19 de outubro de 2014

Santa Maria afasta Académica da Taça de Portugal

Houve Taça em Barcelos! Pelo segundo ano consecutivo, o modesto Santa Maria, do Campeonato Nacional de Seniores, eliminou uma equipa da I Liga. Depois do Nacional da Madeira, a vítima da equipa barcelense foi a Académica de Coimbra. 

E a Taça de Portugal é fértil em casos em que David derrota Golias, em que os pobres fazem frente aos ricos. Assim aconteceu no Estádio da Devesa. A turma orientada por Nuno Sousa voltou a superar-se e a surpreender o futebol, ao atirar a Briosa para fora da segunda competição mais importante do panorama nacional. 

O Santa Maria mandou na primeira parte e rapidamente começou a acercar-se com perigo da baliza do estreante Lee, um dos quatro jogadores que Paulo Sérgio promoveu na equipa titular. No entanto, os estudantes não trouxeram a lição bem estudada e parecem não ter aprendido com o exemplo do Nacional da Madeira que, na época passada, perdeu neste mesmo estádio por 1-0. 

Entraram apáticos e a ver jogar. O melhor que a Académica conseguiu foi atirar uma bola à barra, por Rui Pedro. Os da casa criaram algumas oportunidades e abriram o marcador por Veiga, de grande penalidade, aos 21 minutos. 

Após o descanso, esperava-se que a Académica reagisse à desvantagem mas continuaram a ser os da casa a mandar na partida. O terreno em mau estado deu vantagem à turma anfitriã, que em vantagem soube controlar os tempos de jogo.Paulo Sérgio não estava satisfeito e mexeu na equipa. Magique trouxe mais velocidade ao ataque dos estudantes, no entanto o último remate nunca saía ou, quando saía, o guardião ou a defesa local mostravam-se imperiais. 

Com o tempo a passar, a Briosa tentou o tudo por tudo. Porém, apostou num futebol direto, facilitando a vida à equipa da casa. O Santa Maria fechou as linhas de golo, sem nunca colocar um autocarro em frente à baliza. 

João Capela apitou para o final da partida e a festa começou dentro e fora do relvado. Pelo segundo ano consecutivo, o Santa Maria elimina, em casa, uma equipa do escalão maior do futebol nacional e um histórico do futebol português. 

FICHA DE JOGO

Domingo, 19 de Outubro, 15 horas 
Estádio da Devesa, Galegos Sta. Maria 
Árbitro: João Capela, de Lisboa

SANTA MARIA - João Luís; David, Cabreira, Boris e Miguel; Veiga, Venu (Lucas, 82), Leandro (Henrique, 90) e Marcelo; Fábio Fortes (Youcef, 74) e Goba 
Treinador: Nuno Sousa 

ACADÉMICA - Lee; Aderlan, Ricardo Nascimento, Anibal Capela e Lino; Obiorah, Nuno Piloto (Magique, 58) e Rui Pedro; Ivanildo, Marinho (Salli, 66) e Shumacher
Treinador: Paulo Sérgio 

Golos: 1-0 por Veiga (21)

«Este relvado não nos deixou jogar futebol», lamenta Paulo Sérgio

Paulo Sérgio, treinador da Académica, após derrota com o Santa Maria, por 1-0, em jogo da Taça de portugal:
«Em primeiro lugar correu mal a forma apática com que entrámos na primeira parte, pouco determinados nas bolas divididas. O adversário, para além da grande penalidade, só teve mais uma oportunidade.» 
«Na segunda parte tivemos quatro ou cinco bolas de golo que não concretizámos. Mas a atitude e a insegurança defensiva deixou-nos intranquilos no jogo. Num campo muito difícil, impraticável... E é pena porque num campo destes qualquer vantagem técnica que a Académica poderia ter, desvanece-se.»

«É uma grande tristeza sair da Taça. É uma prova que sonhamos sempre ir o mais longe possível. Sabemos que estas coisas acontecem, isto é futebol. Este terreno não nos deixou jogar futebol e estas coisas pagam-se. Não conseguimos fazer o jogo que costumamos fazer e estamos todos muito tristes.» 

in maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário