23 de agosto de 2014

Liga 2014/15 - 02J - Marítimo 2 - Académica 1



nº espectadores: 3 231
árbitro: Vasco Santos

Crónica


Em dois minutos tudo mudou no Estádio dos Barreiros! Depois de uma primeira parte desinteressante, o Marítimo marcou dois golos de rajada, aos 53 e aos 54, e resolveu o jogo. 

Na estreia em casa esta época e também de Leonel Pontes, num Estádio dos Barreiros em remodelação, os madeirenses só perto da meia hora é que conseguiram criar perigo junto à baliza de Cristiano, num livre de Patrick Bauer que passou bem perto. 

A resposta da Académica surgiu poucos minutos depois, num remate de Marcos Paulo ainda fora de área e que passou a rasar o poste esquerdo de Salin. 

Com Weeks descaído para a esquerda e com Bruno Gallo no centro, no habitual 4X3X3, o Marítimo mostrava algumas dificuldades na posse e na circulação da bola. E a Académica, com um meio-campo mais preenchido fruto do 4X2X3X1 estipulado por Paulo Sérgio, conseguia preencher melhor os espaços ganhando ao mesmo tempo um maior número de lances. 

A solução era então os remates de longe, com João Diogo a assustar Cristiano aos 39 minutos, num grande remate cruzado fora de área, que passou muito perto da barra. 

Na segunda parte, Leonel Pontes lançou ao intervalo Maazou para o lugar de Weeks e tudo mudou. A equipa entrou mais decidida e atrevida e em apenas dois minutos transformou o apático 0-0, num motivante 2-0. 

O primeiro grande momento aconteceu aos 53 minutos, num lance que começou em Dyego Sousa que, pela esquerda, cruzou dentro de área para Fransérgio marcar um grande golo, num remate forte e imparável para Cristiano.

Praticamente no recomeço do jogo, quando aconteceu o golo inaugural, marcou-se mais um golo: desta vez foi Fransérgio a cruzar largo para o recém-entrado Maazou, que ganhou as costas aos defesas e rematou cruzado para o poste mais distante de Cristiano. 

Em apenas dois minutos tudo mudava no Estádio dos Barreiros!

Até ao fim, Paulo Sérgio arriscou tudo ao retirar um médio de características defensivas, Nuno Piloto, e a colocar mais um avançado – Magique. E o 2-1 surgiu mesmo, mas pelo pé direito de Rui Pedro que, num bom lance individual e aproveitando o espaço dado pelos jogadores do Marítimo, rematou forte e fora do alcance de Salin. 

Até ao fim, os madeirenses souberam segurar o resultado com organização e rigor e venceram por 2-1 de forma justa. 

Destaques 


A figura – Maazou, o gigante que mexeu com o jogo 
Entrou ao intervalo e trouxe uma nova dinâmica ao ataque do Marítimo. Ajudou (e muito) a equipa nas movimentações ofensivas tendo ainda marcado o segundo golo dos madeirenses. Numa excelente desmarcação, nas costas dos defesas da Académica e com oportunidade, Maazou respondeu ao bom cruzamento de Fransérgio com um remate colocadíssimo e fora do alcance de Cristiano. 

Momento – Minuto 53 
O primeiro golo do jogo mudou tudo para o Marítimo. Trouxe a tranquilidade e a confiança que começavam a faltar à equipa da casa e abriu caminho a um segundo golo quase em simultâneo. 

Outros destaques 

FRANSÉRGIO – Bom jogo do médio brasileiro que chegou ao Marítimo no mercado de Inverno na época passada. Nesta temporada, mais adaptado ao clube, parece estar a conquistar uma vaga no meio-campo verde-rubro. Marcou um golo e assistiu para outro. 

DANILO PEREIRA – É o pilar da equipa e neste jogo voltou a ser uma importante ajuda aos centrais do Marítimo. O agora capitão, que ainda pode ser transferido até ao fim do mês, também soube sair a jogar. Melhorou claramente de rendimento na segunda parte. 

Opiniões 


Leonel Pontes, treinador do Marítimo, na conferência de imprensa após a vitória sobre a Académica

«Foi uma vitória justa do Marítimo pela consistência que tivemos na primeira parte e pela entrada forte que tivemos na segunda parte. Os primeiros 20 minutos foram bons e entre os 75 e os 90 minutos fomos obrigados a defender. Na mesma, conseguimos algumas oportunidades flagrantes. A equipa está de parabéns pela vitória, pelo empenho e atitude que teve durante todo o jogo.»

Paulo Sérgio, treinador da Académica, na conferência de imprensa que se seguiu à derrota com o Marítimo

«O início da segunda parte foi decisivo para o desfecho do jogo com os dois golos de seguida do Marítimo. A minha equipa foi superior na primeira e na segunda parte, mas apenas concretizámos uma vez e o Marítimo concretizou duas. Fizemos um jogo de grande qualidade, por isso só tenho de estar satisfeito com a minha equipa, apesar de não estar contente com o resultado.»

Ao Minuto 

90'FIM DO Marítimo, (2) - Académica, (1)
89'Vão jogar-se três minutos de compensação...
88'Cartão amarelo para Marcos Paulo.
86'Perigo na área da Académica. Fransérgio remata duas vezes com perigo e Cristiano defende bem.
82'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Rui Pedro.
O avançado ganha espaço à entrada da área e remata forte e fora do alcance de Salin.
80'Remate fortíssimo de Edgar Costa a obrigar Cristiano a aplicar-se para defender a bola.
79'Entra Ebinho (Marítimo)
79'Sai Dyego Sousa (Marítimo)
78'Remate perigoso de Ofori. A bola sai ao lado da baliza de Salin.
70'Entra Schumacher (Académica)
70'Sai C. Olascuaga (Académica)
68'Marcos Paulo remata ja dentro da área e obriga Salin a uma defesa atenta.
65'A Académica tenta tudo para reduzir a desvantagem mas o Maritimo defende até agora de forma muito organizada.
62'Entra Fernando Ferreira (Marítimo)
62'Sai Bruno Gallo (Marítimo)
60'Paulo Sérgio arrisca mais com a saída de um médio de caracteristicas mais defensivas e a entrada de um extremo.
60'Entra G. Magique (Académica)
60'Sai Nuno Piloto (Académica)
55'O Marítimo regressa muito bem dos balneários e marca dois golos de rajada, um deles pelo jogador que entrou depois do intervalo.
54'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Maâzou.
Cruzamento de Ruben Ferreira, e Maazou, dentro de área, remata bem colocado e fora do alcance de Cristiano.
53'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Fransérgio.
O médio marca, já dentro de área, num grande remate de pé esquerdo respondendo a uma assistência de Dyego Sousa.
52'Cartão amarelo para Rúben Ferreira.
51'O Maritimo procura chegar perto da baliza contrária, mas a Académica, bem organizada, não o permite...
46'Entra Maâzou (Marítimo)
46'Sai T. Weeks (Marítimo)
46'Recomeça o Marítimo - Académica
45'Intervalo no Marítimo - Académica
45'Vão jogar-se dois minutos de compensação.
44'Novo remate de longe, agora de Fransérgio. A bola sai ao lado da baliza de Cristiano.
39'GRANDE REMATE cruzado de João Diogo, descaído para a direita, mas de pé esquerdo. A bola passa a rasar a barra de Cristiano...
32'O Maritimo está a mostrar algumas dificuldades em ter a posse de bola durante algum tempo... O meio campo da Académica está com mais homens e a ganhar muitos lances.
30'Boa resposta da Académica, num forte remate de Marcos Paulo, de fora de área. A bola passa ao lado da baliza de Salin.
27'Livre para o Maritimo a 30 metros da área em zona central. Grande remate de Bauer. A bola passou bem perto da baliza... Foi a primeira GRANDE OPORTUNIDADE do jogo...
26'Cartão amarelo para Aníbal Capela.
23'Boa jogada de Edgar Costa pela esquerda, que passa para Fransérgio: o médio tenta a sorte de longe, mas o remate sai fraco e à figura de Cristiano.
20'A Académica está a tentar a aproximação à baliza de Sallin. Mas a defesa do Maritimo tem estado melhor até agora.
17'João Real teve de ser substituído devido a lesão.
16'Entra Aníbal Capela (Académica)
16'Sai João Real (Académica)
14'À passagem do quarto de hora, o Maritimo está melhoir, com mais posse de bola...
14'Livre para o Maritimo descaido para a esquerda: Edgar Costa cobra bem, tenso, mas Cristiano sai bem dos postes e afasta o perigo.
11'O Maritimo ensaia a primeira jogada perigosa: boa combinação entre Weeks e Bruno Gallo. A bola sobra para Ruben Ferreira, que remata ao lado.
5'O jogo começa equilibrado. E ainda não houve oportunidades de golo...
1'Começa o Marítimo - Académica
0'As equipa já estão a subir ao relvado...
0'Estão cerca de 2.500 adeptos no estádio a poucos minutos do início do jogo...
0'As bancadas começam a compor-se com a chegada dos adeptos...
0'Leonel Pontes e Paulo Sérgio apresentam esta tarde dois onzes sem surpresas...
0'Pela primeira vez estão ser utilizados os novos balneários situados debaixo da mais recente bancada, que ainda não está concluida. Os bancos das equipas também mudaram para o outro lado do campo.
0'Está sol no Funchal. O relvado não está a cem por cento devido a um fungo que obrigou o clube a fazer tratamento à relva e as melhorias ainda não são totais.
0'Devido às obras no Estádio dos Barreiros há menos 1.100 lugares disponíveis e as entradas no recinto são agora apenas duas.
0'O árbitro do jogo será Vasco Santos. Álvaro Mesquita e Bruno Trindade serão os e o 4º árbitro será João Pinheiro.
0'As equipas aquecem nesta altura no relvado do Estádio dos Barreiros.
0'Sulplentes da Académica: Lee, Aníbal Capela, Jimmy, Schumacher, Magique, Oualembo e Pedro Nuno.
0'Suplentes do Marítimo: Wellington, Kaj, Briguel, Fernando Ferreira, Alex Soares, Ebinho e Maazou.
0'ACADÉMICA: Cristiano, Obiora, R. Nascimento, João Real, Iago, Olascuaga, Rui Pedro, Marcos Paulo, Nuno Piloto, Rafael Lopes e Ofori.
0'MARÍTIMO: Salin, João Diogo, Gegé, Bauer, Ruben Ferreira, Fransérgio, Danilo Pereira, Gallo, Edgar Costa, Dyego Sousa e Weeks.
0'Já são conhecidos os onzes oficiais da equipas.
0'Na Académica, o treinador Paulo Sérgio tem cinco jogadores indisponíveis por lesão Aderlan, Lino, Marinho, Fernando Alexandre e Ivanildo.
0'No Marítimo, Pontes anda não pode contar com Micolta e Vidales, cujos certificados internacionais ainda não chegaram.
0'A Académica registou um ponto na 1ª jornada ao empatar em Coimbra com o Sporting.
0'O Marítimo de Leonel Pontes estreia-se em casa para a Liga depois de ter começado o campeonato com uma derrota no Dragão.
0'Boa tarde. Este sábado cheio de futebol passa pela Madeira. Marítimo e Académica enfrentam-se no primeiro jogo do dia da Liga. Siga EM DIRETO.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 23 Ago 2014 às 17:00

in maisfutebol


Sem comentários:

Enviar um comentário