6 de janeiro de 2016

2015/16 - 16J - Sp Braga 3 - Académica 0



A Académica perdeu por 3-0 frente ao SC Braga numa partida disputada no Estádio Municipal de Braga que contou para a 16ª jornada da Liga NOS. O encontro fica marcado pela expulsão de Nuno Piloto aos 26 minutos do desafio, uma decisão do árbitro Nuno Almeida que influenciou o desenrolar do jogo.

Se até esse momento a toada da partida mantinha-se equilibrada, após esse lance a equipa da casa sentiu-se muito mais confortável no encontro e tomou conta das operações. Hassan e Stojiljkovic marcaram antes do intervalo e o avançado egípcio fixou o resultado final já perto do final do desafio.

Está assim contada, em poucas palavras, a história de um jogo onde a forte chuvada que se fez sentir foi outra das grandes protagonistas.

nº espectadores:  4 169
árbitro: Nuno Almeida 

Crónica 

O Sp. Braga regressou às vitórias com um triunfo justo sobre a Académica, que continua sem vencer fora para a Liga e perdeu uma oportunidade de se afastar da luta pela despromoção. 

O treinador da Académica já tinha dado o mote para uma batalha desigual na «Pedreira». «Nós vamos para a “guerra” com flechas, enquanto outros vêm com mísseis…», disse Filipe Gouveia. 

De facto, as lutas de Sp. Braga e Académica são distintas e as armas desiguais. Os minhotos lutam pela Europa e, se o resto da época correr bem, ainda sonham com o pódio da Liga. Os «estudantes» batem-se pela manutenção e hoje nem tiveram arco nem flecha para fazer a mínima mossa nos arsenalistas, que têm de facto outro poder de fogo. 

Ao domínio territorial nos primeiros 25 minutos, os minhotos juntaram um controlo absoluto da partida assim que os conimbricenses ficaram sem Piloto, aos 26’, expulso pelo excesso de rigor do árbitro Nuno Almeida, que lhe mostrou dois cartões amarelos (o segundo injustificado) em duas faltas no espaço de menos de um quarto de hora. 

A partir daqui, o Sp. Braga teve uma passadeira vermelha para a vitória. Nem cinco minutos foi preciso para Hassan quebrar um jejum de golos com mais de dois meses e inaugurar o marcador, após uma triangulação primorosa entre Pedro Santos e Baiano. 

Gouveia mexeu para dar músculo ao meio-campo e colocou Obiora no lugar de Rui Pedro. Novo azar… Obiora esteve cinco minutos em campo e saiu lesionado para dar lugar a Gustavo. Porém, ainda não estava terminado o pesadelo da «Briosa» no primeiro tempo. O Braga acabaria por arrumar as dúvidas sobre o resultado ainda antes de regressar ao balneário. 

O lateral Goiano, sempre muito ofensivo a carrilar o jogo pela esquerda, ganhou a linha de fundo e cruzou largo para Stojiljkovic aparecer ao segundo poste para marcar. 

Com uma vantagem de dois golos e diante de um adversário com menos um jogador, os minhotos limitaram-se a gerir a vantagem na segunda parte, sem contudo descurar a oportunidade de ampliá-la. 
Pedro Santos, Rafa, Stojiljkovic, Rafa… Todos tentaram o golo. Até que a cinco minutos do final Hassan o conseguiu. O bis do egípcio surgiu de cabeça, após assistência de Alan, e perante a apatia dos centrais da Académica. 

Destaques: A redenção de Hassan... 

Além do desacerto defensivo, o jogo dos «estudantes» resumiu-se a tentar sem sucesso transições rápidas e um contra-golpe que verdadeiramente nunca surgiu. Quando não era isso, era a desinspiração de Gonçalo Paciência, muito desapoiado, que acabou por sair a meia-hora do fim. 

Merecidamente o Sp. Braga, que nas últimas cinco jornadas só havia vencido numa, regressa aos triunfos e consolida o quarto lugar na tabela. O adversário de hoje nunca pôs verdadeiramente à prova a equipa de Paulo Fonseca, que até podia ter goleado. 

Fica, no entanto, a dúvida: terão os bracarenses fôlego para atacar o pódio na segunda volta? 

Destaques 

A FIGURA: Ahmed Hassan 
Não marcava desde o final de outubro, mas depois de longos onze jogos de jejum (cinco deles para a Liga) voltou aos golos. E não há fome que não dê em fartura. A redenção do ponta-de-lança egípcio veio a dobrar. Inaugurou o marcador, com uma finalização de classe, ao picar a bola à saída de Trigueira, e fechou-o: fez o 3-0 ao cabecear entre os centrais, colocando a bola sem hipóteses para o guarda-redes, após assistência de Alan. Foi sempre a referência na área e, apesar de por vezes desaparecer do jogo, quando foi preciso esteve lá… e não falhou. 
  
O MOMENTO: Minuto 26’. Vermelho para Piloto. Sinal verde para o Braga 
Nuno Piloto tinha já visto um cartão amarelo, bem mostrado, aos 13 minutos, o que o condicionava e até lhe deveria recomendar mais prudência. Ainda assim, é uma enorme falta de bom senso do árbitro Nuno Almeida expulsar o médio da Académica numa falta sem grande perigo sobre Luiz Carlos no meio-campo do Sp. Braga. Tudo ficou mais fácil para os minhotos, que já mostravam outros argumentos e cinco minutos depois inauguravam o marcador. 
  
OUTROS DESTAQUES:

Stojlijkovic 
O avançado sérvio é um dos bons reforços dos minhotos nesta temporada. Tem capacidade de choque e qualidade técnica para dar e vender e desta vez mostrou também a sua capacidade no jogo aéreo para ampliar o resultado (2-0) num cabeceamento vitorioso já no período de descontos do primeiro tempo. Leva já onze golos na temporada (sete na Liga). Hoje podia ter feito o golo em mais de um par de ocasiões em que esteve na iminência de marcar. 

Marcelo Goiano 
Joga como lateral, mas hoje pareceu quase um extremo. Sem grandes preocupações defensivas, o brasileiro fez o flanco esquerdo todo durante boa parte do jogo, cruzou, rematou, desarmou lances de potencial conta-ataque dos academistas… E foi dele a assistência para o segundo golo dos brancarenses, marcado por Stojiljkovic, num cruzamento largo ao segundo poste. Um grande jogo! 

Trigueira 
Não fosse o guarda-redes da Académica e o resultado podia ter sido bem mais pesado para os visitantes. Trigueira fez o que pôde: defendeu em grande estilo remates Stojiljkovic ou Pedro Santos e fez uma mão cheia de outras grandes intervenções. Esteve, contudo, muitas vezes desamparado, como no lance do terceiro golo, em que Hassan aparece sozinho entre os centrais para cabecear. 

Opiniões

Apesar do triunfo tranquilo por 3-0, o técnico do Sp. Braga Paulo Fonseca destacou a possibilidade de a sua equipa poder ter feito mais golos na conferência de imprensa após a vitória sobre a Académica: 

«Poderíamos ter construído aqui um resultado com outros números. Estando em superioridade não tivemos dificuldade em chegar ao último terço do terreno, mas não estivemos tão bem na finalização, apesar dos três golos. Foi um jogo disputado com uma intensidade baixa. O jogo da próxima jornada, frente ao Sporting, pode ter tido influência no nosso rendimento aqui hoje. Não era isso que pretendíamos, mas ao sairmos para intervalo com o resultado em 2-0 e em vantagem numérica pode ter havido jogadores já a pensar no próximo jogo.» 

[Sobre a expulsão de Nuno Piloto, da Académica, aos 26 minutos] 
«Não me sinto muito motivado a falar de arbitragens. Foi cumprida a lei. O nosso melhor período no jogo foi enquanto estivemos a jogar contra onze, em que construímos duas ou três ocasiões claras de golo.» 

O treinador da Académica Filipe Gouveia comentou a derrota frente ao Sp. Braga tecendo uma crítica velada à decisão do árbitro Nuno Almeida, que aos 26' expulsou Nuno Piloto e condicionou a estratégia dos estudantes para esta partida: 

«Não falo de arbitragens... Falo de uma chuvada que caiu aos 26 minutos de jogo. Uma chuvada de canivetes abertos... A expulsão condicionou a nossa estratégia e limitou o nosso jogo. Enquanto estiveram onze para onze o Sp. Braga não foi melhor do que a Académica. Foi um jogo ingrato para a nossa equipa. Num campo e com um adversário difícil. Perdi três jogadores aqui hoje [Obiora, Nii Plange e Iago, além de Nuno Piloto expulso] e isso condiciona a nossa estratégia para o próximo jogo.» 

[Sobre a luta pela manutenção]  
«Estamos a quatro pontos do União da Madeira (15.º) e temos mais três do que o Boavista (17.º), mas não me preocupa a despromoção. Vejo todos os dias a entrega e atitude que os jogadores põem nos treinos e tenho a certeza que vamos conseguir o nosso objetivo.» 

Ahmed Hassan: Satisfeito com o triunfo, mas não com o resultado, o avançado do Sp. Braga comentou um triunfo em que voltou aos golos, marcando por duas vezes, ao fim de onze jogos de jejum: 

«Acho que tínhamos de marcar mais golos… Não estávamos a pensar no jogo com o Sporting, mas no jogo de hoje, até porque nos últimos dois jogos do campeonato empatámos. Quando se joga contra equipas com bloco baixo, como a Académica, torna-se mais difícil, mas felizmente conseguimos ganhar. Amanhã vamos pensar no próximo jogo, contra o Sporting, que vai ser muito difícil. Além disso, é claro que é importante para um ponta-de-lança marcar. São fases… Acontece a quase todos. Foi bom ter regressado aos golos.»

João Real após a derrota pesada em Braga, por 3-0, o sub-capitão da Académica comentou o jogo e a expulsão do capitão Nuno Piloto, aos 26', que acabou por condicionar a estratégia da equipa de Coimbra: 

«O Sp. Braga entrou forte, resistimos inicialmente e conseguimos manter o resultado a zero, até começarmos a ter espaço para contra-atacar. Sentimos que podíamos criar mais dificuldades ao Braga... E aí acontece o momento-chave do jogo. Nem estou a comentar se é falta (sobre Luiz Carlos), mas acho muito rigorosa a decisão do árbitro, que não tinha necessidade de expulsar o Nuno Piloto com dois cartões por duas faltas. O jogo ficou mais difícil, porque tínhamos estratégia para o jogo de evitar que o Braga construísse pela zona central...»

[Sobre a luta pela manutenção]
«Melhorámos muito desde as primeiras jornadas. Neste momento, estamos fora da zona de perigo. Tivemos aqui um jogo difícil, mas domingo temos um jogo contra um adversário direto (o Tondela) e podemos aumentar a diferença para a zona perigosa. Queremos acreditar que podemos ir por aí acima na tabela.»
Ao minuto 

90'FIM DO Sp. Braga, (3) - Académica, (0)
Num jogo de sentido único a vitória do Sp. Braga é mais do que merecida. Tudo ficou mais fácil com a expulsão de Nuno Piloto, logo aos 26', mas daí em diante o Sp. Braga foi ainda mais dominador: os minhotos venceram por 3-0, mas podiam ter goleado a Académica.
90'Crislan remata cruzado de fora da área. A bola sai por cima da baliza.
90'Três minutos de tempo de compensação.
90'Mauro remata e a bola vai ao poste da baliza da Académica!
88'4169 espetadores em Braga.
85'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Ahmed Hassan Koka.
Desvio de cabeça entre os centrais, depois de assistência de Alan.
78'Rafa serve Crislan com um cruzamento rasteiro, mas o brasileiro não acerta na bola!
75'Gustavo desvia na pequena área e evita o terceiro do Sp. Braga...
70'Entra Crislan (Sp. Braga)
69'Sai N. Stojiljkovic (Sp. Braga)
64'Remate forte de Rafa, acabado de entrar, com a bola a sair por cima.
63'Sai Pedro Santos (Sp. Braga)
62'Luiz Carlos remata de primeira à meia volta à entrada da área, mas a bola sai por cima...
57'Entra Rafael Lopes (Académica)
57'Sai Gonçalo Paciência (Académica)
53'Pedro Santos atira cruzado para Trigueira defender com uma palmada.
51'Filipe Augusto sai tocado.
51'Entra Mauro (Sp. Braga)
51'Sai Filipe Augusto (Sp. Braga)
49'Pedro Santos remata cruzado e a bola sai perto do poste de Trigueira!
47'Quase marca o Braga! Stojiljkovic remata para defesa incompleta de Trigueira e Alan falha a recarga!
46'Recomeça o Sp. Braga - Académica
Sai a Académica com a bola.
45'Intervalo no Sp. Braga - Académica
O Sp. Braga dominou toda a primeira parte, mas tudo ficou mais fácil com a expulsão de Nuno Piloto aos 26'. No quarto de hora final da primeira parte os minhotos traduziram em golos o domínio. Hassan e Stojiljkovic marcaram e os bracarenses têm agora uma vantagem confortável para gerir no segundo tempo.
45'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de N. Stojiljkovic.
Goiano foi à linha e cruzou largo para o avançado sérvio cabecear ao segundo poste, com Trigueira ainda a tocar na bola antes de entrar.
45'Nuno Almeida agora perdoa um cartão amarelo a Leandro Silva por travar um contra-ataque perigoso do Sp. Braga...
45'Remate colocado de Stojiljkovic... Trigueira defende em esforço para canto...
43'Cartão amarelo para Pedro Santos. Por falta sobre Leandro Silva.
41'Remate rasteiro de Plange, Kritciuk agarra sem problemas.
40'Obiora sai lesionado. Esteve cinco minutos em campo...
40'Entra William Gustavo (Académica)
40'Sai N. Obiora (Académica)
40'Stojiljkovic parece aproveitar um lance dividido com Trigueira para cavar uma grande penalidade. O árbitro (e bem, parece-nos) considera que não há falta.
35'Com menos um jogador e a perder por 1-0, Filipe Gouveia é obrigado a mexer na equipa ainda antes do intervalo para dar músculo ao meio-campo.
35'Entra N. Obiora (Académica)
34'Sai Rui Pedro (Académica)
31'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Ahmed Hassan Koka.
Combinação entre Baiano e Pedro Santos e o lateral direito brasileiro isola Hassan, que na área pica a bola à saída de Trigueira.
31'Grande cavalgada de Ivanildo, que à entrada da área remata contra um defesa bracarense.
26'Segundo cartão amarelo para Nuno Piloto. Por falta sobre Luiz Carlos na área do Braga. Parece muito rigoroso o árbitro Nuno Almeida, que expulsa o jogador com segundo amarelo num lance sem perigo aparente.
22'O Braga ataca mais, mas nem sempre com perigo. A Académica tenta transições rápidas, mas sem sucesso, até ver...
16'Alan falha o desvio na pequena área, após canto de Goiano...
15'Livre frontal para o Sp. Braga: Pedro Santos atira contra a barreira.
13'Cartão amarelo para Nuno Piloto. Por agarrão a Pedro Santos.
4'Quase marca o Sp. Braga! Hassan trabalha na área e cruza para Stojiljkovic, com a baliza aberta, chegar atrasado para o desvio, tocando na bola de raspão.
3'Primeiro remate da partida: Luiz Carlos atira por cima.
1'Começa o Sp. Braga - Académica
Sai o Sp. Braga com a bola.
0'Caem pingos de água na tribuna de imprensa. A cobertura do estádio deixa muito a desejar. O que não deixa de ser incrível num estádio do Euro'2004, que com derrapagens orçamentais custou mais de 150 milhões de euros...
0'As equipas entram em campo e perfilam-se diante do público. Tudo a postos para começar a partida em Braga.
0'As equipas terminaram os exercícios de aquecimento e já recolheram ao balneário.
0'O tempo também não ajuda. Volta a chover com alguma intensidade em Braga.
0'A «Pedreira» está muito despida esta tarde. Pouco público no Municipal de Braga a cerca de vinte minutos do início do jogo.
0'Do lado da Académica, Filipe Gouveia tem como indisponíveis para o jogo Makonda e Ricardo Nascimento, lesionados, e Fernando Alexandre, castigado).
0'Para esta partida o Paulo Fonseca já pode contar com os avançados Hassan, que assume a titularidade, e Crislan, no banco. De fora continuam Matheus, Ñíguez e Rodrigo Pinho, lesionados, e Vukcevic, castigado.
0'Os «estudantes» não sofreram golos e conseguiram um empate e uma vitória nas últimas duas deslocações à «Pedreira». Ainda assim, o registo histórico em casa pende claramente a favor dos arsenalistas: 25 vitórias, nove empates e apenas oito derrotas nas receções à equipa de Coimbra.
0'Já a Académica ainda não venceu fora de portas, mas vem de um triunfo e pode afastar-se ainda mais da zona de despromoção se hoje pontuar, em virtude das derrotas de Boavista e Tondela já nesta jornada.
0'O Sp. Braga está em quarto lugar da Liga, mas nas últimas cinco jornadas soma apenas uma vitória.
0'As equipas já aquecem no relvado do Municipal de Braga. O terreno está pesado, o que se justifica pelo temporal desta tarde em Braga. As condições meteorológicas estão ligeiramente melhores agora e praticamente não chove.
0'Suplentes (Académica): Lee, Obiora, Marinho, Gustavo, Pedro Nuno, Rafael Lopes e Hugo Seco.
0'Suplentes (Sp. Braga): Tiago Sá, Wilson Eduardo, Crislan, Rui Fonte, Rafa Silva, Ricardo Ferreira e Mauro.
0'ACADÉMICA: Trigueira; Aderlan, João Real, Iago e Oulembo; Nuno Piloto e Leandro Silva; Ivanildo, Rui Pedro e Nii Plange; Gonçalo Paciência.
0'E já há equipas oficiais. A do Sp. Braga confirma-se, tal como o clube avançou há momentos nas redes sociais.
0'SP. BRAGA: Kritciuk; Baiano, André Pinto, Boly, Goiano; Alan, Luiz Carlos, Filipe Augusto, Pedro Santos; Hassan e Stojikjkovic
0'Vamos desde já ao onze da equipa da casa...
0'Boa tarde! Sp. Braga e Académica defrontam-se na «Pedreira», em jogo da 16ª jornada da Liga. O apito inicial está marcado para as 18h15 e o MAISFUTEBOL conta-lhe tudo AO MINUTO! Fique ligado!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 6 Jan 2016 às 18:15

Sem comentários:

Enviar um comentário