8 de fevereiro de 2015

2014/15 - V. Setúbal 0 - Académica 0: resultado final


A Académica empatou este domingo a zero bolas em Setúbal numa partida que contou para a 20ª jornada da Liga NOS. As duas equipas anularam-se no Bonfim num encontro onde as oportunidades de golo escassearam.

A turma orientada por Paulo Sérgio, apoiada por cerca de duas centenas de adeptos em Setúbal, apresentou-se em campo muito sólida defensivamente mas a verdade é que ofensivamente a Briosa não foi tão forte. O tridente atacante composto por Rafael Lopes, Hugo Seco e Cissé batalhou bastante mas sem sucesso.

As defesas superiorizaram-se ao ataque e a Académica somou mais um ponto na tabela classificativa naquele que foi o 11º empate no campeonato, ao fim de 20 jogos.

Na próxima jornada, a Briosa recebe o Boavista. Força Rapazes! 




nº espectadores: 2265
árbitro: Fábio Veríssimo

Crónica 

Há uns anos, quando a vitória valia 2 pontos, a Académica estaria feliz na vida e numa posição confortável no campeonato. No entanto, o facto de ser a «rainha» das igualdades na corrente época (já vão 11 em 20 jornadas!) deixou de ser compensador e a equipa de Paulo Sérgio caiu para a penúltima posição, em igualdade pontual com o Gil Vicente. E isso nota-se mais quando se tem apenas uma vitória (!) obtida há muitos meses, em Arouca. 

E não se pode dizer que tal castigo seja injusto para os estudantes, a avaliar pela atitude que mostraram esta tarde, no Bonfim, jogando apenas para o "pontinho". Só o V. Setúbal quis ganhar, mas, diga-se, também não fez assim tanto por isso: faltou discernimento à equipa de Bruno Ribeiro e (muito) maior poder de fogo, pois quatro oportunidades de golo em 90 minutos diante de uma equipa como a Académica é pouco... De qualquer forma, o técnico português continua sem perder, somando dois triunfos e três igualdades e mantendo a 14.ª posição. 

Os sadinos exerceram domínio territorial desde o apito inicial de Fábio Veríssimo e logo nos primeiros minutos, ameaçaram a baliza de Cristiano, através de um cabeceamento de Miguel Pedro. No entanto, os adeptos que, nesse momento, ainda pensavam que iriam ter uma tarde animada de futebol, cedo perceberam que estavam enganados. As duas equipas logo enveredaram por um futebol lento e previsível e eram raríssimas as sitauções de perigo junto das duas balizas. Ainda assim, as poucas iniciativas de relevo eram todas da equipa da casa, com Miguel Pedro ativos pelos flancos e Suk a não dar um segundo de descanso aos centrais visitantes. 

De forma caricata, foi Aníbal Capela a trazer alguma emoção e, pode mesmo dizer-se, fúria aos adeptos sadinos presentes no Bonfim. Aos 21 minutos, já depois de ter saído de campo, após ter sido assistido, decidiu reentrar... ao pé coxinho, logo se deitando no relvado. Decididamente, não dava para aguentar e foi rendido por Iago. 

Um pontapé livre direto de Zequinha, ao poste, aos 36 minutos, foi a grande oportunidade da primeira parte e foi preciso esperar pelos descontos do primeiro tempo para assistirmos a uma jogada da Académica com cabeça, tronco e membros. Nuno Piloto, em plena grande área do V. Setúbal, finalizou esse excelente momento de futebol coletivo com remate perigoso. 

No recomeço, Bruno Ribeiro procedeu a uma substituição, com Pelkas a render André Horta. A segunda parte começou animada, com o V. Setúbal bastante pressionante em busca da vantagem. Ao minuto 49, Suk obrigou Cristiano a excelente defesa, após trabalho na área e sucederam-se os pontapés de canto favoráveis à equipa da casa. 

No entanto, foi sol de pouca dura e rapidamente a partida entrou no marasmo do primeiro tempo. Pelkas não trouxe a "magia" que tínhamos observado no último jogo com o Boavista, Zequinha não estava em tarde inspirada (com exceção do fantástico "tiro" ao poste) e aos sadinos valia, essencialmente a raça de Suk, um ponta de lança talhado para mais altos voos. 

O V. Setúbal dominava, mas sem criar perigo e a Académica conseguia "aguentar" a igualdade. E a expulsão de François, aos 85 minutos, por acumulação de amarelos (decisão correta) foi um rude golpe nas ambições sadinas. Até ao final, destaque para um bom remate de Rambé e para um livre perigoso para a baliza de Cristiano, já em período de descontos. É verdade, mesmo com dez foi o V. Setúbal a tentar ganhar num último fôlego...

Destaques 

A FIGURA 
SUK: A sua chegada ao Bonfim acrescentou muita qualidade ao ataque sadino. Excelente toque de bola, raça, velocidade e a baliza sempre como ponto de mira. O golo que merecia quase o marcou aos 48' após belo trabalho na área da Académica, obrigando Cristiano a defesa para canto. 

O MOMENTO 
Zequinha não esteve particularmente inspirado, mas aos 37 minutos foi seu o melhor lance da partida, ao rematar ao poste, na marcação de um livre direto. O jovem extremo merecia melhor sorte... 

POSITIVO 
CRISTIANO: Um jogo sem erros. Destaque para uma excelente defesa a remate de Suk e para a atenção e concentração que revelou durante os 90 minutos. 

NEGATIVO 
CISSÉ: É verdade que esteve desacompanhado no ataque da Académica, mas revelou-se presa fácil para os centrais sadinos. 

OUTROS DESTAQUES 

HÉLDER CABRAL: Bem a defender, teve ainda algumas excelentes iniciativas atacantes, com cruzamentos venenosos. 

MIGUEL PEDRO: Muito mexido, embora nem sempre clarividente, construiu algumas boas jogadas no ataque sadino. Faltou-lhe uma maior constância. 

RICARDO ESGAIO: Numa equipa em que é notória alguma falta de qualidade, não se estranha que o jogador emprestado pelo Sporting tenha chegado e logo assumido a titularidade. Não concedeu muitos espaços a defender e foram suas algumas das raras iniciativas ofensivas da Académica. A defesa direito (como esta tarde) ou como extremo, irá certamente ser muito útil à "Briosa".  

HUGO SECO: mostrou técnica e excelentes pormenores no meio campo dos estudantes. A rever.

Opiniões

Hugo Ribeiro - Treinador do V. Setúbal diz que a sua equipa tudo fez para levar a Académica de vencida:

«Não penso que os jogadores estivessem a pensar no Benfica [jogo na próxima quarta-feira, das meias finais da Taça da Liga. Todos os jogadores do Vitória deram o máximo mas as coisas não nos sairam bem... O responsável por este resultado sou eu. Foi um ponto e sabemos que o Vitória vai ficar na I Liga. Vamos começar a trabalhar amanhã no jogo com o Benfica e vamos chegar à Luz para tentarmos vencer.»

Declarações de Paulo Sérgio, treinador da Académica, após o empate a zero com o V. Setúbal, no Bonfim: 

«Não saio satisfeito com o empate, pois a equipa quis ganhar. Pressionámos o Vitória de Setúbal durante os 90 minutos e, analisando desse ponto de vista, não há dúvida alguma de que fizemos um bom trabalho»


Ao minuto 

90'Empate a zero entre V. Setúbal e Académica, um resultado penalizador para os sadinos, os únicos que quiseram ganhar. Embora sem grande discernimento...

90'FIM DO Vitória Setúbal, (0) - Académica, (0)
90'Cartão amarelo para João Real.
89'Bom remate de Rambé a rasar a barra de Cristiano.
89'Cartão amarelo para Zequinha.
85'Segundo cartão amarelo para François. Decisão acertada.
85'Segundo cartão amarelo para François.
76'Entra Rui Pedro (Académica)
76'Sai Salim Cissé (Académica)
75'Sempre mais V. Setúbal, mas sem discernimento. O público já desespera! Quanto à Académica, continua feliz com a perspetiva do seu 11.º empate no campeonato.
74'Entra Rambé (Vitória Setúbal)
74'Sai Miguel Pedro (Vitória Setúbal)
66'Entra João Schmidt (Vitória Setúbal)
66'Sai Paulo Tavares (Vitória Setúbal)
63'Entra U. Diallo (Académica)
63'Sai Mineiro (Académica)
62'O jogo mantém a toada da primeira parte, com domínio do V. Setúbal mas pouca emoção junto das balizas.
61'Cartão amarelo para François.
55'Cartão amarelo para Fernando Alexandre.
51'Cartão amarelo para Iago Santos.
49'Grande oportunidade para o V. Setúbal! Remate de Suk na área dos estudantes e excelente defesa de Cristiano.
48'Cartão amarelo para Hugo Seco.
46'Entra D. Pelkas (Vitória Setúbal)
46'Sai André Horta (Vitória Setúbal)
46'Recomeça o Vitória Setúbal - Académica
45'Intervalo no Vitória Setúbal - Académica
45'Intervalo no Bonfim, com 0-0 no marcador. Domínio territorial do V. Setúbal numa primeira parte que não deixou saudades e que registou apenas três oportunidades de golo: duas para os sadinos e uma para os estudantes.
45'Finalmente a Académica a dar um ar da sua graça! Nuno Piloto rematou com muito perigo, no interior da área sadina.
45'Fábio Veríssimo concedeu dois minutos de compensação.
41'Cartão amarelo para Pedro Queirós.
36'Zequinha atira ao poste, na marcação de um livre direto! O melhor lance da partida até ao momento.
35'Cartão amarelo para Salim Cissé.
30'Muito pouca Académica no Bonfim. Primeiro pontapé de canto ganho pelos estudantes. Ainda assim, a equipa de Paulo Sérgio não só desaproveitou esta oportunidade, como proporcionou um perigoso contra-ataque ao V. Setúbal, na sequência do lance.
23'Não se compreende a atitude de Aníbal Capela, quando era claro que já não estava em condições de jogar. Iago já estava preparado para o substituir... No mínimo, alguma falta de desportivismo do central dos estudantes.
21'Entra Iago Santos (Académica)
21'Sai Aníbal Capela (Académica)
21'Situação caricata! Aníbal Capela reentra a coxear dentro de campo e atira-se de imediato para o chão! O Bonfim insurge-se em fúria!
18'Jogo com muitas paragens. Agora é Aníbal Capela que está a ser assistido. Foram mais dois minutos sem se jogar...
12'A situação de François chegou a assustar, mas foi apenas um grande susto. Já se joga!
11'Choque muito violento entre Ricardo Batista e o seu companheiro de equipa François. Defesa e guarda-redes estão a ser assistidos.
10'Resposta dos visitados, com Miguel Pedro a cabecear com perigo para Cristiano.
9'Primeira vez que a Académica chega à área sadina. Hugo Sêco cabeceia para defesa fácil de Ricardo Batista.
7'Começou melhor o V. Setúbal. Os sadinos já ganharam um pontapé de canto.
1'Começa o Vitória Setúbal - Académica
1'Saiu a Académica
0'As equipas já estão no relvado. Cerca de 3 mil pessoas no Estádio do Bonfim, com os estudantes a terem o apoio de cerca de 50 adeptos. Tudo a postos para o pontapé de saída. O árbitro é Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.
0'Estão quase a entrar as equipas!
0'Suplentes da Académica: Fábio Santos, Marinho, Iago, Diallo, Rui Pedro, Pedro Nuno e Aderlan.
0'Suplentes do V. Setúbal: Lucas Raeder, João Schmidt, Pelkas, Rambé, Yann, Ney Santos e Advíncula.
0'ACADÉMICA: Cristiano; Ricardo Esgaio, Aníbal Capela, João Real e Ricardo Nascimento; Fernando Alexandre; Lucas Mineiro e Nuno Piloto; Hugo Seco, Cissé e Rafael Lopes.
0'VITÓRIA DE SETÚBAL: Ricardo Batista; Pedro Queirós, Frederico Venâncio, François e Hélder Cabral; Dani Soares; Paulo Tavares e André Horta; Miguel Pedro, Suk e Zequinha.
0'Já há onzes!
0'Está uma tarde de sol agradável, com os termómetros a marcarem 13 graus em Setúbal.
0'O V. Setúbal recebe a Académica pela 53.ª vez, em jogos a contar para o campeonato. Irão os sadinos confirmar a claríssima vantagem histórica? Até hoje, somam 33 triunfos e oito empates. Os estudantes só triunfaram em 11 ocasiões.
0'A Académica vive uma verdadeira travessia do deserto que parece não ter fim. Só por uma vez festejou uma vitória da Liga e está no 16º lugar, em igualdade pontual com o Penafiel e apenas dois pontos acima do Gil Vicente. A formação de Paulo Sérgio só ganhou em Arouca, na longínqua sexta jornada e tem-lhe valido o facto de ser o a “rainha” dos empates na prova, com um total de 10 igualdades.
0'Desde que Domingos Paciência saiu e Bruno Ribeiro assumiu o comando técnico, o Vitória somou três vitórias e dois empates, tendo, pelo meio, arrancado um empate em Alvalade para a Taça da Liga.
0'Boa tarde! Maisfutebol inicia aqui o acompanhamento AO MINUTO do jogo entre V. Setúbal e Académica, a contar para a 20ª jornada da Liga. O pontapé de saída é às 16 horas. Fique ligado!

_______________________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário