13 de dezembro de 2014

2014/15 - 13J - Gil Vicente 1 - Académica 1


A Académica empatou este sábado com o Gil Vicente a uma bola numa partida que contou para a 13ª jornada da Primeira Liga. Rafael Lopes inaugurou a contagem, já na segunda parte, mas a equipa da casa viria a alcançar o empate a cerca de 15 minutos do fim, numa jogada de insistência que Paulinho finalizou da melhor forma.

A partida começou equilibrada mas, aos poucos, a Briosa foi-se superiorizando no desafio criando alguns lances de perigo junto da baliza de Adriano. Rui Pedro teve nos pés a melhor oportunidade de golo de toda a primeira parte mas a bola, que já levava selo de golo, foi interceptada por Pek's. A abono da verdade, diga-se que Caetano também poderia ter marcado na primeira parte, mas a melhor oportunidade gilista terminou com a bola a sair muito por cima da baliza de Cristiano.

Os golos estavam reservados para a etapa complementar, período onde a Académica foi dona e senhora do desafio, não permitindo quaisquer veleidades ao adversário. Ivanildo serviu de bandeja Edgar Salli para o golo mas Adriano ainda tocou na bola sobrando, no entanto, para Rafael Lopes que mostrou sangue frio e inaugurou a contagem.

Estava feita justiça no marcador e foi então que a Académica podia ter facilmente ampliado a contagem. Contudo - e parece que já é regra no futebol - quem não marca acaba por sofrer. E foi exactamente isso que aconteceu quando Paulinho empatou para o Gil Vicente, ao minuto 77. Foi um golo caído do céu...

No último suspiro a Académica ainda podia ter marcado novamente mas um defesa gilista, já em cima da linha, tirou o "pão da boca" a Fernando Alexandre.

Na próxima jornada, os "estudantes" recebem o Penafiel. Força Rapazes! 

nº espectadores: 1 628
árbitro:  Duarte Gomes

Crónica 

Em jogo de aflitos, ainda não foi desta que o Gil Vicente aprendeu a vencer na presente edição da Liga, empatando em casa com a Académica e puxando assim os estudantes para o penúltimo lugar da classificação. 

O encontro até poderia valer um importante balão de oxigénio para ambas as equipas, mas o empate dá apenas a «linha de água» para Gil e Académica. 
  
Deu mais Gil, a Briosa até esteve a vencer contra a corrente do jogo, mas a tarde fria não deu para mais e os dois conjuntos acabaram por se empatar. Rafael Lopes marcou para a Académica, Paulinho ainda empatou. As duas equipas estão agora nos lugares de despromoção. 
  
José Mota surpreendeu ao apostar em Paulinho no onze inicial no lugar do castigado Jander, deixando Diogo Valente, a opção mais provável, no banco de suplentes. Esta foi, de resto, a única substituição operada em relação ao empate conquistado em Vila do Conde. 
  
Paulo Sérgio mexeu mais na sua equipa comparativamente com a derrota caseira diante do FC Porto. No ataque Magique e Marcos Paulo deram os seus lugares a Rafael Lopes e Ivanildo, enquanto que Cristiano regressou à baliza em virtude da lesão de Lee. 
  
Faltou o golo à primeira parte do Gil 
  
Contrariamente ao que a tabela deixava antever, foi a Académica a acusar a pressão do embate com o Gil. Os estudantes jogaram sobre brasas, com demasiado receio de errar e com medo da criatividade. Último desde o arranque do campeonato, o Gil há muito que não tem como olhar para trás, focando-se apenas na perseguição aos seus adversários. 
  
Foi este ponto que fez a diferença: a forma como as duas equipas encararam o jogo. Em Barcelos viu-se a receção à Académica como (mais) uma oportunidade de vencer pela primeira vez, de Coimbra viajou um conjunto desorientado e quase que a fazer contas àquilo que nova derrota poderia significar. 
  
Com este cenário, o conjunto de José Mota dominou por completo a primeira metade do encontro, jogado no meio campo da Académica e somando lances de perigo junto à baliza de Cristiano. Paulinho quase marcou de canto direto e Cristiano segurou a igualdade com uma grande defesa num dos primeiros lances da primeira parte. Foram os lances de maior perigo de um primeiro em que seu deu Gil. Faltou apenas o golo. 
  
Empate aos solavancos 
  
Para o segundo tempo, o ânimo gilista esmoreceu. Se é que era possível, as duas equipas subiram ao relvado ainda com mais cautelas, a jogar a meio campo e sem grandes aproximações às balizas. 
  
Numa transição rápida, a Académica puxou a ponta do novelo que estava atado no miolo e chegou ao golo por intermédio de Rafael Lopes. Salli está na primeira fase da jogada ao aparecer isolado na cara de Adriano; não conseguiu bater o guardião do Gil, mas deixou Rafael Lopes em condições de finalizar com a baliza praticamente deserta. 
  
O golo da Briosa chegou um pouco contra a corrente do jogo, e o Gil parecia acusar a desvantagem, passando agora os homens de José Mota a jogar sobre pressão. Paulinho conseguiu fazer o empate vinte minutos depois de a Académica ter abeto o ativo. Também apenas à segunda, depois de um remate de Marwan, o Gil reestabelecia a igualdade. 
  
Aos solavancos, Gil e Académica puseram tudo novamente igual. José Mota pediu um último esforço, das bancadas sobraram assobios e acabou por ser a Académica a estar perto de desfazer o empate já nos instantes finais do encontro. Ao minuto 95 Adriano teve que intervir de forma decisiva. 
  
Jogo pobre, que espelha a posição ocupada pelas duas equipas na tabela classificativa. Ainda não foi desta que o Gil venceu, mas demonstrou argumentos para isso. A Académica voltou a pontuar. 


Destaques 

A FIGURA

Paulinho 
Entrada improvável no onze do Gil Vicente, deixando Diogo Valente no banco de suplentes. Exibição com muito esforço, com muito suor destacada com um golo, o primeiro da época. Já no primeiro tempo tinha tentado a sua sorte de canto direto. Restabeleceu a igualdade numa jogada de insistência em que apareceu no sítio certo para bater Cristiano. Exibição positiva do jovem jogador barcelense que se estreou a marcar esta época. 
  
O MOMENTO

Golo de Paulinho (68’) 
Anulou a vantagem imerecida da Académica. Ganhou espaço para rematar, mas não esboçou o disparo. Marwan aproveitou a deixa e atirou ele mesmo para defesa de Cristiano. Na recarga Paulinho fez abanar as redes. 
  
Negativo: Simy 
Exibição esforçada e com muita luta entre os centrais, mas sem rendimento. O gigante avançado do Gil não conseguiu dar seguimento ao caudal ofensivo interessante que a sua equipa dispôs. Muito trapalhão, acabou por fazer muito pouco no ataque. 
  

OUTROS DESTAQUES:

Ivanildo 
Um dos poucos com clarividência para dizer que a Académica também existiu em termos ofensivos. Mesmo com evidentes debilidades físicas (veio várias vezes ao banco receber tratamento na coxa esquerda e trocar de coxa elástica), foi o único a estender o jogo da Briosa até à área do Gil. 
  
Luís Silva 
Outra vez um pêndulo no meio campo do Gil Vicente. Está a dar-se bem com a presença de João Vilela ao seu lado, dando mais critério às decisões do Gil no miolo. Fez-se notar, essencialmente, no segundo tempo quando o Gil quebrou no setor intermediário. 
  
Cristiano 
Não teve uma tarde com uma folha de serviço propriamente preenchida, mas respondeu à chamada quando foi chamado a intervir. No final da primeira parte fez uma defesa assombrosa a remate de João Vilela, segurando o empate até ao período de descanso. 
  
Adriano Facchini 
Tarde ingrata do guarda-redes do Gil Vicente. Pouco mais poderia fazer no golo apontado pela Académica. Ainda susteve o primeiro remate, de Salli, desenquadrado com a baliza á não travou Rafael Lopes. De resto, defendeu tudo que havia para defender, não muito, diga-se, mas ainda assim com enorme eficiência. 
  
Rafael Lopes 
Pecks deu-lhe uma primeira oportunidade de visar a baliza de Adriano, mas o avançado deslumbrou-se com a oferta e rematou ao lado. Aos 57 minutos apontou o golo que colocou a Académica em vantagem, com um enorme sentido de oportunidade.



Opiniões 

Declarações de José Mota, treinador do Gil Vicente, no final do jogo com a Académica que terminou com um empate a uma bola no Estádio Cidade de Barcelos: 
  
«Foi um empate que soube a pouco. Fomos claramente a melhor equipa. Na primeira parte merecíamos estar a vencer não com um golo, mas com mais do que um. Tivemos várias movimentações muito boas, foi a melhor primeira parte que tive no Gil. Ao intervalo merecia estar a vencer por uma margem de dois golos, penso que seria o resultado mais certo». 
  
«A segunda parte foi mais equilibrada, a Académica chegou ao golo num lance em que existe uma mão clara no início da jogada e que permitiu que a Académica saísse em transição. A equipa não se foi a baixo, acreditámos que podíamos dar a volta ao resultado e chegámos ao golo com muito mérito. De qualquer das formas, o Gil merecia ter vencido». 
  
«Preocupado? Basta ver a forma como esta equipa trabalha. Há equipas que vão passar a mesma fase que o Gil está a atravessar, se calhar ainda pior. Se a equipa não produzisse, aí estaria preocupado. Nesse sentido não estou preocupado, trabalhando desta forma vamos sair desta posição. Desde o jogo com o Sporting ainda não ganhámos, mas também e ainda não perdemos em casa. Estamos a tornar a nossa casa uma fortaleza. Há equipas que não merecem e vencem, o fator sorte também faz a diferença. Esta equipa preparou-se para ganhar, não ganhou porque não teve sorte. A qualquer momento vai acontecer. Tenho enfrentado adversários bem pior do que o Gil Vicente. A qualquer momento, se calhar vamos fazer menos do que hoje e vamos ganhar».

Declarações de Paulo Sérgio, treinador da Académica, depois do empate a uma bola com o Gil Vicente no Estádio Cidade de Barcelos: 
  
«Acho que merecíamos levar mais do que um ponto, tivemos ocasiões, o Gil também teve, mas acho que trabalhámos mais. É muito difícil defender este Gil, com um ponta de lança que complica muito. A equipa teve atitude e foi notório que quando a equipa marcou o futebol foi melhor.» 

«Depois, num momento de infortúnio deu o empate. É um ponto fora, pode trazer coisas boas para o futuro. Se olharmos para a classificação, o campeonato vai começar agora. Há ali seis ou sete equipas muito juntas. O Penafiel estava lá em baixo e com duas vitórias saltou para cima.» 

«Destaco a postura positiva da equipa, quando a equipa marcou viu-se outra qualidade. É em cima disto que vamos trabalhar para sair desta fase, a qualidade está lá. A equipa tem que acreditar».

Declarações de Rafael Lopes, autor do golo da Académica em Barcelos. O golo apontado pelo avançado da Briosa não foi suficiente para vencer o encontro, resultado que o jogador considerava mais justo:
  
«Os golos ajudam a moralizar um jogador, gostaria que trouxesse a vitória, mas não aconteceu. Pelo que trabalhámos e pelo que lutámos era justo ter saído daqui com os três pontos.» 

«Depois do golo começamos a jogar melhor futebol, mas o golo do Gil Vicente deitou-nos um bocadinho abaixo».




Ao minuto 

90'Final, 1-1!!
90'Entra Aderlan (Académica)
90'FIM DO Gil Vicente, (1) - Académica, (1)
90'Sai Ivanildo (Académica)
90'Académica quase marca por duas ocasiões. Fernando Alexandre obriga Adriano Facchini a fazer uma defesa apertada.
90'Cinco minutos de descontos
90'Entra Diogo Valente (Gil Vicente)
90'Sai Paulinho (Gil Vicente)
87'Entra Marcos Paulo (Académica)
87'Entra Schumacher (Académica)
87'Sai Rafael Lopes (Académica)
87'Sai Rui Pedro (Académica)
81'Cartão amarelo para E. Salli.
77'Cartão amarelo para Fernando Alexandre.
76'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Paulinho.
Marwan faz o primeiro remate, Cristiano defende em esforço e Paulinho aparece no sítio certo a carimbar o empate. O avançado já tinha perdido uma oportunidade de remate na mesma jogada
75'Joga-se novamente em Barcelos
73'O jogo está interrompido. Cristiano, guarda-redes da Académica, está a ser assistido.
70'Cabeceamento de Rui Pedro ao lado
64'Entra Vítor Gonçalves (Gil Vicente)
64'Sai Luís Silva (Gil Vicente)
61'Sai Diogo Viana (Gil Vicente)
61'Entra Marwan Mohsen (Gil Vicente)
59'Cartão amarelo para Luís Silva.
57'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Rafael Lopes.
Salli apareceu bem na esquerda e isolado permitiu a defesa a Adriano Facchini. Na recarga Rafael Lopes teve mais calma e bateu Enza-Yamissi, que estava em cima da linha de golo. O Gil queixa-se que o lance é precedido de mão
55'Fífia de Pecks deixa Rafael Lopes isolado. O avançado da Briosa rematou de pronto por cima. Iludiu-se com a oferta. Tinha tempo para fazer mais
53'As duas equipas regressaram ao relvado com mais cautelas neste segundo tempo.
47'Volta a entrar melhor o Gil. Grande remate de Evaldo contra o corpo de Iago
46'Recomeça o Gil Vicente - Académica
45'Fim da primeira parte em Barcelos. O Gil Vicente foi quem mais fez por merecer um resultado diferente do nulo que se regista ao intervalo.
45'Intervalo, 0-0
45'Intervalo no Gil Vicente - Académica
45'Cartão amarelo para Ivanildo.
41'Grande defesa de Cristiano. João Vilela rematou forte na cara do guarda-redes da Académica na sequência de um cruzamento. Cristiano segurou o empate com uma excelente intervenção.
37'Lance de ataque da Académica. Rui Pedro tentou servir Rafael Lopes no coração da área. Adriano antecipou-se
34'O Gil Vicente está a dominar o encontro. Falta o golo à equipa de Barcelos
30'Rafael Lopes remate à baliza do Gil. Adriano segura fácil
29'Cartão amarelo para M. Enza-Yamissi.
27'Remate forte de João Vilela, ao lado. Está melhor o Gil Vicente
25'Perigo de Caetano. Em excelente posição no coração da área, o médio do Gil atirou muito por cima. Oportunidade flagrante de golo
22'Primeiro remate da Académica. Rui Pedro rematou de primeira. Pecks deu o corpo à bola e evitou o perigo.
21'Paulinho quase marca de canto direto. O jogador da Briosa corta em cima da linha de golo ao primeiro poste
20'Remate acrobático de Gabriel no interior da área dá novo canto aos gilistas
18'Remate de Paulinho, de pé esquerdo, Cristiano defende sem grandes dificuldades.
17'Canto para o Gil Vicente conquistado por Simy
13'Primeiro remate do encontro. Gabriel lançou bem Diogo Viana, o extremo rematou às malhas laterais.
9'Pecks agarrou Ivanildo, impedindo-o de seguir com o esférico. Duarte Gomes avisou o central do Gil
5'Início muito calmo...
5'Primeira incursão ofensiva da Académica. Ivanildo pediu pontapé de canto, mas sem efeito. Lance sem perigo.
3'O Gil Vicente tem a iniciativa de pegar no jogo nestes instantes iniciais. está a jogar no meio campo da Académica.
1'Saiu o Gil!
1'Começa o Gil Vicente - Académica
0'As três equipas já estão no relvado. Gil Vicente e Académica jogam com os seus equipamentos tradicionais
0'Muito frio em Barcelos nesta tarde de sábado. Apesar de os associados do Gil terem direito a um bilhete de acompanhante, as bancadas encontram-se muito despidas. Cerca de meia centena de adeptos da Académica vão fazendo notar a existência de público no estádio.
0'Académica: Cristiano; Qualembo, Ricardo Nascimento, Iago e Ofori; Fernando Alexandre e Obiora; Ivanildo, Rui Pedro e Salli; Rafael Lopes.Suplentes: Fábio Santos, Capela, Marinho, Schumacher, Marcos Paulo, Nuno Piloto e Aderlan.
0'Gil Vicente: Adriano Facchini; Gabriel, Pek’s, Enza-Yamissi e Evaldo; João Vilela e Luís Silva; Diogo Viana, Caetano e Paulinho; Simy.Suplentes: Caleb, Gladstone, Marwan, Vítor Gonçalves, Diogo Valente, Ricardinho e David Batista.
0'Lee e João Real (lesionados) não são opção para Paulo Sérgio.
0'José Mota não pode contar com Avto (lesionado), Jander e Luan (castigados) e César Peixoto (suspenso pelo clube).
0'A deslocação dos estudantes a Barcelos poderá significar, tal como para o seu adversário, um importante balão de oxigénio, mas ao mesmo tempo poderá colocá-los numa situação ainda mais complicada.
0'Três derrotas nos últimos três jogos e apenas uma vitória no campeonato, conquistada há mais de dois meses e meio, deixam a Académica numa posição incómoda na tabela.
0'O conjunto de Barcelos recebe o antepenúltimo classificado e primeira equipa acima da linha de água, pelo que a classificação confere a este jogo uma dose extra de motivação. A receção à Académica pode significar um importante balão de oxigénio para os homens de José Mota, que vêm de dois empates consecutivos na Liga.
0'Lanterna vermelha, o Gil Vicente continua a perseguir a primeira vitória na Liga.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 13 Dez 2014 às 16:00

in AAC-OAF, MAISFUTEBOL, LPFP

2 comentários: