10 de janeiro de 2016

2015/16 - 17J - Académica 2 - Tondela 1



nº espectadores:
árbitro: André Moreira

Crónica

Num jogo muito importante para as contas da manutenção, a Académica bateu o Tondela por duas bolas a uma, num jogo resolvido na segunda parte por dois suplentes (Rafael Lopes e Hugo Sêco). 

Ambas as equipas entravam para esta jornada na sequência de derrotas muito distintas na última ronda: a Briosa perdeu de forma clara em Braga, enquanto o Tondela foi derrotado em casa pelo Paços num jogo no qual poderia perfeitamente ter pontuado, dada a quantidade de ocasiões que criou. 

FILME E FICHA DE JOGO

O começo de jogo no Cidade de Coimbra até foi morno mas depressa o jogo se agitou: ao oitavo minuto, João Real cabeceou ao poste, após livre batido por Leandro Silva.

Na resposta, ao décimo minuto, Murillo entrou de rompante na pequena área, após excelente jogada de Oto´o na direita e desviou para o fundo das redes de Pedro Trigueira. O Tondela apanhava-se na frente do marcador bem cedo, situação inédita neste campeonato.

A Académica foi procurando a resposta, mas ia esbarrando na boa organização defensiva tondelense ou nos reflexos de Cláudio Ramos, guardião da equipa viseense que se mostrou muito importante a segurar a vantagem da equipa de Petit durante o primeiro tempo.

Leandro Silva ia pautando as operações ao meio perante um preenchido miolo da equipa do Tondela, numa batalha muito interessante. O médio emprestado pelo FC Porto à Académica foi um dos destaques do encontro e já a terminar os primeiros 45 minutos, bateu mais um livre para a cabeça de um companheiro, Ivanildo, que atirou para nova intervenção decisiva de Cláudio Ramos.

Ao intervalo, ficava a sensação que a Briosa poderia ter alcançado a igualdade, mesmo sem estar a fazer um jogo consistente. O Tondela ia sendo premiado pela eficácia e pelo alto nível do guarda-redes.

Na entrada para os segundos 45 minutos, sem que qualquer um dos treinadores tenha efetuado alterações, a Académica entrou melhor, com Gonçalo Paciência a assustar Cláudio Ramos por duas vezes. Na resposta, Murillo, na sequência de duas bolas paradas, também poderia ter causado problemas, assim como Nathan Júnior, que obrigou Pedro Trigueira a uma das defesas da tarde.

À entrada para a última meia hora, Filipe Gouveia lançou Hugo Sêco e Rafael Lopes, tirando de jogo os pouco inspirados Marinho e Pedro Nuno. Como é habitual quando tem de arriscar, o técnico academista definiu um ataque com dois alas abertos e Gonçalo Paciência e Rafael Lopes em cunha ao centro.

E a troca surtiu efeito quase imediato: ao minuto 67, Ivanildo ganhou espaço na direita, cruzou para a área e Rafael Lopes elevou-se mais alto, empatando a partida com um vigoroso cabeceamento, fora do alcance de Cláudio Ramos. Filipe Gouveia seria por esta altura o homem mais satisfeito do mundo...

E seria ainda mais a cinco minutos do final, isto já depois de o Tondela ter ficado reduzido a dez, por lesão de Murillo, isto quando Petit já não dispunha de mais substituições para fazer. Após um alívio da defesa forasteira, Hugo Sêco atirou uma trivela de primeira, colocada, sem hipóteses para Cláudio Ramos. Um golo de se lhe tirar o chapéu!

Uma reviravolta épica de uma Briosa cada vez mais confortável no seu feudo. E a vantagem para o Tondela lá aumentou de cinco para oito pontos. Os comandados de Gouveia ficam mais tranquilos, os de Petit nem por isso...

Destaques

FIGURA: Hugo Seco, herói do jogo
Num momento difícil, com a Briosa a perder, entrou juntamente com Rafael Lopes e ambos mexeram com a partida. O ponto alto da meia hora em que esteve em campo foi sem dúvida o brilhante golo de trivela, aproveitando um alívio pouco conseguido da defensiva tondelense. Golo potencialmente importantíssimo na luta pela manutenção.

MOMENTO: trivela em folha seca
O jogo ia caminhando para o fim e o Tondela tinha acabado de ficar reduzido a dez, por lesão de Murillo. Na sequência de uma bola afastada da área do Tondela, Hugo Seco rematou de primeira, numa trivelada bem colocada, sem hipótese para o guardião forasteiro. Um golo capaz de levantar qualquer estádio. E, como imaginam, o Cidade de Coimbra entrou em ebulição naquele momento...


OUTROS DESTAQUES

Lucas Souza: mais uma boa exibição do médio tondelense, exibindo grande rigor tático e distribuindo jogo com precisão. Elemento mais recuado do meio-campo, foi o esteio de um meio-campo robusto, agressivo e com um índice de intensidade elevado.

Rafael Lopes: de regresso aos golos, revelou-se um suplente de ouro, com aquele cabeceamento colocado após cruzamento de Ivanildo. Insistente, trabalhador e fisicamente disponível foi essencial num jogo de características muito próprias, por força da muita chuva que foi caindo sobre o relvado do Cidade de Coimbra.

Cláudio Ramos: acabou por não ser mal batido em qualquer um dos golos, tendo antes efetuado várias intervenções muito importantes a evitar o golo da Académica. Exibiu-se a um bom nível, mostrando que está em boa forma.

Murillo: autor do golo do Tondela, saiu por lesão na parte final, situação que deixou a equipa em desvantagem numérica. Muito rápido e vertical, foi o jogador que mais foi tentando desequilibrar a defensiva academista. Mais uma exibição bem conseguida.


Leandro Silva: está a assumir-se como o esteio do meio-campo da Briosa. Médio com boa capacidade de passe e cumpridor em termos táticos, poderia ter feito pelo menos duas assistências para finalizações dos companheiros. Grande capacidade de luta.

Opiniões 

Filipe Gouveia, treinador da Académica, na sala de imprensa após o triunfo frente ao Tondela (2-1): 

«Uma vitória importante, perante um adversário cuja classificação não espelha o valor da equipa. O meu grupo de trabalho deu uma boa resposta.

Uma primeira parte muito bem conseguida, o Tondela da primeira vez em que foi à nossa baliza fez golo. Mais uma vez, o mérito é todo dos jogadores, porque eles é que fizeram isto, eles é que trabalham muito todos os dias.»

[Sobre as substituições e as opções]
«Por vezes, temos de ter um bocadinho de sorte na escolha dos jogadores. Gostei da resposta do Gustavo, mas eu tenho alguma dificuldade de falar em quartas ou primeiras opções. Os jogadores estão todos a trabalhar bem, quem me der garantias eu posso colocar em campo. Eu não tenho problemas nenhuns em meter qualquer jogador. Só há dois jogadores que não jogaram desde que cheguei à Académica. O Taborda, por exemplo, é um jogador que precisa de sair, de jogar, para voltar à Académica mais forte. Também já tive a idade dele e sei como é. O Ki é uma situação diferente. É um jogador muito evoluído tecnicamente, que tem dificuldade na comunicação, percebendo pouco de português. E há treinos e certos exercícios que ele não entende tão bem.»

[Sobre o reencontro com Petit, de que foi colega no Boavista enquanto jogador]
«O reencontro com Petit foi normal. Colega de trabalho, amigo de longa data. Desejo-lhe sorte menos quando jogarem contra mim.

Gostei da resposta da equipa com a alteração de sistema. O jogo estava a pedir um elemento na zona central, até porque o Gonçalo cai bem na faixa. Eu defendo que existam entre o grupo de trabalho algumas sociedades, como por exemplo entre lateral e ala, ala e lateral, etc.. Se um jogador não entrar no espírito comigo, é difícil entrar na equipa...»

Petit, treinador do Tondela, na sala de imprensa do Estádio Cidade de Coimbra após a derrota frente à Académica (2-1):

«Entrámos bem no jogo, fizemos golo cedo. A Académica começou a tomar conta do jogo, nós fechámos espaços. A Académica foi criando perigo de bola parada. Conseguimos não deixar criar muitas oportunidades, além dessas.

Na segunda parte, eles tomaram conta do jogo, pressionaram um bocadinho e em dois golos arrumou com a questão. Penso que depois de estarmos em vantagem podíamos ter assumido mais o jogo.

Temos de levantar a cabeça, há mais 17 jogos pela frente. Três jogos numa semana abanou a equipa em termos físicos. Notou-se o cansaço nalguns jogadores na segunda parte. Temos de entrar na segunda volta sabendo o que devemos fazer.

Penso que vai ser impossível recuperar Murillo para sexta-feira. Acredito plenamente na capacidade dos jogadores. Quem tem visto os nossos jogos sabe que temos vindo a crescer.

Hoje, não sei se por ser dérbi ou pelo cansaço, senti a equipa mais nervosa.»

[Sobre o reencontro com Filipe Gouveia com quem jogou no Boavista]
«Gouveia é um amigo, é um reencontro especial. Além de colegas de profissão, somos bons amigos.»

Ao minuto

90'Triunfo importantíssimo para a Académica. com direito a reviravolta depois de uma primeira parte na qual o Tondela saiu por cima no marcador.
90'FIM DO Académica, (2) - Tondela, (1)
90'Cabeceamento de Bruno Nascimento, fácil para Trigueira.
90'Cartão amarelo para Nuno Santos.
90'Vão jogar-se quatro minutos de compensação.
89'Livre de Leandro Silva e na recarga o médio ofensivo rematou para a baliza, mas em posição irregular segundo o árbitro assistente.
87'Golo anulado por fora de jogo de Rui Pedro.
85'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Hugo Seco.
GOLAÇO!!! Remate de primeira da fora da área, cruzado, uma trivela autêntica, após alívio inconsequente da defensiva tondelense
84'Cartão amarelo para Wagner.
84'Tondela acaba a partida com dez.
82'Murillo a sair de campo acompanhado pela equipa médica, não parece que vá regressar...
79'Cartão amarelo para Lucas.
78'Entra Rui Pedro (Académica)
78'Sai Ivanildo (Académica)
76'Murillo fica no chão a ser assistido, mas entretanto levanta-se apoiado pela equipa médica. Tondela momentaneamente reduzido a dez.
76'Cartão amarelo para Fernando Alexandre.
73'Entra Raphael Guzzo (Tondela)
73'Sai Hélder (Tondela)
71'Remate de Nathan à meia-volta. A bola passa muito perto do poste direito da baliza dos estudantes!
70'Livre de Wagner de muito longe, em zona lateral, para as mãos de Pedro Trigueira.
68'Entra Wagner (Tondela)
68'Sai D. Menga (Tondela)
67'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Rafael Lopes.
Jogada de Ivanildo na direita, cruzamento para a área onde Rafael Lopes ganhou sobre um defesa tondelense e cabeceou sem hipóteses para Cláudio Ramos.
66'Números oficiais: estão 2170 espectadores no Cidade de Coimbra.
62'Remate de Leandro Silva, em zona frontal, com a bola a ressaltar num defesa tondelense e a sair.
61'Entra Hugo Seco (Académica)
61'Sai Marinho (Académica)
61'Entra Rafael Lopes (Académica)
61'Sai Pedro Nuno (Académica)
56'Entra Bruno Monteiro (Tondela)
56'Sai Luis Alberto (Tondela)
56'Cartão amarelo para Leandro Silva.
53'Murillo a bater um livre na zona lateral, com a bola a passar muito perto do poste esquerdo da baliza À guarda de Pedro Trigueira.
52'Cartão amarelo para William Gustavo.
52'Remate de Nathan Júnior na zona lateral da área, para defesa apertada de Pedro Trigueira.
49'Livre de Murillo, a uns bons 35 metros da baliza, com a bola a ir na direção de Pedro Trigueira, embora com uma trajetória algo esquisita por culpa do vento.
47'Na sequência de um canto, Leandro Silva apanhou uma bola à entrada da área mas o remate saiu muito torto.
46'Gonçalo de novo, com Cláudio Ramos a afastar o remate para fora.
46'Disparo de Gonçalo Paciência de fora da área, forte e difícil, defendido a dois tempos por Cláudio Ramos.
46'Recomeça o Académica - Tondela
45'Intervalo no Cidade de Coimbra, com a Briosa a terminar o primeiro tempo perto da igualdade e com protestos para com a equipa de arbitragem.
45'Intervalo no Académica - Tondela
45'Quase o empate para a Briosa! Leandro Silva bate um livre no lado esquerdo e Ivanildo cabeceia ao segundo poste para mais uma boa intervenção de Cláudio Ramos!
45'Pedidos de penálti na área do Tondela, não atendidos pelo árbitro da partida.
45'Cartão amarelo para Luis Alberto.
43'Passe em profundidade de Leandro Silva, visando a entrada de Marinho, mas Cláudio Ramos saiu bem e agarrou.
40'Cartão amarelo para Claudio Ramos. Por demora na reposição de bola.
38'Cruzamento de Aderlan para uma cabeçada de Gonçalo Paciência por cima da baliza do Tondela.
37'Marinho a procurar um remate à meia-volta, mas esteve bem Bruno Nascimento ao interpor-se no caminho da bola.
36'Livre lateral de Dolly Menga, absolutamente desastrado, com a bola a descrever uma curva demasiado larga.
32'Disparo de meia-distância de Dolly Menga, não passou nada longe do poste direito da baliza de Trigueira.
31'Canto perigoso de Murillo, valeu o corte atabalhoado mas eficaz de Leandro Silva a afastar o perigo.
28'Já está restabelecido .
28'Hélder Tavares fica no chão depois de um choque com um adversário.
27'Remate frouxo de Marinho, à figura do guarda-redes do Tondela, após boa jogada entre Gonçalo Paciência e Pedro Nuno.
26'Jogo dividido numa altura em que vai chovendo chovendo cada vez mais no Cidade de Coimbra...
19'A Briosa vai com tudo para cima do Tondela em busca da igualdade.
18'Na resposta, Pedro Nuno atira cruzado na área, para grande intervenção de Cláudio Ramos.
17'Erro tremendo de João Real, Murillo aproveitou, lançando-se numa corrida desenfreada até à baliza, com o central academista a compensar no último momento...
15'Livre lateral de Ivanildo, chegado à baliza, com Cláudio Ramos a afastar debaixo de uma enorme pressão, com dificuldades...
13'Assistência para golo de J. Zue.
10'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de J. Murillo.
Excelente jogada individual de Oto´o Zué, ultrapassando Ivanildo e cruzando para a entrada de rompante do venezuelano na cara do guardião academista, apontando o primeiro da tarde em Coimbra.
10'Leandro Silva a tentar lançar Marinho em profundidade, em boa posição, mas o passe acabou por sair com mais força do que era suposto...
9'GRANDE OPORTUNIDADE PARA A ACADÉMICA!!! Livre apontado por Leandro Silva e João Real cabeceia ao poste da baliza de Cláudio Ramos!
6'Início de jogo morno e sem grande intensidade no Cidade de Coimbra.
1'Sai a Académica.
1'Começa o Académica - Tondela
0'Entrada das equipas em campo.
0'O árbitro da partida será André Moreira (AF Leiria) e será assistido Nuno Vicente e Rui Freire. O quarto árbitro vai ser Nélson Pereira.
0'As três equipas terminaram agora os exercícios de aquecimento, tendo recolhido aos balneários.
0'Tempo chuvoso em Coimbra. Durante a manhã choveu com intensidade, resta saber se isso terá afetado o estado do relvado ou não...
0'Entretanto, entram também os restantes jogadores de ambas as equipas para o aquecimento.
0'Os guarda-redes de ambas as equipas vão já fazendo os habituais exercícios de aquecimento.
0'Suplentes Tondela: Matt Jones, Kaká, Bruno Monteiro, Raphael Guzzo, Wagner, Romário Baldé e Piojo.
0'Suplentes Académica: Lee, Bouadla, Rui Pedro, Taborda, Hugo Sêco, Rabiola e Rafael Lopes.
0'TONDELA: Cláudio Ramos; Oto´o Zué, Bruno Nascimento, Tikito, Nuno Santos; Lucas Souza, Hélder Tavares, Luís Alberto; Dolly Menga, Nathan Júnior, Murillo.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Aderlan, João Real, Gustavo, Oualembo; Fernando Alexandre, Leandro Silva; Ivanildo, Pedro Nuno, Marinho; Gonçalo Paciência.
0'JÁ HÁ ONZES!
0'A partida tem início marcado para as 16h00.
0'Boa tarde. O Maisfutebol já está no Estádio Cidade de Coimbra para lhe contar tudo sobre o Académica-Tondela.

Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 10 Jan 2016 às 16:00

in AAC-OAF e maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário