23 de dezembro de 2013

2013/2014 - 14J - V Guimarães 3 - Académica 0



A Académica perdeu este sábado com o Vit. Guimarães em jogo que contou para a 14ª jornada da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" não fecharam o ano com chave de ouro e saíram derrotados do Minho por 3-0, numa partida que fica irremediavelmente marcada pela expulsão de Halliche, ainda na primeira parte, num lance onde o árbitro Artur Soares Dias fez vista grossa à provocação de Tomané sobre o central argelino da Briosa.

Os "estudantes" até foram a equipa que melhor entrou no jogo e rapidamente controlaram as incidências da partida, dispondo de algumas boas oportunidades para marcar e jogando de forma constante no meio-campo adversário. Marinho, Abdi e Magique criaram alguns calafrios à defensiva do Vit. Guimarães mas seriam os homens da casa a inaugurar a contagem, contra a corrente do jogo, num lance de bola parada, onde Marco Matias apareceu sozinho a cabecear para o fundo da baliza de Ricardo.

Depois do 1-0, a Briosa reorganizou-se mas não contava com a expulsão de Halliche, ao minuto 33, num lance onde o avançado vimaranense Tomané saiu incrivelmente impune. A perder e a jogar com menos um, pertenceu à Académica a melhor oportunidade da primeira parte, com o cabeceamento de Fernando Alexandre a sair caprichosamente ao lado da baliza defendida por Douglas.

Na etapa complementar, a equipa comandada por Rui Vitória ampliou a vantagem mas não sem antes contar com nova decisão que prejudicou a Académica. Cleyton sofreu falta à entrada da área vimaranense mas Artur Soares Dias mandou jogar e nesse lance nasceu o 2-0, que "matou" as aspirações da Briosa no desafio.

Até final, há a registar mais um golo da equipa da casa, que fechou a contagem no 3-0. Uma palavra para os incansáveis adeptos da Académica no D. Afonso Henriques que, mesmo vendo a sua equipa em desvantagem, foram os que mais se ouviram no reduto do Vit. Guimarães.

in AAC-OAF

espectadores: 9515

Crónica

Com distinção, o V.Guimarães acaba o ano em lugar europeu depois de passar o exame vindo de Coimbra. A Académica, com um erro defensivo e depois com uma expulsão desnecessária, estendeu a passadeira para que os minhotos construíssem um resultado robusto (3-0). O Vitória dá um safanão nos fantasmas de jogar no D. Afonso Henriques e cola-se ao Estoril no quarto lugar.

Ao todo, o V.Guimarães já não vencia no D.Afonso Henriques há seis jogos consecutivos em várias competições. Mais pontuador fora de portas do que em casa, o regresso à cidade-berço era simbólico até por isso.

A Académica procurava também regressar aos triunfos, depois de dois jogos sem vencer. A Briosa venceu o FC Porto no seu reduto, mas depois sucumbiu em Setúbal e não foi além de um empate caseiro com o Marítimo. Era por isso uma Briosa em busca de afirmação aquela que se apresentou na penúltima jornada da primeira volta

Sete minutos fatídicos para a Académica

Os minutos iniciais do encontro foram amorfos, sem história e a prometer dificuldades em fazer abanar as redes. A Académica estava bem organizada, o que por si só normalmente tem sido entrave para que o V.Guimarães consiga apresentar rendimento atacante.

Mas apenas em sete minutos, a história mudou por completo. No primeiro canto que teve a seu favor, contra os dois que a Académica já somava, Marco Matias foi rei e senhor no interior da área: cabeceou sem oposição para o fundo do marcador.

Apenas sete minutos depois Halliche agrediu Tomané e foi expulso. Vida difícil para Sérgio Conceição, que estava em desvantagem no marcador e igualmente em desvantagem numérica. A forma como o técnico da Académica pontapeou a bola no final do segundo tempo era um prenúncio daquilo que estava para acontecer.

Barrientos e André André avolumaram resultado

A Académica deu ainda um ar da sua graça, poucos depois de ficar a menos um, com Cleyton a não ter astúcia para empurrar a bola para o fundo da baliza de Douglas quando esta se passeou pela área em zona perigosa para a equipa da casa.

No segundo tempo, com os jogadores Academistas a acusarem o cansaço, o Vitória soube aproveitar as desatenções da equipa da casa para avolumar o resultado. Primeiro foi Barrientos, a dar sequência a um contra-ataque bem delineado pelo conjunto minhoto. Depois foi André André a aproveitar uma bola perdida no miolo para rematar muito colocado e longe do alcance de Ricardo.

O marcador parou no terceiro, registando o melhor resultado dos minhotos no campeonato. O V.Guimarães abrandou, a Académica já nada foi capaz de fazer. Três pontos no sapatinho do Vitória, que ganha alento para a deslocação ao terreno do rival Braga no arranque do novo ano. A Académica averbou o terceiro resultado negativo consecutivo e confirma a época irregular que vem a protagonizar.

Destaques

A figura

Marco Matias: Já é o melhor marcador do V.Guimarães. Com o processo de renovação «empancado», depois de já ter inclusive ficado de fora dos convocados devido a esse mesmo processo, o extremo voltou a marcar. O festejo foi à Cristiano Ronaldo, no gesto e nas palavras: «Eu estou aqui». Veloz e incisivo, foi sempre uma seta apontada à baliza de Ricardo. Dentro de duas semanas fica livre para se vincular a qualquer outro clube. O tempo começa a esgotar-se para a SAD do V.Guimarães, que vê o número 7 continuar a ser uma das principais armas do seu plantel. Saiu debaixo de aplausos.

O Momento

Golo Marco Matias (minuto 27’): Barrientos apontou o canto na esquerda, o primeiro do Vitória, e foi o franzino Marco Matias a cabecear para o fundo das redes. As torres da Académica concentraram-se no corredor centra e esqueceram-se do número 7 dos minhotos. A cabeçada inesperada de Marco Matias apanhou de surpresa Ricardo, que deixou a bola escapar-se por entre as pernas.

Desilusão

Halliche: Atitude imprudente daquele que é um dos jogadores mais experientes da Briosa. Tómané pisou involuntariamente o argelino, que reagiu de forma intempestiva agredindo o avançado do V.Guimarães. Artur Soares Dias foi perentório a correr na direção de Halliche com a cartolina encarnada na mão. Depois de sofrer o golo a Académica ficou a menos um. O central argelino viu o segundo vermelho consecutivo no espaço de pouco mais de meia hora. Primeiro diante do Setúbal, no último minuto do encontro, outro esta noite em Guimarães.

Outros destaques:

Abdi: Vinha a ser o melhor elemento o elemento mais irrequieto da Académica, ganhou ainda mais esse estatuto quando os estudantes ficaram recuados a dez elementos. Assumiu quase que por exclusivo as despesas atacantes do conjunto que viajou desde Coimbra. Abdi lutou sozinho contra a defensiva do Vitória. Esforço inglório; tentou até sacar uma grande penalidade a Douglas, mas o máximo que conseguiu foi a cartolina amarela.

Barrientos: Apontou o canto que inaugurou o marcador e foi o autor do segundo golo da equipa de Rui Vitória. Encostado à esquerda, onde conquistou o seu lugar no onze, abrilhantou a exibição esforçada com rendimento atacante.

Makelele: Pequeno em tamanho, gigante na luta do meio campo. Foi quase sempre ele a dar a cara à luta mesmo a sua equipa estando em desvantagem no que ao número de homens diz respeito. Correu o campo todo sempre com grande intensidade.

Opiniões

Rui Vitória, técnico do V.Guimarães, no final do encontro diante da Académica, em que o seu clube venceu por 3-0:

«Criámos vários problemas à Académica fruto da intensidade e da dinâmica inicial. Depois do 3-0 abrandámos, sabíamos que o jogo estava resolvido a nosso favor. Fica uma vitória muito conseguida. Dá-me um prazer ver esta equipa com estes miúdos cada vez mais a acreditarem em si próprios e a crescer.»

«É para mostrarmos a nós mesmos e a muita gente que não há receitas para estas questões. Às vezes os golos não aparecem, o trabalho está a ser desenvolvido e hoje materializamos em golo as oportunidades criadas».

[Balanço 2013]
«Se há ano que ficará marcado na minha vida e no Vitória é o ano de 2013, porque conquistámos a Taça de Portugal. Foi um ano muito difícil, com muitas perturbações. É um ano positivo com as dificuldades que foram acontecendo».

[Mercado de Inverno]
«Como treinador não me limito à minha área técnica, sei que as coisas não estão fáceis a nível financeiro. Se houver essa oportunidade cá a analisaremos, agora não estamos focados em determinado sector ou determinado jogador».

Declarações de Sérgio Conceição, treinador da Académica, depois de derrota por 3-0 no Estádio D. Afonso Henriques, frente a ao V. Guimarães:

«Se eu dissesse aquilo que me vai na alma se calhar seria mal-educado. Não são normais estes erros. O primeiro golo é um erro nosso e não pode acontecer a este nível. A expulsão deixo para vocês comentarem mais uma vez».

«Em termos de estatística tivemos mais remates, mais cantos. A estratégia para o segundo tempo era para esperar pelo Vitória, pois sabíamos que eles vinham atrás do segundo golo».

«O segundo golo foi num lance de ataque nosso em que houve falta sobre o Ogu. Faz-me lembrar o segundo golo nosso sofrido com o Sporting, com este mesmo árbitro em que não marcou um fora de jogo de um metro. O segundo golo matou o jogo».

«O futebol é isto, a Académica nota-se que é um clube que não tem peso nestas coisas da arbitragem. Temos cinco penáltis contra e nenhum a nosso favor.»

Ricardo, guarda-redes da Académica, na zona mista do Estádio D. Afonso Henriques após a derrota por 3-0 com o Vitória:

«Vínhamos com o intuito de pontuar aqui, era esse o nosso objectivo. Sofremos um golo de bola parada numa falha de marcação e depois da expulsão [de Halliche] tudo ficou mais difícil».

«Já me disseram que o nosso jogador não fez nada para vermelho direto, mas ainda não vi as imagens por isso não vou comentar a arbitragem.»

«Logicamente, que é mais complicado com menos um. Estar a perder por 1-0 e depois uma expulsão. Depois o Guimarães acabou por fazer mais dois golos.»

Fernando Alexandre (in Record)
“Ainda estamos na luta e dentro dos objetivos a que nos propusemos para esta época. Existe muita qualidade no plantel e se continuarmos a trabalhar desta forma iremos ser devidamente recompensados no final da temporada”,

Ao minuto 

90'FIM DO Vitória Guimarães, (3) - Académica, (0)
85'Cartão amarelo para Freire
80'Está tudo resolvido no D. Afonso Henriques e as duas equipas sabem disso.
73'Entra Grilo do Académica
73'Sai Marinho do Académica
70'Cartão amarelo para C. Malonga
69'Entra N. Plange do Vitória Guimarães
69'Sai Marco Matias do Vitória Guimarães
67'Cartão amarelo para Tómané
67'Entra Tiago Rodrigues do Vitória Guimarães
66'Sai André André do Vitória Guimarães
66'Amarelo para o jogador da Académica por simulação. Muito bem o árbitro, boa decisão.
66'Cartão amarelo para G. Magique
65'Magique pede penálti por derrube de Douglas!
65'Livre perigoso a favor da Académica~
63'Entra J. Ogu do Académica
63'Sai Cleyton do Académica
60'O médio do Vitória apanha a bola à entrada da área, após um corte de Djavan. André André atira muito colocado, rasteiro, e a bola entra junto ao poste esquerdo da baliza de Ricardo.
59'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de André André
59'Entra C. Malonga do Vitória Guimarães
58'Sai Crivellaro do Vitória Guimarães
58'RICARDO EVITA O TERCEIRO!
58'Tomané cruza da direita, a defesa falha o corte e Barrientos recebe na área, com dificuldade, uma vez que a bola sobe. Ainda assim, o uruguaio consegue um remate em meia rotação e bate Ricardo pela segunda vez na noite.
58'Assistência para golo de Tómané
57'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de J. Barrientos
54'Capela falha o próximo jogo na Liga da Académica, em casa com o Paços.
53'Cartão amarelo para Aníbal Capela
53'André André bate, mas o cabeceamento de Tomané é fraco. Ricardo segura.
52'Livre lateral a favorecer o Vitória.
51'Marcelo cruza da direita, mas o Vitória afasta
48'Perda de bola de Paulo Oliveira, Magique recolhe parte para a área e remata para defesa de Douglas.
46'Recomeça o Vitória Guimarães - Académica
45'Intervalo no Vitória Guimarães - Académica
45'Cartão amarelo para João Real
45'Assistência para golo de J. Barrientos
45'Livre perigoso a favorecer o Vitória, em posição lateral.
44'Sérgio Conceição irritadíssimo! Deu um chutão numa bola agora...
40'Entra João Real do Académica
40'Sai G. Magique do Académica
40'AFASTA O VITÓRIA! Quase o empate. Cruzamento da esquerda para o segundo poste, Luís Rocha falha o corte e depois Freire consegue evitar o golo da Briosa, ao meter o pé à bola e não deixar que Cleyton rematasse!
35'Por agressão a Tomané!
35'Cartão vermelho para R. Halliche
33'AO LADO! Livre para a Académica, Fernando Alexandre cabeceia ao segundo poste, mas a bola sai ao lado da baliza de Douglas. Passou muito perto!
32'Douglas sai da baliza e afasta a bola com os pés, perante a ameaça de Marinho
28'Canto de Barrientos na esquerda do ataque do Vitória. Marco Matias surge sozinho na área e cabeceia por entre as pernas de Ricardo. A questão é: como é possível Marco Matias aparecer solto assim?
28'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Marco Matias
27'Canto para o Vitória.
24'Marinho tenta servir Magique na área, mas o passe sai comprido.
21'DOUGLAS! Magique cabeceia solto na área, quase de costas para a baliza. Tenta meter a ola por cima de Douglas, mas o guarda-redes está bem posicionado e segura.
18'SEGURA RICARDO! Bola pela esquerda, Crivellaro cruza, Tomané dá um toque e Barrientos não consegue o remate na área. O guarda-redes da Académica agarra a bola depois.
17'Passou o perigo para o Vitória.
16'Novo canto.
16'Canto para a Académica.
13'Outro cartão amarelo bem mostrado. Entrada fora de tempo sobre Marco Matias.
13'Cartão amarelo para Djavan Ferreira
11'Entrada a deslizar sobre Abdi. Nada a dizer, cartão ajustado.
11'Cartão amarelo para André André
10'Falha na defesa da Académica, a bola chega a Marco Matias que tenta o remate. Djavan aparece a tempo de cortar.
8'Marco Matias tem entrada completamente fora de tempo e atinge Fernando Alexandre.
6'Responde a Académica com um remate de Magique que Douglas defende.
5'Crivellaro coloca a bola na área da Académica, mas Ricardo recolhe sem problemas.
3'Remate de longe de Tomané, por cima!
1'Começa o Vitória Guimarães - Académica
0'Equipas em campo. Jogo prestes a começar.
0'Suplentes: Peiser, João Real, Bruno China, Marcos Paulo, Diogo Valente, Grilo e Ogu.
0'Académica: Ricardo; Marcelo, Halliche, Capela e Djavan; Fernando Alexandre, Makelele e Cleyton; Marinho, Magique e Abdi.
0'Suplentes: Miguel Oliveira, Moreno, Nii Plange, André Santos, Russi, Malonga e Tiago Rodrigues
0'Vitória: Douglas; Amorim, Paulo Oliveira, Freire e Luís Rocha; Leonel Olímpio, André André e Crivellaro; Marco Matias, Tomané e Barrientos.
0'Avancemos desde já com os onzes iniciais!
0'Boa tarde e seja bem-vindo ao Vitória-Académica, partida da 14ª jornada da Liga 2013/14 e que o Maisfutebol vai acompanhar AO VIVO! FIQUE LIGADO!

in maisfutebol

Expulsão

Halliche, outra vez expulso!

8 jogos em 2013/2014 - 3 expulsões!
14 jogos em 2012/2013 - 2 expulsões!

total na Briosa de 22 jogos e 5 expulsões!

Folgas / Treinos 

O facto de a Briosa já ter sido eliminada da Taça da Liga e apenas ter o regresso à competição marcado para dia 5 de janeiro permitiu ao plantel usufruir de mais dias de folga durante a quadra natalícia. O próximo duelo será diante do Beira-Mar, em Aveiro, para a Taça de Portugal, jogo que só começa a ser preparado na tarde de sexta-feira, dia 27.

in record

Sem comentários:

Enviar um comentário