábado, esteve impecável na missão de roubar espaço aos médios portistas, nos cortes de cabeça nas bolas paradas (e nem é alto), ou em outras ações sempre que foi preciso meter o pé.

Ivanildo

Tanto correu que o músculo cedeu. E como teria dado jeito à Briosa na segunda parte, depois de uns primeiros 45 minutos de grande fulgor, a desmontar a defesa portista à força de vários raides em direção à baliza de Helton.

Abdi

O clone de Ivanildo, só que do outro lado do campo. Deu muito que fazer a Danilo, sabendo aproveitar bem o espaço entre o lateral-direito e Maicon. Só Helton foi capaz de lhe negar o golo quando surgiu isolado na área e, pouco depois, em posição privilegiada, teve um remate na atmosfera que podia ter causado mossa.

Ricardo

Já estava a ser uma das figuras da partida, com diversas intervenções de qualidade, mas foi na parte final do encontro, quando parou o remate de Danilo da marca de grande penalidade. Está num grande momento de forma.
Que mais terá de fazer para convencer Paulo Bento?

Josué

Talvez o menos mau na noite horrível dos portistas. Surgiu desta feita no meio, e não como extremo, e pode ter sido por isso que pareceu mais à vontade, conseguindo fazer uso da boa visão de jogo e do pé esquerdo calibrado.

Ao minuto

90'FIM DO Académica, (1) - FC Porto, (0)
90'Makelele afasta!
90'Mais um canto!
90'Afasta a Académica!
90'Novo canto para o FC Porto.
90'Helton na área das Académica!
90'Livre a favor do FC Porto, zona lateral.
90'Quatro minutos de compensação.
90'Sai João Real do Académica
90'Entra G. Magique do Académica
88'Cartão amarelo para Reiner
87'Depois, Danilo bateu a grande penalidade, rasteira e para a direita de Ricardo, que foi buscar a bola com as mãos!
87'O lance do penálti é muito, muito duvidoso. O árbitro tinha assinalado um toque de Aníbal Capela sobre Jackson Martínez, mas parece não haver qualquer falta do central da Académica.
85'RICARDO DEFENDE!!!! DANILO FALHA O PENÁLTI!!!
85'Cartão amarelo para Aníbal Capela
85'PENÁLTI PARA O FC PORTO!!!!
84'Entra Reiner do Académica
84'Sai Djavan Ferreira do Académica
83'Djavan vai ter de sair mesmo. Já está no banco, inclusive.
82'Djavan mete mal o pé no relvado e fica queixoso. Recebe assistência médica.
80'Licá recebe na área, mas a Académica consegue resolver!
79'Fernando reclama com o árbitro de forma veemente e vê cartão. Falha o próximo jogo do FC Porto, com o Sp. Braga!
79'Cartão amarelo para Fernando
79'Nada a dizer, Marinho fez falta sobre Fernando e o amarelo justirfica-se.
78'Cartão amarelo para Marinho
77'Makelele está no chão e precisa de assistência médica
75'Entra Carlos Eduardo do FC Porto
75'Sai Josué do FC Porto
74'Canto para o FC Porto. Makelele cabeceia pela linha de fundo un livre de Josué
73'Carlos Eduardo vai entrar no FC Porto
72'Remate muito torto de Varela, para fora.
69'Remate de Abdi para fora.
69'FALHA LICÁ!!!! Jackson cruza muito tenso, a bola num defesa e Licá, ao segundo poste, ainda atinge a bola, na pequena área, mas o cabeceamento sai pela linha de fundo.
68'Outro amarelo bem mostrado. Varela perdeu a bola para Djavan e depois varreu-o junto à lateral. Ainda foi protestar com o assistente
67'Cartão amarelo para Silvestre Varela
66'Nada a dizer do cartão numa falta sobre Abdi, em deslize.
66'Cartão amarelo para Danilo
64'Josué cobra o canto, Ricardo agarra
64'Canto para o FC Porto
63'Estão 4562 espectadores em Coimbra.
62'QUE LANCE SURREAL!!!!! INACREDITÁVEL! Tudo falha! Jackson remata e Ricardo faz uma defesa enorme! Varela ganha o ressalto e atira. Fernando Alexandre consegue desviar a bola ligeiramente e a bola vai ao poste! Mangala tem a baliza aberta, está a um metro do golo e...atira por cima!
61'Livre a 29 metros da baliza de Ricardo. Josué prepara-se para bater
61'Falta de Cleyton sobre Licá, já no meio-campo da Académica.
61'Lucho coloca na área, mas a bola fica nas mãos de Ricardo.
60'Licá parece juntar-se a Jackson Martínez no ataque.
57'Entra Licá do FC Porto
57'Sai Quintero do FC Porto
57'Entra Marinho do Académica
57'Sai Ivanildo do Académica
56'Licá vai entrar no FC Porto, Marinho na Académica.
56'Ivanildo não consegue continuar. Marcelo ganha um livre lateral.
55'Halliche afasta um cruzamento de Alex Sandro pela linha lateral. Ivanildo está caído no relvado e precisa de assistência médica
54'Falta de Fernando sobre Ivanildo, que saía para o ataque
53'Falta de Magique sobre Danilo no início do meio-campo da Académica
52'Canto para o FC Porto depois de incursão de Mangala no ataque
51'Fora de jogo a Ivanildo
49'À TRAVE!!! Cruzamento da esuerda, Jackson cabeceia e a bola bate na barra!
48'Carlos Eduardo, Licá e Ricardo aquecem no FC Porto
46'Recomeça o Académica - FC Porto
45'Assistência para golo de Makelele
45'Não é surpresa o resultado em Coimbra. A estratégia da Académcia deu frutos numa bola parada, mas a verdade é que a Briosa conseguiu suster um FC Porto demasiado lento e apático. Jackson Martínez teve uma grande ocasião de golo e Josué atirou uma bola por cima, nas duas melhores ocasiões dos portistas. Mas os estudantes também tiveram oportunidades: aos 28, Helton salvou o 1-0 e, instantes antes do golo, Mangala salvou outra ocasião em cima da linha. O FC Porto está mal.
45'Intervalo no Académica - FC Porto
45'Canto de Ivanildo na direita, Makelele cabeceia ao primeiro poste. Fernando mete a barriga à bola, ao segundo poste, para onde a bola foi, mas só a deixou a jeitopara Fernando Alexandre atirar para o teto da baliza de Helton!
44'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Fernando Alexandre
43'MANGALA SALVA O FC PORTO! Marcelo aparece soltopela direita, Helton sai e o lateral da Académica faz-lhe um chapéu. A bola sai longa e Mangala salva em cima da linha!
41'PARA FORA! Josué atira uma bomba de fora da área, mas a bola sai por cima!
39'Abdi falha a bola! Cruzamento da direita e o extremo-esquerdo não acerta bem na bola, já na área do FC Porto.
38'Josué cobra o livre, a Académica afasta.
37'Falta de Halliche sobre VArela. Livre lateral para o FC Porto
36'Falta de Fernando sobre Ivanildo.
35'Fora de jogo a Jackson Martínez
34'Cruzamento de Magique, Alex Sandro amortece para Helton, com algum risco, diga-se.
32'Quintero quase sempre em busca de posições no miolo do terreno, na maioria do tempo.
30'O canto não dá em nada, Ricardo segura depois de um ressalto.
30'Canto para o FC Porto após arrancada de Danilo pela direita
29'QUINTERO! O colombiano entra na área e remata à malha lateral!
28'HELTON SALVA O FC PORTO! ABdi passa por Maicon, entra na área e tenta bater Helton, que sai aos pés do avançado e consegue defender!
27'Falta de Josué sobre Ivanildo. O portista é avisado pelo árbitro.
26'Quintero cruza da esquerda, Ricardo agarra.
25'Helton sai debaixo dos postes e agarra o livre de Cleyton.
25'Falta de Maicon sobre Abdi. Livre lateral a favor da Briosa.
24'Ivanildo cobra o canto, mas a bola recua até...Ricardo, guarda-redes da Académica.
24'Canto para a Académica
22'Fora de jogo a Ivanildo
19'DEFENDE RICARDO! Varela cruza para o segundo poste, Jackson Martínez recebe de peito na pequena área, mas Ricardo dá o peito à bola e efende o remate do colombiano!
18'Djavan tenta desequilibrar, mas para quando Fernando lhe mete o corpo e ganha o lance. Muito bem o médio do FC Porto
16'Cruzamento de Danilo para as mãos de Ricardo
15'Josué cobra o livre, mas Makelele afasta da área.
15'Djavan é avisado pelo árbitro depois de uma entrada sobre Varela.
14'Mal jogado pelo FC Porto, que ensaiou um canto curto.
13'Canto para o FC Porto.
12'Falta de Abdi sobre Varela, no início do meio-campo da Académica.
8'Abdi passa por Lucho e Danilo, entra na área, mas Maicon corta!
7'Remate fraco de Jackson Martínez, de pouco ângulo
6'Cleyton para fora! Perda de bola de Mangala, Cleyton parte para a zona frontal e atira de fora da área. A bola sai muito torta
3'O penálti é claro! Josué toca e derruba Ivanildo
2'Ivanildo cai na área e reclama falta de Josué!
1'Começa o Académica - FC Porto
0'Equipas em campo, jogo prestes a começar.
0'O técnico dos estudantes vai defrontar os portistas pela terceira vez, depois de duas derrotas pelo Olhanense.
0'Mais curiosidades: o plantel da Académica conta com três ex-portistas, João Dias, Ivanildo e Diogo Valente, além do próprio Sérgio Conceição. Já no FC Porto pontifica Licá, que foi jogador da Briosa.
0'A Académica tem o pior ataque do campeonato, é verdade, mas cada um dos cinco golos rendeu pontos. Quantas equipas poderão gabar-se de tamanha eficiência?
0'Mangala e Fernando estão à beira da exclusão e, caso vejam um amarelo esta noite, falharão o próximo jogo.
0'Algumas dúvidas sobre quem joga onde no FC Porto. Josué pode ser o terceiro médio com Lucho e Fernando, mas Paulo Fonseca pode apostar por jogar com Quintero no miolo e assim deixar a ala para o internacional português. O início do jogo dissipará dúvidas.
0'O árbitro da partida será João Capela, auxiliado por Ricardo Santos e Pedro Felisberto. O quarto árbitro será Hélder Malheiro.
0'SUPLENTES: Peiser, João Real, Bruno China, Ogu, Marinho, Reiner Ferreira e Diogo Valente.
0'ONZE DA ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo, Halliche, Capela e Djavan; Fernando Alexandre e Makelele; Ivanildo, Cleyton e Abdi; Magique.
0'SUPLENTES: Fabiano, Otamendi, Herrera, Defour, Carlos Eduardo, Licá e Ricardo
0'F.C. PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Fernando; Lucho e Quintero; Varela, Jackson e Josué.Suplentes: Fabiano, Otamendi, Herrera, Defour, Carlos Eduardo, Licá e Ricardo.
0'ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo, Halliche, Capela e Djavan; Fernando Alexandre e Makelelé; Ivanildo, Cleyton e Abdi; Magique. Suplentes: Peiser, João Real, Bruno China, Ogu, Marinho, Reiner Ferreira e Diogo Valente.
0'Oficial: Quintero titular no FC Porto!
0'CONVOCADOS DO FC PORTO:Guarda-redes - Helton e Fabiano;Defesas - Danilo, Maicon, Otamendi, Mangala e Alex Sandro;Médios - Fernando, Herrera, Defour, Lucho e Carlos Eduardo;Avançados - Varela, Licá, Josué, Quintero, Ricardo e Jackson Martinez.
0'O avançado argelino Ghilas continua a trabalhar condicionado, enquanto Izmaylov e Fucile estão autorizados a ausentar-se, por assuntos de natureza familiar e pessoais, respetivamente.
0'Carlos Eduardo faz parte da lista de convocados do FC Porto enquanto o central mexicano Diego Reyes fica de fora.
0'Convocados da Académica:Guarda-redes: Ricardo e Peiser;Defesas: Marcelo Goiano, Halliche, Aníbal Capela, Ferreira, João Real e Djavan;Médios: Fernando Alexandre, Bruno China, Nuno Piloto, Makelelé, Ogu e Cleyton;Avançados: Marinho, Manoel, Magique, Abdi, Ivanildo e Diogo Valente.
0'Desta forma, Fábio Santos, João Dias, Marcos Paulo, Buval, Paulo Grilo e Rafael Oliveira voltam a ficar de fora, todos por opção, uma vez que o clube indica não ter qualquer caso clínico de momento.
0'A resposta da equipa terá sido tão boa (vitória por 1-0) que o jovem técnico decidiu manter tudo como estava, mas resta saber se também o 11 inicial será o mesmo…
0'Sem tirar nem pôr. Sérgio Conceição decidiu enfrentar o FC Porto, este sábado, com os mesmos 20 jogadores que chamara na última jornada da Liga, para o encontro com o Olhanense.
0'Benfica, Sp. Braga, P. Ferreira, Ludogorets, Légia, Wisla, OPR, Manchester United, Ajax, Celta de Vigo, Huelva, Levante, Villarreal, Mónaco e Atalanta são os clubes que pediram acreditação para assistir ao jogo.
0'O estádio Cidade de Coimbra é de boa memória para Paulo Fonseca. A última vez que aqui esteve, em Maio, confirmou a história qualificação para a Liga Europa com o Paços de Ferreira.
0'Os estudantes podem, todavia, agarrar-se a um dado curioso: as últimas três vitórias sobre os portistas foram sempre em Novembro, a 13, 15 e 19. E este jogo ainda se disputa em Novembro…
0'Tirando esse «oásis», os portistas são, simplesmente, o pior adversário dos estudantes. Em 131 confrontos, um autêntico clássico, os dragões ganharam em 93 ocasiões e perderam apenas por 16 vezes, havendo ainda a registar 22 empates.
0'A Briosa não vence o FC Porto para o campeonato há 43 anos. Ainda assim, quebrou o jejum, ao fim de 41 anos em termos absolutos, há duas épocas, para a Taça de Portugal, num célebre 3-0 que deixou Vítor Pereira de orelhas a arder.
0'Aliás, o triunfo na última jornada, na casa de um rival direto (Olhanense), deu alento à equipa e também permitiu dar um salto considerável na tabela.
0'A Académica prossegue a sua campanha de altos e baixos, agora um pouco melhor – leva três jogos seguidos sem perder, embora um empate num deles tenha custado a saída da Taça da Liga –, demonstrando uma produtividade curiosamente superior quando joga fora de casa.
0'É o que vamos ver neste confronto entre o líder da Liga, com apenas um ponto sobre os rivais Benfica e Sporting, e o 11º classificado.
0'O FC Porto terá um autêntico teste à confiança hoje em Coimbra, àquela capacidade que praticamente faz parte do ADN da equipa de reagir bem aos momentos de aperto. Será suficiente para superar a crise de identidade?
0'Duas vitórias nos últimos sete jogos, segundo empate consecutivo no Dragão, rendimento instável, falhas defensivas gritantes, e muita, muita, contestação.
0'A cerca de hora e meia do início do jogo estão 7 graus e ainda não se vê ninguém nas bancadas!
0'Boa noite. Sejam bem-vindos ao Académica-FC Porto, jogo da 11ª jornada da Liga, para acompanhar, AO MINUTO, aqui, no MAISFUTEBOL. Fique ligado.

Crónica, destaques e opiniões in maisfutebol

Outros

Académica não vencia o FC Porto há 42 anos

Há 42 anos que a Académica não derrotava o FC Porto para o principal escalão do futebol português.

O último triunfo da Brisa remete para a época 1971/72. A 31 de outubro de 1971, em jogo da 7ª jornada, a formação de Coimbra foi ao Estádio das Antas vencer por 3-2, com dois golos de Manuel António e um de Mário Campos. Flávio e Bené marcaram os golos portistas.

Se estivermos a falar da última vitória caseira da Académica sobre o FC Porto, para o campeonato, então é preciso recuar mais um ano, para a época 1970/71. Na jornada 9, a 15 de novembro de 1970, a Briosa venceu também por 3-2, e até esteve a perder por duas bolas a zero (Lemos e Pinto marcaram para os «dragões»). Com golos de Manuel António, António Jorge e Serafim, a equipa da casa deu a volta ao marcador.

In maisfutebol

Dragão sem encanto perdeu-se em Coimbra

Justiça. Dragões derrotados pela primeira vez por mérito de uma Académica unida e organizada, que expôs deficiências no plantel portista, abrindo uma ferida muito profunda. Quintero jogou de início, mas a criatividade amarrada numa ala não foi a melhor ideia deste mundo.

in o jogo

Fc Porto insultos à saida do estádio de Coimbra

A comitiva do FC Porto deixou o estádio Cidade de Coimbra debaixo de insultos dos adeptos azuis e brancos.
O treinador Paulo Fonseca foi um dos visados. O presidente Pinto da Costa saiu ao lado do técnico.
Os jogadores também foram alvo dos adeptos, que gritaram: «Vocês são uma vergonha.»
O cenário é em tudo idêntico àquele vivido por Vítor Pereira em 2011/12, quando o FC Porto foi eliminado pela Académica, em Coimbra, da Taça de Portugal.
O FC Porto perdeu neste sábado em Coimbra por 1-0. Foi a primeira derrota na Liga dos dragões desde janeiro de 2012.

in maisfutebol

Autocarro portista atingida por tochas e pontapés à chegada ao Dragão

Cerca de 200 adeptos do FC Porto manifestaram o seu desagrado com novo mau resultado da equipa de futebol, à chegada do plantel portista ao Dragão, depois do desaire em Coimbra, com a Académica. Uma receção muito hostil, como poucas vezes sucedeu na Invicta com os campeões nacionais.

O autocarro que transportava a comitiva dos dragões chegou mesmo a ser atingido por pontapés, socos e... tochas, num ambiente de enorme tensão. Choveram igualmente os insultos à equipa e a Paulo Fonseca por parte dos adeptos que, mal o autocarro abrandou, "atiraram-se" para cima do veículo, o que obrigou à intervenção dos muitos elementos das forças de segurança presentes no local.

Refira-se que o plantel já tinha sido alvo da insatisfação dos adeptos após o apito final e mesmo à saída do Municipal de Coimbra.
in record

Árbitro

João Capela podia ter ficado ligado à história do jogo, com duas decisões erradas: logo no primeiro minuto, não viu um penálti de Josué sobre Ivanildo e, aos 84’, assinalou grande penalidade num lance em que não se vislumbra qualquer falta de Aníbal Capela ou Halliche sobre Jackson Martínez. Esta última decisão pareceu tanto mais incompreensível quanto o árbitro adotou um critério largo no que diz respeito às faltas.
in record

Dá para recordar as palavras de JES num jogo com outro chamado grande:

"Lá tivemos o excelentíssimo senhor penálti inventado"


Sem comentários:

Enviar um comentário