6 de janeiro de 2016

Sp. Braga-Académica (antevisão): lutas distintas no duelo da Pedreira

Bracarenses afastaram-se do pódio, enquanto os «estudantes» acabam de sair da zona de despromoção

MOMENTO:

Sp. Braga: Com apenas uma vitória nas últimas cinco jornadas (em que averbou ainda uma derrota diante do Benfica e três empates) a equipa bracarense está neste momento numa das sequências de resultados menos positivas da época. Os arsenalistas vêm de dois empates a uma bola e atrasaram-se em relação aos três grandes, que ocupam o pódio da classificação, que já está a oito pontos de distância (em relação ao Benfica, que é terceiro). Com 26 pontos, mais quatro do que V. Setúbal e Paços, o quarto lugar parece seguro, pelo menos para já. O duelo da Pedreira apresenta, no entanto, duas lutas distintas. É que se o Sp. Braga quer garantir a Europa, ou algo mais, ao adversário desta quarta-feira basta-lhe lutar por um campeonato tranquilo.

Académica: Os «estudantes» ainda não venceram fora de portas, mas acabam de sair da zona de despromoção e vêm de uma vitória diante do União da Madeira. Desde que Filipe Gouveia assumiu o comando técnico que os resultados têm sido bem mais positivos, numa equipa que parece ter cada vez mais armas na luta pela manutenção. Ainda assim, o técnico faz referência precisamente às armas que tem, sobretudo em confrontos com adversários desiguais [ver em discurso direto]. Excetuando as derrotas diante de Benfica e FC Porto, desde o final de setembro que a Académica não perde para a Liga, depois de um péssimo arranque com seis derrotas consecutivas.


AUSENTES:

Sp. Braga: Matheus, Ñíguez e Rodrigo Pinho (lesionados); Vukcevic (castigado).

Académica: Makonda e Ricardo Nascimento (lesionados); Fernando Alexandre (castigado).


DISCURSO DIRETO:

Paulo Fonseca: «Fizemos um bom jogo em Setúbal, mas é importante voltar às vitórias em casa e somarmos mais três pontos na classificação. Do outro lado vai estar um adversário moralizado. A Académica, nos últimos dois anos, não perdeu aqui, nem sofreu golos e estamos preparados para as dificuldades. O mais importante é percebermos o que temos de fazer para ultrapassar este adversário e conquistar os três pontos.»

Filipe Gouveia: «Estas batalhas são desniveladas, como foram com o Benfica e FC Porto, pois nós vamos para a “guerra” com flechas, enquanto os outros vêm com mísseis. Temos armas e uma estratégia delineada. Vimos de um vitória caseira frente ao União da Madeira e o grupo está forte e unido para continuar na senda de vitórias e tirar o clube da situação em que está e subir para lugares mais tranquilos.»


REGISTO HISTÓRICO:
Paulo Fonseca avisou e o registo histórico comprova-o: a Académica não sofreu golos nas últimas duas deslocações a Braga, para a Liga. No entanto, apesar de um triunfo e de um empate nas duas últimas temporadas, a «Briosa» está longe de ter um registo impressionante no Minho. Basta recordar que é preciso recuar até 1967 para recordar a penúltima vitória da Académica em Braga. Globalmente, a história conta que a vantagem é da equipa da casa: em 42 receções à Académica para a Liga, o Sp. Braga venceu 25, empatou nove e perdeu apenas oito.


EQUIPAS PROVÁVEIS

SP. BRAGA
 

Outros convocados: Tiago Sá (guarda-redes), André Pinto, Marcelo Goiano, Filipe Augusto, Joan Román, Pedro Santos, Rui Fonte, Wilson Eduardo e Crislan.


ACADÉMICA



Outros convocados: Lee (guarda-redes), Obiora, Gustavo, Pedro Nuno, Marinho, Rafael Lopes e Hugo Seco.

Sem comentários:

Enviar um comentário