13 de março de 2016

2015/16 - 26J - Moreirense 2 - Académica 2


nº espectadores: 2 712
árbitro: Fábio Veríssimo 

Crónica 

Tudo na mesma. A Académica continua sem saber o que é vencer fora de portas na presente edição da Liga, o Moreirense continua com imensas dificuldades a jogar no seu reduto e completou o oitavo jogo em casa sem vencer. Contas feitas, de um jogo pobre sobra um ponto para cada um dos emblemas fruto do empate a duas bolas.

Empate com menos sabor para os estudantes, que estiveram a vencer por duas ocasiões, mas deixaram-se empatar das duas vezes e ainda enviaram uma bola ao ferro nos últimos instantes do encontro. O travessão devolveu o esférico e o consequente empate atirou novamente a turma de Coimbra para a zona de despromoção.

A Académica pareceu querer entrar de forma mais destemida no encontro, sem medo de assumir o jogo e aproveitando-se de um inequívoco desconforto do Moreirense para jogar com mais intensidade junto à baliza de Stefanovic.

Ainda assim foi preciso esperar por meia hora de pontapés na bola apara se registar o primeiro remate a uma das balizas. No caso à baliza de Pedro Trigueira, com o guardião da turma de Coimbra a suster o remate de Rafael Martins sem grandes dificuldades.

Ao primeiro remate a uma das balizas a Académica respondeu com o golo. Rui Pedro serviu Nii Plange que, de forma pouco ortodoxa, passou por Marcelo Oliveira, rematando depois de pé esquerdo para o fundo das redes, vendo, no entanto, a bola ainda bater no poste antes de entrar.

Golo a premiar a maior clarividência dos estudantes que, mesmo não apresentando uma qualidade de jogo assinalável, ocuparam melhor os espaços diante de um Moreirense que continua sem soluções para esconder a dependência que esta equipa tinha de Rodrigo Battaglia.

Miguel Leal não perdeu muito tempo a mexer na equipa depois do intervalo. Boateng foi aposta quando estavam decorridos nove minutos do segundo tempo e o ganês marcou no preciso momento em que entrou em campo.

Tirou um «coelho» da cartola o técnico do Moreirense, com o extremo ganês a marcar ao primeiro toque na bola, correspondendo da melhor forma a um bom trabalho da asa direita do Moreirense, pertencendo a Iuri Medeiros o cruzamento para o remate letal de Boateng.

Galvanizou-se o Moreirense com o golo, passando pelo seu melhor período. Conquistou uma série de cantos, jogou mais no meio capo adversário, mas continuou a estar lá a falta de inspiração para fazer mais.

Quando o ímpeto ofensivo do Moreirense quebrou voltou a passar para a frente a Académica com um golo oportuno de Leandro Silva de cabeça, que correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Rafa Soares da esquerda quando faltavam doze minutos para os noventa.

Parecia que a Briosa não ia deixar escapar os três pontos, mas Iuri Medeiros voltou a fazer das suas e pouco tempo depois conquistou uma grande penalidade ao driblar sobre João Real. Da marca dos onze metros Rafael Martins não desperdiçou e assinou o resultado final.

Estava escrito o resultado final, mas ainda havia mais para contar. Hugo Seco ainda esteve na cara de Stefanovic, mas viu o guarda-redes defender para a barra. Último suspiro. A Académica volta aos lugares de despromoção depois de uma semana mais desafogada.

O empate acaba por se justificar, ainda que com um amargo de boca para os estudantes. A equipa de Moreira de Cónegos mantém os quatro pontos de margem para os lugares de despromoção, mas precisa de fazer claramente mais. É uma equipa claramente numa curva descendente.

Destaques 

Figura: Leandro Silva
Centro de operações da Académica. Marca tudo que é lance de bola parada, inclusive lançamentos em zona adiantada no terreno e é o pêndulo do meio campo. Jogo de muita luta a orquestrar o jogo dos estudantes. Para além do bom jogo que fez, sempre muito ativo, o médio de 21 anos foi à área do Moreirense fazer a diferença com o golo oportuno de cabeça. Encheu o meio campo da Briosa.

Momento: golo de Rafael Martins (84 minutos)
O avançado não falhou da marca dos 11 metros e evitou a derrota para a turma do Moreirense. Remate seco e forte do avançado que no último jogo em casa tinha falhado um castigo máximo. Desta vez não foi displicente e atirou com tudo.

OUTROS DESTAQUES

Evaldo
Muito ativo no lado esquerdo do Moreirense, o lateral atacou sempre muito. Face à falta de inspiração dos colegas dos detores mais adiantados foi dos que mais lances de ataque produziu.

Nii Plange
A Académica não teve grande caudal de jogo, nem tão pouco proporcionou aos seus extremos um número alargado de oportunidades para mostrar serviço. No pouco que dispôs, Nii Plange deu quase sempre o melhor seguimento. Abriu o marcador e teve um cruzamento perigoso já no segundo tempo.

Aderlan
Prestação positiva do lateral direito da Académica, muito regular a defender e igualmente importante a atacar. Pautou o seu jogo pela regularidade, sem erros.  

Iuri Medeiros
Já teve exibições melhores, mas ainda assim está nos dois golos do Moreirense. Cruzou para o golo de Boateng e cavou a grande penalidade que permitiu a Rafael Martins chegar novamente ao empate. Jogo pragmático.

Boateng
Precisou de poucos segundo em campo para marcar. Deu confiança à equipa do Moreirense numa fase crucial do encontro. Golo pleno de oportunidade e ao mesmo tempo com capacidade técnica

Opiniões

Declarações de Miguel Leal, treinado do Moreirense, na sala de imprensa do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, depois do empate a duas bolas na receção à Académica:

«No início do jogo se pensasse neste resultado não estaria satisfeito, mas nestes jogos a emoção é o mais importante. Há momentos do jogo em que não há tática e foi o que se passou. Entrámos muito amorfos, depois lá fomos crescendo e depois de uma oportunidade sofremos o golo».

«Na segunda parte estivemos melhor, chegamos ao empate e podíamos ter marcado de canto. Penso que pelo que se passou no jogo se aceita o resultado, foi um jogo de emoção em que as duas equipas jogaram mais com o coração do que com a razão».

«Continuamos a depender, com algum conforto, apenas de nós. Acredito que os trinta pontos vão chegar, temos oito jornadas para fazer mais do que três pontos. É com isso que temos de contar. Na primeira volta nesta altura tínhamos quatro pontos, desta vez temos dez pontos. Atendendo aos últimos resultados este é menos mau».

Declarações de Filipe Gouveia, treinador da Académica, na sala de imprensa do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, depois do empate a duas bolas em Moreira de Cónegos. O treinador foi irónico em relação à arbitragem:

«Fomos a melhor equipa, a que teve mais oportunidades. O Moreirense esteve à espera do nosso erro e chegámos bem à vantagem. O Moreirense entrou forte na segunda parte e num lance e que estava controlado o Moreirense chega ao empate. Tivemos que correr atrás do prejuízo, conseguimos o segundo golo, mas depois há coisas que não podemos controlar. Mas uma equipa que marca dois golos fora tem de ser suficiente para ganhar fora. A haver um vencedor teríamos de ser nós. Os meus jogadores estão de parabéns. Faltou um pouco a sorte, parece sina, já em nossa casa o Moreirense marcou aos 96 ou 97 minutos».

«O que não se consegue controlar? Choveu outra vez hoje, uma chuva forte de canivetes e os meus jogadores ficaram todos espetados».

«Significado do empate depois do triunfo do Boavista? Tem um sabor amargo, temos de continuar a nossa luta. Não é normal uma equipa que está na situação que estamos criar estas oportunidades de golo. Temos que continuar a trabalhar».

Ao minuto 

 90'FIM DO Moreirense, (2) - Académica, (2)
Empate a duas bolas em Moreira de Cónegos, o conjunto de Coimbra não consegue sair da zona de despromoção apesar de ter estado por duas vezes em vantagem!
90'Entrada dura do avançado sobre Aderlan! Moreirense reduzido a dez
90'Segundo cartão amarelo para Rafael Martins.
90'Quatro minutos de descontos
90'À BARRA HUGO SECO! Lance de ataque da Académica, Hugo Seco apareceu isolado e atirou contra Stefanovic, vendo a bola ressaltar para a trave
85'Cartão amarelo para Rafael Martins.
85'Remate forte para o seu lado esquerdo a partir da marca dos onze metros, Trigueira caiu para o outro lado!
85'2-2 a cinco minutos do fim!
85'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Rafael Martins.
85'Cartão amarelo para João Real.
84'PENÁLTI PARA O MOREIRENSE! João Real travou Iuri Medeiros em falta!
81'Entra Ernest Ohemeng (Moreirense)
80'Sai Nildo Petrolina (Moreirense)
80'Entra Rabiola (Académica)
80'Sai Rafael Lopes (Académica)
78'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Leandro Silva.
Cruzamento de Rafa Soares na quina da área, do lado esquerdo. No lado oposto Leandro Silva cabeceia livre de marcação fazendo o segundo da Académica!!
75'2712 espectadores no Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas
71'Entra Fábio Espinho (Moreirense)
71'Sai Vitor Gomes (Moreirense)
71'O extremo embrulhou-se com Evaldo na área, o jogador que acabou de entrar pediu grande penalidade. Viu cartão amarelo por protestos
71'Cartão amarelo para Hugo Seco.
69'Remate de Rafael Martins na sequência de um livre direto, Pedro Trigueira defende sem dificuldades
67'Entra Hugo Seco (Académica)
67'Sai Marinho (Académica)
66'Palhinha!!! Canto de Iuri Medeiros da esquerda, o médio ganha o duelo de cabeça, mas atira ligeiramente ao lado
61'Entra I. Gui (Académica)
60'Sai Rui Pedro (Académica)
60'Sequência de pontapés de canto para o Moreirense. A equipa da casa galvanizou-se com o golo e está por cima!
59'Segundo golo de Emmanuel Boateng na Liga
54'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de E. Boateng.
uri Medeiros cruza da direita depois de combinar com Sagna. Boateng para a bola na área de costas para baliza, consegue rodar e atira de pé esquerdo sem hipóteses para Trigueira!
54'Entra E. Boateng (Moreirense)
54'Sai Filipe Gonçalves (Moreirense)
52'Cruzamento venenoso de Nii Plange! A bola atravessa a área do Moreirense sem que ninguém consiga encostar para o fundo das redes
46'Não há substituições
46'Recomeça o Moreirense - Académica
45'Intervalo no Moreirense - Académica
A Académica vence por uma bola a zero ao intervalo em Moreira de Cónegos. Vale o golo de Nii Plange a dar cor a um jogo pobre no Minho
45'Dois minutos de descontos
43'Jogo cai de intensidade quando o cronómetro se aproxima do intervalo
38'ACADÉMICA! PERIGO! Leandro Silva descobre Rafa Soares à entrada da área da área, num pontapé de canto, e o lateral canhoto remata pouco ao lado!
37'Cartão amarelo para Filipe Gonçalves.
35'Segundo golo de Nii Plange no campeonato
34'Cartão amarelo para Iago Santos.
31'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de N. Plange.
Passe longo para o extremo. Algo atrapalhado, Nii Plange consegue passar por Marcelo Oliveira e atira depois de pé esquerdo. A bola ainda bate no poste antes de entrar!
30'Rafael Martins remata de pé esquerdo e obriga Trigueira a fazer a primeira defesa da tarde
29'Pontapé de canto para o Moreirense. Contrariamente ao que é normal foi Rafael Martins a bater. João Real corta e cede novo canto do lado contrário
28'Mais um cruzamento, desta feita de Rafa Soares, para as mãos de Stefanovic
25'Remate do meio da rua de Leandro Silva, mas muito torto. Primeiro remate do jogo
21'João Palhinha, reestabelecido, lançou-se pela direita em lance individual, mas o cruzamento saiu muito longo
18'É agora Palhinha quem precisa de assistência. O médio foi atingido na cara pelo esférico
17'Cruzamento rasteiro de Evaldo, encaixa Pedro Trigueira. Não estava ninguém do Moreirense na área para a emenda
14'Iuri Medeiros apareceu em boa posição, mas o árbitro Fábio Veríssimo assinalou falta ao extremo sobre Rafa Soares
10'Nuno Piloto tentava servir Aderlan, mas Marcelo Oliveira aprece a cortar. Parece mais atrevida a Académica
7'Tentativa de remate de Marinho. A bola espirrou e Stefanovic recolheu sem dificuldades
4'Segue o jogo
4'Rui Pedro está no relvado a ser assistido. Nada de preocupante
2'Primeiros instantes de muita luta em Moreira de Cónegos
1'Começa o Moreirense - Académica
0'Sobem ao relvado as duas formações. Moreirense e Académica vão atuar com os seus equipamentos tradicionais
0'Do lado da Académica regista-se a presença de algumas dezenas de adeptos no topo de Moreira de Cónegos
0'Cada associado do Moreirense teve direito a dois bilhetes de acompanhante gratuitos. A bancada encontra-se mais bem composta que o costume
0'Está completo o aquecimento. O relvado volta a ser regado.
0'As três equipas já estão em campo em exercícios de aquecimento.
0'Suplentes (Académica): Lee, Rabiola, Gui, Gonçalo Paciência, Gustavo, Pedro Nuno e Hugo Seco.
0'Suplentes (Moreirense): Nilson, Danielson, Alan Schons, Fábio Espinho, Ernest, Coronas e Boateng.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Aderlan, João Real, Iago e Rafa Soares; Leandro Silva e Nuno Piloto; Marinho, Rui Pedro e Nii Plange; Rafael Lopes.
0'MOREIRENSE: Stefanovic; Sagna, Marcelo Oliveira, André Micael e Evaldo; Palhinha, Filipe Gonçalves e Vítor Gomes; Iuri Medeiros, Rafael Martins e Nildo.
0'JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS!
0'Os estudantes pararam para respirar fundo na última jornada com o triunfo sobre o V. Guimarães, mas os três pontos não mantiveram a Académica fora dos lugares de despromoção por muito tempo. Com o triunfo do Boavista na abertura da jornada, os pupilos de Filipe Gouveia voltam a descer à zona aflitiva da tabela.
0'Sem conhecer o sabor do triunfo em casa no presente ano civil, a equipa de Miguel Leal tem compensado os maus resultados dentro de portas com pontos fora, que vão mantendo a margem de conforto para os lugares de despromoção.
0'Tarde de sol no Comendador Joaquim de Almeida Freitas, o relvado foi regado há instantes.
0'Frente a frente estão o 14.º classificado da Liga, o Moreirense, com 26 pontos, e a Académica que ocupa o 17.º lugar com menos quatro pontos, sendo o primeiro clube abaixo da linha de água.
0'Boa tarde! O Maisfutebol já está em Moreira de Cónegos para acompanhar AO VIVO o encontro entre o Moreirense e a Académica, referente à 26ª jornada da Liga.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 13 Mar 2016 às 16:00

Sem comentários:

Enviar um comentário