17 de janeiro de 2015

2014/15 - 17J - V Guimarães 4 - Académica 0


nº espectadores:
árbitro:  Amilcar Ventura 

Crónica 

O V. Guimarães abriu a 17ª jornada a todo o gás e venceu a Académica por 4-0 no Estádio D. Afonso Henriques, arrumando a questão ainda no primeiro tempo. Foi o regresso aos triunfos do conjunto minhoto, depois da derrota na Luz, saltando, à condição, para o terceiro lugar e pressionando o Sporting. 

Ricardo Valente estreou-se a titular com um golo, André André chegou à dezena de golos esta época e Tomané pôs fim a um jejum que já durava há mais de quatro meses e meio. Hernâni também já não marcava há dois meses e voltou a ser feliz. Triunfo simples e pragmático a aproveitar as fragilidades defensivas da Académica. 

A diferença entre o V. Guimarães e A académica foi demasiado evidente. O conjunto de Rui Vitória demonstra outros argumentos que a Académica de Paulo Sérgio não pode combater, e que o resultado do jogo da noite deste sábado não deixa de comprovar. 

Depois do susto, o sentido único 

A Académica entrou no D. Afonso Henriques disposta a tentar esbater a tal diferença que a tabela classificativa evidencia. Nos primeiros minutos até se aproximou por duas ocasiões da baliza de Assis. Primeiro foi Rafael Lopes a rematar por cima do travessão, depois foi João Afonso a desentender-se com Assis, quase deixando Rui Pedro isolado. 

Acabou aqui, aos onze minutos, a réplica da Académica na Cidade-Berço. A partir do quarto de hora entraram em cena os «meninos de rua», como Rui Vitória gosta de lhes chamar. Valente estreou-se a titular no lugar de Ricardo Gomes e começou a imprimir sentido único ao encontro. 

Abriu o ativo aos dezasseis minutos depois de uma defesa de Lee a remate de cabeça de Tomané. A dez minutos do intervalo André André converteu um castigo máximo a punir falta de Ofori sobre Hernâni, imprudente a ação do defesa da «Briosa» sobre o extremo, e o que é certo é que o V. Guimarães chegava a uma vantagem confortável. 

Acusou o golo a Académica e acabou o primeiro tempo a penar, desejando pelo período de descanso. O jogo tinha sentido único e os «estudantes» ainda viram Josué enviar uma bola ao ferro e Tomané ampliar a vantagem para os três golos de diferença numa jogada bem delineada pelo lado direito do ataque do V. Guimarães. 

Hernâni carimba a «chapa quatro» 

Com a questão do vencedor arrumada ao intervalo, no segundo tempo a qualidade do futebol apresentado decresceu. O conjunto da casa limitou-se a gerir a vantagem, enquanto que a Académica esbracejava de forma aflita, tentando fazer prova de vida. A verdade é que nunca foi capaz de importunar verdadeiramente Assis. 

A perder por três bolas a zero, pouco ou nada foi capaz de fazer o conjunto de Paulo Sérgio. Limitou-se a ver o cronómetro correr para o final e nem sequer estranhou os apenas dois minutos de compensação dados pelo quarto árbitro. O encontro terminou ao som de «olés» vindos das bancadas, já depois de o V. Guimarães ter ampliado a vantagem a dez minutos do apito final de Vasco Santos. 

Está concluída a primeira volta para V. Guimarães e Académica. Rui Vitória sorri, segura o quarto lugar e pressiona o Sporting. A Académica de Paulo Sérgio segue ao sabor dos maus resultados, ainda só soma um triunfo e suspira para que o Penafiel não faça nenhuma gracinha diante do FC Porto. Improvável, mas ainda assim, a «Briosa» corre o risco de dobrar a metade do campeonato em lugar de despromoção.


Destaques 

Figura: Tomané 
Não marcava há dezasseis jogos, desde agosto. Regressou aos golos e teve uma participação preponderante nos resultado robusto carimbado pelo V. Guimarães. Tem pautado as suas exibições com suor, esforço e muita entrega. Esta noite deu cor à sua prestação com um golo, alimentando, no fundo, a sua veia de avançado. É apenas o seu terceiro golo, mas Rui Vitória não prescinde dos seus serviços. Esteve no cabeceamento que deu origem ao primeiro golo, e assistiu Hernâni para o fecho da goleada, ou seja, esteve em três dos quatro golos. 

Momento: golo de Valente 
Cruzamento da direita de Hernâni, Tomané aproveita uma primeira benesse do setor mais recuado da Académica para cabecear sem grande oposição. Lee ainda defendeu o primeiro remate do V.Guimarães, mas foi incapaz de travar a recarga de Ricardo Valente. Uma vez mais, a demonstrar-se muito permeável a defesa dos estudantes, deixando o guarda-redes Lee completamente desprotegido. Valente nem conseguiu acertar corretamente na bola; não foi preciso. Um toque subtil serviu para abrir o ativo e a dar o mote para a goleada.

Negativo: defesa da «Briosa» 
Concedeu muitos espaços, falhou nas marcações e permitiu que se chegasse ao intervalo com um resultado muito expressivo. Os minhotos somaram vários lances de perigo, chegaram a uma vantagem de três golos e ainda enviaram uma bola ao ferro. Demasiado fácil para o Vitória. 

André André 
Mais um golo para a sua conta pessoal, o décimo da presente temporada. Grande penalidade batida de forma irrepreensível no frente a frente com Lee. Tem juntado à sua regularidade exibicional a capacidade de finalizar. Exibição sublime no meio campo do V.Guimarães. 

Ivanildo 
O jogador mais vertical da Académica, mais incisivo e com maior capacidade olhar a baliza adversária. Dos poucos que teve capacidade para segurar o esférico, levantar a cabeça e fazer o conjunto de Paulo Sérgio progredir no terreno. Foi várias vezes travado em falta pelos opositores. 

Ricardo Valente 
Estreia a titular no Estádio D. Afonso Henriques, com direito a serenata à chuva. Inaugurou o ativo à passagem do primeiro quarto de hora do encontro com uma recarga plena de oportunidade. Entendeu-se às mil maravilhas com Tomané e Hernâni no ataque vimaranense. 

Hernâni 
Um regresso aos golos também depois de um jejum, ainda que menor do que o de Tomané. O velocista do V.Guimarães não marcava há dois meses e carimbou a goleada diante da Académica. Exibição com mais brilho e nota artística do que propriamente produtividade.

Opiniões 

Rui Vitória, treinador do V. Guimarães, em declarações no final da goleada (4-0) sobre a Académica: 
  
«Vínhamos de uma derrota e sabíamos que era importante dar uma resposta em nossa casa. A equipa da Académica tem bons executantes, mas não estava mentalmente bem, por isso sabíamos que tínhamos de ser muito rápidos a definir e sair bem em contra-ataque. Foi isso que fizemos. 
  
Com 3-0 ao intervalo, o jogo estava muito perto de estar ganho. Na segunda parte mantivemos a atitude, fizemos mais um golo e ganhámos bem. 
  
A equipa está confiante, sabe que a qualquer momento pode fazer um golo. Fizemos 34 pontos na primeira volta e isso tem de ser digno de registo. Sabemos que temos tido bons desempenhos e isso tem sido um trunfo muito importante para nós. 
  
Deixa-me muito satisfeito a atitude dos jogadores, jogadores jovens mas com muita maturidade e que a qualquer altura podem desequilibrar.»

Paulo Sérgio, treinador da Académica, em declarações no final da derrota (0-4) sofrida em Guimarães:  

«Se há condições para continuar? Reunirei com a direção e falaremos. Se o problema for o Paulo, o Paulo pega na mala e vai andando. Não desisto nem nunca desisti de nada na vida. Trabalho com dedicação. O que interessa é o futuro da Académica.»

Paulo Sérgio, treinador da Académica, em declarações à Sporttv no final da derrota (0-4)  em Guimarães: 
  
«Entrámos bem, jogando e criando uma grande oportunidade, mas depois colocámo-nos fora do jogo. Foi fácil de mais a forma como o V. Guimarães chegou aos golos. 
  
Nós tivemos quatro ou cinco boas oportunidades e não marcámos. Ao intervalo o jogo estava sentenciado. Tornámos as coisas fáceis de mais para o Vitória, fomos uma equipa muito desorganizada, fomos muito macios,  cometemos muitos erros enfim, foi tudo mau na primeira parte. 
  
A consistência que mostrámos nos últimos jogos tinha-nos indicado o caminho, hoje fizemos tudo ao contrário, por isso é urgente voltar à consistência que tínhamos antes desta noite.»

Fernando Alexandre lamentou a derrota pesada da Académica frente ao V. Guimarães. O médio da briosa considera que os vários golos sofridos pela Académica se devem à falta de confiança e a erros individuais: 
  
«Perante estes números há pouco a dizer, mas é de realçar que tivemos a primeira oportunidade. Não fizemos e quando assim é sofre-se. A partir daí a história estava feia. Na segunda parte tentámos inverter, mas não conseguimos e sofremos mais um. Acho que o que tem acontecido se deve à falta de confiança e aos erros individuais. Temos de ter confiança para impor o nosso jogo e alcançar a vitória já no próximo jogo. O empenho tem sido máximo.»

Ao minuto 

90'Assistência para golo de Tómané.
90'Assistência para golo de Bruno Gaspar.
90'O V. Guimarães merece inteiramente esta vitória. A equipa de Rui Vitória foi sempre superior à Académica de Paulo Sérgio.
90'FIM DO Vitória Guimarães, (4) - Académica, (0)
90'Última oportunidade do jogo para a Académica, por Mineiro. Defende Assis.
90'Vão jogar-se mais dois minutos.
85'O V. Guimarães não põe o pé no travão, apesar da goleada.
82'Cartão amarelo para Hernâni.
81'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Hernâni.
Tómané entrega pela esquerda e Hernâni não falha na cara de Lee.
78'Canto para a Académica, alivia Assis. Lance não se perde e Fernando remata, mas o guardião vimaranense estava atento.
76'Entra Hugo Seco (Académica)
76'Sai Ivanildo (Académica)
75'Gui teve a melhor oportunidade da segunda metade, mas Lee defendeu.
74'Treinadores refrescam, mas V. Guimarães continua mais perigoso.
73'Entra Nassim Zitouni (Vitória Guimarães)
73'Sai Valente (Vitória Guimarães)
71'Entra Mineiro (Académica)
71'Sai Rui Pedro (Académica)
66'Tómané tenta o cruzamento, Aníbal corta o lance.
63'Entra I. Gui (Vitória Guimarães)
63'Sai B. Mensah (Vitória Guimarães)
60'Entra G. Magique (Académica)
60'Sai Marcos Paulo (Académica)
59'Paulo Sérgio vai mexer na equipa. Primeira alteração na partida.
57'Josué faz falta sobre Rafael Lopes. Livre para a Académica, com Marcos Paulo a chutar contra a barreira.
54'Rafael Lopes a cabecear por cima da baliza de Assis.
51'Livre batido por Hernâni, Lee defende para a frente.
48'Remate de André André a sair por cima.
46'Recomeça o Vitória Guimarães - Académica
46'Duas tentativas no início da segunda parte: uma para a Académica por Marcos Paulo, outra para o V. Guimarães por Bernard.
45'Intervalo no Vitória Guimarães - Académica
Vantagem justa e sem contestação da equipa de Guimarães. Três golos e uma bola ao poste.
45'Falta a favor da Académica, no último lance da primeira parte. André André curtou a bola de Ricardo Nascimento
45'Vão jogar-se mais três minutos.
44'Boa defesa de Assis, a tentativa de Rui Pedro.
40'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Tómané.
Cruzamento rasteiro de Bruno Gaspar, Tómané a finalizar de pé esquerdo. Sem hipóteses para Lee.
37'Após livre, Josué teve de ser assistido na área da Académica.
35'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de André André.
o médio do V. Guimarães bate Lee com um remate rasteiro para a direita do guarda-redes.
34'
34'Ofori derruba Hernâni na área.
32'Grande defesa de Lee a cabeçada de Valente, mas o lance já estava interrompido por fora de jogo.
30'Á TRAVE! Canto cobrado na direita e Josué cabeceia a bola, que bate com estrondo na trave.
29'Mais um canto para o V. Guimarães, bem ganho por Valente.
26'Duas oportunidades seguidas para V. Guimarães. Tomané, na área, com espaço, remata por cima. Muitos espaços concedidos pela defesa da Académica...
22'Jogo novamente interrompido, agora para a recuperação de Bernard.
21'Cartão amarelo para R. Ofori. por entrada dura sobre Hernâni.
18'Jogo interrompido para ser prestada assistência a Bernard, que está lesionado.
16'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Valente.
16'ESTÁ FEITO O PRIMEIRO! Cruzamento na esquerda para a cabeça de Tomané, que obriga Lee a uma defesa apertada. A bola fica à mercê de Ricardo Valente, que faz a recarga na pequena área.
12'Seis faltas cometidas pelo V. Guimarães nestes primeiros minutos.
10'A bola morre nas mãos de Assis, sem problemas para o guarda-redes vitoriano.
10'Falta sobre Ivanildo já perto da área do Vitória. Chove com intensidade em Guimarães.
8'Responde o V. Guimarães! Receção difícil de Hernâni, na pequena área, remate rasteiro e o guarda-redes Lee mergulha e cede canto.
6'Que oportunidade para a Académica! Cruzamento na direita e Rafael Lopes a aparecer sozinho na pequena área e a rematar por cima da trave.
5'Dois cantos consecutivos para o V. Guimarães.
3'Primeiros minutos com ascendente do V. Guimarães.
1'Começa o jogo. Sai a Académica.
1'Começa o Vitória Guimarães - Académica
0'As equipas sobem neste momento ao relvado. A Académica joga toda de negro, enquanto que o V.Guimarães joga de branco.
0'Concluído o aquecimento, as três equipas acabam de recolher aos balneários.
0'Chove intensamente nesta altura em Guimarães. As bancadas estão muito despidas
0'Por seu turno, Paulo Sérgio não pode contar com Aderlan, Obiora e Schumacher (lesionados) e Oualembo e Edgar Salli (ao serviço das respetivas seleções na CAN).
0'Pedro Correia, Defendi, Bouba, Bruno Alves, Alex, Caiado e Alvez, todos devido a problemas físicos, não são opções no V.Guimarães.
0'Supremacia do V.Guimarães no que às receções à Académica diz respeito. Em 58 encontros disputados entre os dois emblemas na Cidade-Berço, os minhotos somam 37 triunfos. A Académica venceu por onze ocasiões, a última das quais há duas épocas.
0'Do lado da Académica, Paulo Sérgio faz três alterações em relação ao empate caseiro com o Paços de Ferreira. Fernando Alexandre, Nuno Piloto e Ivanildo são as novidades.
0'Ricardo Valente, reforço de inverno do V.Guimarães proveniente do Leixões, é a principal novidade do onze de Rui Vitória. Estreia-se como titular depois de ter entrado no decorrer da segunda parte no Estádio da Luz.
0'ACADÉMICA: Lee; Iago, Aníbal Capela, Ricardo Nascimento e Ofori; Fernando Alexandre e Marcos Paulo; Nuno Piloto, Rui Pedro e Ivanildo; Rafael Lopes.Suplentes: Fábio Santos, Jimmy, Magique, João Real, Pedro Nuno, Hugo Seco e Lucas Mineiro.
0'V. GUIMARÃES: Assis; Bruno Gaspar, Josué, João Afonso e Chemmam; Cafú, André André e Bernard; Hernâni, Tomané e Valente.Suplentes: Douglas, Moreno, Nassim, Ricardo, Nii Plange, Crivellaro e Gui.
0'JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS!
0'Tarde fria na Cidade-Berço, a chuva faz-se sentir, ainda que ao de leve, quando as equipas sobem ao relvado para fazer exercícios de aquecimento.
0'Boa tarde. Maisfutebol inicia aqui o acompanhamento AO MINUTO do jogo entre o V. Guimarães e Académica, que abre a 17ª jornada da Liga. O pontapé de saída está marcado para as 18 horas, no estádio D. Afonso Henriques. Fique ligado.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 17 Jan 2015 às 18:00


Sem comentários:

Enviar um comentário