21 de setembro de 2015

2015/16 - 05J - Académica 0 - Boavista 2


A Académica perdeu este domingo com o Boavista por 2-0 numa partida que contou para a quinta jornada da Liga NOS. Zé Manuel, no primeiro minuto, e Anderson Carvalho, já a acabar, fizeram os golos dos axadrezados.

A Briosa ainda dispôs de boas oportunidades para reentrar no desafio mas o remate de Ivanildo, ainda na primeira parte, e os sucessivos cruzamentos para a área boavisteira, na etapa complementar, não deram resultado.

Na próxima jornada, a Académica desloca-se ao reduto do Rio Ave. Força Rapazes! 

nº espectadores: 3 507
árbitro:  João Pinheiro 

Crónica 

O que seria de um filme de Hollywood se a sua história ficasse resolvida logo no início? Pois, algo certamente pouco entretido para os espetadores. Ora foi isso que aconteceu na tarde deste domingo em Coimbra, no embate entre Académica e Boavista, com os visitantes a somarem um triunfo em Coimbra (0-2), que já lhes escapava desde 2007. 

Esta história começou então a ser escrita logo aos 30 segundos de jogo: o central Henrique lançou uma bola em profundidade para a área academista onde Zé Manuel, aproveitando a passividade da defesa contrária, se isolou e bateu facilmente Pedro Trigueira. O Boavista não poderia desejar melhor ingresso numa partida difícil, em teoria, até pela pressão que o adversário tinha para sair com os três pontos. 

No entanto, no resto dos primeiros 45 minutos, não se notou essa pressão. Ou melhor, se calhar até se terá notado demasiado, daí o jogo absolutamente inoperante e inconsequente da formação orientada por José Viterbo. O primeiro quarto de hora foi claramente da formação boavisteira que, através do rápido trio da frente, foi provocando o pânico na defensiva conimbricense. Zé Manuel, Uchebo e Luisinho são, de facto, avançados que acrescentam uma imprevisibilidade e uma velocidade notáveis à equipa de Petit. 

Com o tempo, os boavisteiros baixaram um pouco a intensidade ofensiva mas permaneceram muito cómodos no controlo da partida, quase como se o oponente não quisesse nada com o jogo. Em boa verdade, apenas através de algumas arrancadas de Ivanildo a equipa da casa ia conseguindo animar a partida, embora o lateral Afonso Figueiredo afastasse ou recuperasse quase todas as bolas nos duelos com o extremo academista. 

E assim se chegou ao intervalo no Cidade de Coimbra, com apenas um remate da Briosa (por sinal, do único agitador, Ivanildo). O Boavista esse parecia viver um autêntico conto de fadas, tais eram as facilidades para controlar o ritmo do jogo, mantendo a habitual ordem tática exemplar, sem grandes riscos e apostando num meio-campo de combate, robusto e sólido. 

No arranque do segundo tempo, Viterbo decidiu trocar um desinspirado Leandro Silva pelo rápido extremo Hugo Sêco, de forma a dar mais profundidade à equipa. O efeito desejado não se notou em demasia, até porque a equipa ia insistindo em afunilar muito o jogo de ataque. 

Ao décimo minuto da segunda parte, e aproveitando a lesão de João Real, Viterbo decidiu lançar Gonçalo Paciência, baixando Fernando Alexandre para central e colocando dois avançados a jogar em cunha no centro do ataque. Como se sabe, mais nem sempre significa melhor e o jogo de ataque da Briosa não conheceu melhorias significativas nos minutos subsequentes, continuando amarrado como à nascença. 

Do outro lado, o conjunto do Bessa não tugia nem mugia, tranquilo atrás e procurando esporadicamente saídas rápidas para o ataque. De facto, era a equipa da casa que teria de assumir a despesa para os últimos minutos, algo que aconteceu embora de forma previsível e pouco audaz. 

Aproveitou o conjunto boavisteiro para fechar o marcador, num livre indireto bem ganho por Luisinho, um dos melhores em campo. Anderson Correia cruzou e o outro Anderson, Carvalho de apelido, finalizou, numa conjugação perfeita entre dois jogadores entrados no segundo tempo. 

No final, vitória de justiça inquestionável para os axadrezados e confirmação do momento terrível que uma instituição centenária como a Académica atravessa, sendo que até o outrora amado José Viterbo já é alvo de críticas do público afeto à Briosa.


Destaques 

A FIGURA 

Zé Manuel: Um dos melhores jogadores da equipa boavisteira nas últimas temporadas começou a partida de Coimbra em grande estilo, inaugurando o marcador logo no primeiro minuto. Móvel, rápido e inteligente nas desmarcações, foi sempre uma seta apontada à baliza de Pedro Trigueira. Além disso, teve ainda uma grande oportunidade no segundo tempo, demonstrando uma vez mais o seu sentido de baliza. 

O MOMENTO 

Um golo a abrir a história do jogo: foi logo aos 30 segundos que o Boavista se colocou na frente do marcador, num excelente movimento de rutura do avançado Zé Manuel. Petit não poderia desejar melhor começo, num golo que claramente tranquilizou os boavisteiros e complicou a vida a uma já de si afetada Académica. 

OUTROS DESTAQUES 

Henrique: Autor de um excelente passe longo para o primeiro golo, revelou ainda absoluta serenidade na forma como abordou os lances, no um-para-um, ganhando permanentemente em antecipação e no corpo a corpo. De regresso à Liga principal, o central, que até já passou pelo rival desta tarde, tem-se revelado como um dos elementos mais regulares do conjunto boavisteiro. 

Afonso Figueiredo: Uma das revelações do campeonato passado, continua a confirmar créditos em 2015/2016. Rápido nos duelos, bem a fechar o espaço e capaz de dar largura e profundidade em algumas ocasiões, mostrou-se seguro e competente no apoio ao ataque. 

Ivanildo: Um dos maiores agitadores do jogo de ataque da Académica, em particular num fraco primeiro tempo. Foi também o único jogador capaz de efetuar um remate nesse período, sendo que a bola não passou longe da baliza boavisteira. Na segunda parte, enrolou-se mais, embora essa tenha sido a tendência geral da equipa ao longo dos 90 minutos. 

Luisinho: Rápido, insistente e tecnicamente dotado, foi outro dos elementos que mais fizeram a cabeça em água à defesa da casa. Com grande mobilidade, esteve em evidência nos primeiros minutos de jogo e já na parte final do encontro, ganhando o livre que valeu o segundo golo para os boavisteiros. 

Anderson Correia-Anderson Carvalho: A dupla de brasileiros que Petit lançou no segundo tempo revelou-se decisiva: além da boa entrada em termos exibicionais, o primeiro executou o livre que o segundo transformou no segundo golo do Boavista. Duplamente decisivos.


Opiniões 

José Viterbo, treinador da Académica, demitiu-se no final da partida frente ao Boavista (0-2), decisão essa anunciada em conjunto com o presidente José Eduardo Simões. Emocionado mas sereno, Viterbo garantiu que decidiu o que achava que era «melhor» para a Académica. 

«Quero agradecer de forma sincera a oportunidade que a Académica me deu. Passei momentos fantásticos neste clube. Acreditem numa coisa: saio muito mais treinador do que quando entrei. O mais importante é a instituição. E eu como grande académico só podia tomar esta decisão e não adiá-la mais», garantiu o agora ex-treinador da Briosa. 

«Não era este o filme que esperava. Não tenho de deixar conselhos à pessoa que vier. Eu fiz o máximo, as pessoas que trabalharam comigo fizeram o máximo para ajudar. Se perdêssemos o jogo, a minha decisão estava tomada», confirmou Viterbo, acrescentando que espera o futuro da Académica seja melhor: «É preciso alguém que seja capaz de abanar com tudo o que é o futebol profissional da Académica». 

Sobre o jogo e derrota frente ao Boavista, Viterbo lamentou o facto de ter sofrido um golo logo na primeira jogada do desafio, o que aliado a outras contrariedades complicou e muito a vida aos academistas neste encontro. 

«A equipa perdeu estabilidade com o golo e depois houve também a saída do nosso organizador de jogo (Bouadla). A equipa perde por 2-0 mas houve uma série de circunstâncias que nos prejudicaram», reportando-se também à lesão de João Real, no início do segundo tempo. «A equipa teve mais de 60 por cento de posse de bola mas o Boavista foi mais pragmático e eficaz», concluiu.

Petit, treinador do Boavista, no final do triunfo em Coimbra frente à Académica (0-2): 

«Por aquilo que fizemos ao longo do jogo, é uma vitória justa. Fomos superiores, apesar de a Académica ter tido mais posse de bola. Sabíamos o que tínhamos de fazer e os três pontos são merecidos. Entrámos bem no jogo, com um golo e uma oportunidade. Não foi um jogo fácil, mas tentámos sempre geri-lo da melhor maneira. Era importante conquistar pontos fora embora isto seja uma maratona de pontos como eu digo aos meus jogadores. O mais importante é continuarmos a estabilização do Boavista na Primeira Liga. Temos feito alguns pontos mas queremos mais. Os jogadores vão-se soltando mais com estes resultados. Em todos os jogos tivemos várias oportunidades, mas hoje acabámos por ser mais felizes».


Ao minuto 

90'Está confirmada a demissão do treinador da Académica.
90'José Viterbo entra na sala de conferências acompanhado pelo presidente da Briosa.
90'Académica, derrotada pelo Boavista em casa, sai despedida com lenços brancos. Bela exibição do conjunto axadrezado.
90'FIM DO Académica, (0) - Boavista, (2)
90'Luisinho, isolado, atira à figura de Trigueira. Podia ter sido o 0-3...
90'Cartão amarelo para Gonçalo Paciência.
90'Vão jogar-se cinco minutos de compensação.
87'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Anderson Carvalho.
O médio boavisteiro corresponde da melhor forma, de cabeça, a um livre cobrado na direita por Anderson Correia.
83'Jogo esteve dois minutos parado para ser prestada assistência ao guarda-redes Mika.
81'Entra Renato Santos (Boavista)
80'Sai Zé Manuel (Boavista)
74'3507 espectadores no Cidade de Coimbra na tarde deste domingo.
71'Entra Anderson Correia (Boavista)
71'Sai M. Uchebo (Boavista)
70'Anderson Carvalho arranca bem na frontal da área mas não acerta na bola na hora do remate à baliza.
67'Entrada dura de Gabriel sobre Gonçalo Paciência com o público a pedir o amarelo para o médio boavisteiro.
65'Entrada dura sobre Luisinho vale a advertência a Fernando Alexandre.
65'Cartão amarelo para Fernando Alexandre.
63'Bom trabalho de Zé Manuel e remate cruzado de fora da área, a não passar muito longe do poste esquerdo da baliza da Académica.
62'Gonçalo Paciência remata por cima da trave.
60'Entra Anderson Carvalho (Boavista)
60'Sai Tengarrinha (Boavista)
56'Fernando Alexandre recua para central, aparentemente.
55'Entra Gonçalo Paciência (Académica)
55'Sai João Real (Académica)
54'Cruzamento perigoso de Hugo Sêco mas ninguém chega na área...
54'João Real sai, aliás, diretamente para o balneário.
53'Uchebo já está recuperado, João Real vai ter de sair de maca, aparentemente com um problema nas costas.
51'Choque entre João Real e Uchebo, com ambos os jogadores a ficarem bastante queixosos.
51'Resposta do Boavista, com Luisinho a atirar à figura de Trigueira.
49'Livre de Emídio Rafael, encaixa Mika sem problemas.
46'Entra Hugo Seco (Académica)
46'Sai Leandro Silva (Académica)
46'Recomeça o Académica - Boavista
45'A equipa axadrezada controlou bem esta primeira parte perante uma Briosa a roçar o medíocre.
45'Intervalo no Cidade de Coimbra, com o Boavista a superiorizar-se à Académica graças a um golo marcado logo aos 30 segundos, por intermédio de Zé Manuel.
45'Intervalo no Académica - Boavista
45'Três minutos de compensação. Este primeiro tempo teve algumas interrupções para assistência a jogadores.
45'Primeiro remate da Académica em todo o primeiro tempo mesmo em cima do intervalo. Ivanildo, de meia distância, atirou, sendo que o esférico não passou longe do poste esquerdo da baliza de Mika.
37'Cartão amarelo para Tengarrinha. Amarelo para Tengarrinha, depois de rasteirar Fernando Alexandre.
37'Os adeptos da casa começam a perder paciência com o jogo da equipa de Viterbo...
35'O jogo acalmou um pouco nesta fase, com a Académica a manter-se inoperante e o Boavista a não conseguir ter tanta profundidade no seu jogo ofensivo...
29'João Real a arriscar na saída de bola, mas o que valeu foi que o passe de Luisinho para Zé Manuel saiu demasiado forte...
27'Os adeptos boavisteiros criticam Paciência pelos protestos com o árbitro... mas a verdade é que quem está a jogar é mesmo Rabiola!
26'Cruzamento bem tirado de Emídio Rafael mas Rabiola comete falta sobre Mika e o jogo pára para que o guardião boavisteiro seja assistido.
25'Ivanildo vai sendo dos poucos capaz de agitar o jogo de ataque da Académica.
24'Uchebo entra na área da Académica, passa por dois, mas depois perde-se em fintas e desperdiça uma boa chance de atirar à baliza contrária.
23'Futebol absolutamente inconsequente da Briosa. Um deserto de ideias até agora...
18'Entra Nuno Piloto (Académica)
17'Sai Selim Bouadla (Académica)
17'Bouadla, que há há pouco havia sido assistido, cai no chão e parece ter-se lesionado em definitivo.
16'Pontapé de Afonso Figueiredo do meio da rua, em balão, fácil para Pedro Trigueira.
15'Quinze minutos inofensivos da Académica, perante Boavista mais incisivo.
11'Cartão amarelo para Leandro Silva. Falta de Leandro Silva a travar uma saída rápida de Luisinho e amarelo para o médio academista.
9'Cruzamento de Zé Manuel do lado esquerdo e cabeceamento de Luisinho, em plena área, por cima.
8'Treme por todos os lados a defensiva da Académica face a uma entrada a todo o gás do nº 70 dos boavisteiros.
7'Zé Manuel de novo a desmarcar-se nas costas da defesa da Briosa,a passar por Trigueira e a rematar contra um defesa academista.
5'O jogo está interrompido para ser prestada assistência a Rabiola.
1'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Zé Manuel.
GOOOOLO Boavista. 30 SEGUNDOS da partida. Passe em profundidade para o extremo-direito do Boavista, que isolado perante Trigueira não desperdiçou. A assistência foi de Henrique.
1'Começa o Académica - Boavista
0'Está um dia de verão em Coimbra, com muito sol e calor.
0'Entrada das três equipas em campo, sob a mítica Balada de Coimbra de Carlos Paredes.
0'As três equipas vão para já aquecendo no relvado do Cidade de Coimbra. Muito pouco público nas bancadas ainda.
0'O árbitro da partida é João Pinheiro da AF Braga e será assistido por Inácio Pereira e Jorge Oliveira. O quarto árbitro é Vasco Santos.
0'Suplentes Boavista: Gideão, Carlos Santos, Anderson Correia, Diego Lima, Anderson Carvalho, Renato Santos e Rivaldinho.
0'Suplentes Académica: Lee, Oualembo, Iago, Nuno Piloto, Taborda, Hugo Sêco e Gonçalo Paciência.
0'BOAVISTA: Mika; Tiago Mesquita, Henrique, Paulo Vinícius e Afonso Figueiredo; Reuben Gabriel, Tengarrinha e Idris; Zé Manuel, Uchebo e Luisinho.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Nii Plange, João Real, Ricardo Nascimento e Emídio Rafael; Fernando Alexandre, Leandro Silva e Bouadla; Ivanildo, Rabiola e Rui Pedro.
0'JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS!!
0'O Boavista já sabe o que é ganhar no campeonato, mas apenas por uma vez. Os axadrezados vêm de uma derrota caseira frente ao Paços de Ferreira, por 1-0.
0'Académica em busca dos primeiros pontos no campeonato. Os estudantes estão em último lugar da liga, com quatro derrotas. A última foi no reduto do Nacional, por 2-0.
0'Boa tarde. Académica e Boavista defrontam-se hoje, em jogo da quinta jornada da Liga. O pontapé de saída está marcado para as 16h00. Siga EM DIRETO aqui no Maisfutebol.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 20 Set 2015 às 16:00

José Viterbo 


José Eduardo Simões, presidente da Académica, anunciou no final do Académica-Boavista (derrota por 0-2 da equipa de Coimbra), a demissão do técnico academista José Viterbo. Numa curta e emocionada declaração (que incluiu um forte abraço entre ambos), o presidente da Briosa afirmou que «Viterbo sai porque quer, dado que os interesses da Académica são o que mais conta para ele». De voz embargada e lágrimas nos olhos, Simões garantiu ainda que «Viterbo sai como um amigo e não como um inimigo».

Sem comentários:

Enviar um comentário