9 de maio de 2016

2015/16 - 33J - Académica 0 - Sp Braga 0: Descida confirmada



nº espectadores: 4 898 
árbitro: Manuel Mota 

Crónica 

«Sentes que um tempo acabou / primavera de flor adormecida / qualquer coisa que não volta, que voou / que foi um rio, um ar, na tua vida»: o tom é de fim de ciclo, há lágrimas nos rostos, o desfecho é incontornável. A Académica despediu-se este sábado da Liga, ao empatar 0-0 em casa com o Sp. Braga.

A Balada da Despedida do 5.º ano Jurídico de 1988/89 - com que se inicia esta crónica - é a música mais emblemática da serenata que todos os anos marca um fim de ciclo na vida de muitos estudantes, celebrado na Queima das Fitas de Coimbra.

Este sábado, em pleno período da festa estudantil, foi o seu tom lúgubre que marcou o adeus da Briosa à Liga, 14 anos depois. O Sp. Braga nem precisou de fazer uma exibição excepcional para conquistar um ponto e confirmar virtualmente o 4.º lugar, que lhe vale o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, mesmo que não vença a final da Taça de Portugal.

O destino tem destas coisas. Calhou que a Académica se despedisse da Liga contra a única equipa que somava mais épocas seguidas do que ela no primeiro escalão do futebol português, além dos totalistas Benfica, FC Porto e Sporting, Ao fim de 14 épocas seguidas na divisão principal, a Briosa regressa à II Liga (de onde saíra em 2002). A certidão de despromoção foi traçada num fim de tarde sem golos.

A primeira parte valeu pela meia hora inicial. A Académica entrou com vontade de contornar o destino que já parecia traçado: logo aos dois minutos, Nii Plange falhou o desvio a um cruzamento perigoso de Aderlan.

No entanto, a iniciativa de jogo e a posse de bola logo passaram para o Sp. Braga. Wilson Eduardo e Josué cedo ameaçaram as redes de Pedro Trigueira. E, no lance mais perigoso dos minhotos no primeiro tempo, aos 19’, Wilson Eduardo (antigo jogador dos estudantes) aproveitou uma desatenção da defesa da casa, isolou-se diante da baliza e só uma grande defesa do guarda-redes da Briosa evitou o 0-1.

Minutos depois, Pedro Nuno e Gonçalo Paciência comandaram a reação dos rapazes de preto, com um remate por cima e para defesa apertada de Marafona. A partir daí, a Briosa estancou o ascendente bracarense. Mas, com o jogo mais emaranhado no meio-campo, não se viram novas ocasiões até ao intervalo.

A emoção regressou no início da segunda parte, com um remate ao lado de Josué, seguido de um tiro ao poste de Gonçalo Paciência (47’). Oito minutos depois, o avançado emprestado pelo FC Porto forçou Marafona a mais uma defesa aparatosa com as pernas, num remate de longe.

O Sp. Braga não se acomodou com o 0-0 que o deixa virtualmente (mas não matematicamente) no 4.º lugar - tem seis pontos de avanço sobre o Arouca, igualdade no confronto direto, mas muito melhor diferença de golos. Primeiro, Pedro Trigueira teve de se esticar para desviar para canto um livre perigosíssimo de Josué (76’). Depois, no seguimento do novo lance de bola parada, Hassan cabeceou à barra.

Ainda assim, a Briosa lutou até ao fim. Gonçalo Paciência voltou a ameaçar o golo (84’), num remate que Marafona desviou para a barra. E, empurrados pelo público, ainda com coração mas já sem razão, os estudantes lutaram até ao fim. Isso não bastou: em 2016/17, a Balada de Coimbra será ouvida na II Liga. 

Destaques 

Figura: Pedro Trigueira
É sintomático que uma equipa esteja obrigada a ganhar e o seu guarda-redes seja um dos melhores em campo. Trigueira salvou uma mão-cheia de ocasiões de golo do Sporting de Braga e acabou o jogo na área adversária, a tentar o golo que evitasse a confirmação da descida. Se todos tivessem a sua garra e abnegação, provavelmente a Briosa não estaria já condenada à II Liga.

Momento: minuto 84
Quando Marafona desviou para a barra mais um remate de Gonçalo Paciência, esvaíram-se aí as últimas réstias de esperança de a Académica se manter na I Liga. Foi a última grande ocasião de golo dos estudantes, novamente desperdiçada.

Outros destaques:
Marafona: Merecia tanto quanto Pedro Trigueira a distinção de melhor em campo. Por um punhado de vezes, evitou o golo dos estudantes. As suas mãos seguraram o praticamente certo apuramento direto para a fase de grupos da Liga Europa. 

Luiz Carlos: Mostrou mais uma vez que é o pulmão do meio-campo bracarense. Incansável, a defender e a atacar, o médio brasileiro comandou as operações dos minhotos, que tiveram sempre mais posse de bola. Algum desacerto de Wilson Eduardo e Hassan na finalização impediu que os esforços do meio-campo minhoto rendessem a vitória.

Gonçalo Paciência: O avançado foi dos estudantes mais inconformados mas não teve sorte: enviou duas bolas ao poste. Essa infelicidade traçou o destino da equipa de Coimbra: a despromoção.

Opiniões 

Miguel Pinto, treinador-adjunto da Académica, na conferência de imprensa após o empate a zero com o Sp. Braga, que sentenciou a descida da Briosa à II Liga:

«Há um sentimento de tristeza profunda no balneário. Não é fácil viver uma descida de divisão.»

«O que falhou na época? Tivemos vários jogos de grande atitude mas nalguns jogos faltou atitude… e qualidade também. São erros que temos de assumir.»

«Este foi dos melhores jogos que fizemos esta época. Criámos ocasiões mas não as conseguimos concretizar. Faltou a estrelinha da sorte - nalguns jogos, não só hoje.»

«Futuro? Para já vamos a Tondela, para dar o nosso melhor e continuar a trabalhar da mesma maneira. Não atiramos a toalha ao chão. Sabemos que não é possível, mas vamos manter o compromisso até ao fim.»

Paulo Fonseca, treinador do Sp. Braga, na conferência de imprensa após o empate em Coimbra:

«Lamento a descida da Académica, é um clube que faz falta à I Liga e espero que suba no próximo ano. Nós, confirmámos aqui um dos objetivos da época. Podíamos ter vencido. A Académica também teve oportunidades, mas foi um jogo sempre sob nosso domínio, com eles a defender mais baixo e procurarem desequilíbrios nossos para sair em contra-ataque.»

«Agora, queremos  preparar o próximo jogo, com o Sporting, só depois disso pensaremos no jogo da Taça.»

«Um dos nossos objetivos era conseguir qualificação direta para a Liga Europa e isso está praticamente consumado, com uma diferença de golos de 14 a mais do que o Arouca. Fazer mais pontos do que a época passada não era um objetivo traçado. Queríamos era fazer uma melhor segunda volta do que a primeira e conseguimo-lo. Tal como conseguimos ficar nos quatro primeiros, que era nossa intenção desde início do campeonato, sabendo que era muito difícil ficar nos três primeiros.»

«Quanto à lesão de Boly, vai ser avaliado, vamos ver.»

Ao minuto 

90'FIM DO Académica, (0) - Sp. Braga, (0)
Nulo atira a Académica para a II Liga. A formação de Coimbra precisava de vencer, mas só conquistou um ponto diante do Sp. Braga. Já a formação bracarense garantiu o quarto lugar com este empate.
90'Último lance na partida. Até Pedro Trigueira sobe à área.
90'Vão jogar-se mais três minutos.
89'Cartão amarelo para Hugo Seco.
87'Entra William Gustavo (Académica)
87'Sai Pedro Nuno (Académica)
87'Sp, Braga!! Pedro Trigueira tira o golo a Hassan.
84'Académica!! Gonçalo Paciência remata à baliza, Marafona ainda toca no esférico e manda-o à barra.
83'Entra Rabiola (Académica)
83'Sai Leandro Silva (Académica)
78'4898 espectadores em Coimbra.
77'Sp. Braga ao ferro!!
76'Pedro Trigueira!! Excelente defesa a remate de Josué, de livre.
76'Entra Alan (Sp. Braga)
75'Sai Rafa Silva (Sp. Braga)
75'Cartão amarelo para Fernando Alexandre.
74'Livre lateral para a Briosa.
74'Pouco mais de 20 minutos para a Académica conseguir ainda lutar pela permanência.
70'Entra Marinho (Académica)
70'Sai Nii Plange (Académica)
69'Cartão amarelo para Rafa Silva.
66'Goiano remata para fora.
64'Entra N. Stojiljkovic (Sp. Braga)
64'Sai Wilson Eduardo (Sp. Braga)
64'Entra Ricardo Ferreira (Sp. Braga)
64'Sai W. Boly (Sp. Braga)
63'Boa iniciativa de Wilson Eduardo, a entrar na área e a rematar à baliza. Valeu João Real a cortar.
55'Marafona!! Boa defesa a remate de Gonçalo Paciência
48'Responde a Académica, através de Gonçalo Paciência.
47'Josué remata ao lado da baliza de Trigueira.
46'Recomeça o Académica - Sp. Braga
45'Intervalo no Académica - Sp. Braga
45'Livre para o Sp. Braga, com a bola a chegar facilmente às mãos de Pedro Trigueira.
45'Vão jogar-se mais dois minutos.
40'André Pinto regressa ao jogo, já depois de ter de mudar de calções devido ao sangue.
39'Prossegue o encontro.
37'André Pinto recebe assistência médica, devido a forte sangramento no nariz.
36'Cartão amarelo para Iago Santos.
32'Leandro Silva remata ao lado.
27'De resto, com a chegada dos retardatários, as bancadas centrais inferiores do Estádio Cidade de Coimbra estão bem compostas.
26'Os remates perigosos de Pedro Nuno e Gonçalo Paciência “acordaram” o público afeto à Briosa, que se vai juntando aos cânticos de apoio da claque Mancha Negra, que não se tem calado desde o primeiro minuto.
23'Gonçalo Paciência!! Remate rasteiro à entrada da área, para defesa de Marafona.
22'Pedro Nuno recebe de Gonçalo Paciência à entrada da área, mas remata por cima da baliza.
19'Pedro Trigueira!! Marafona entrega longo para Wilson Eduardo, o avançado isola-se e remata, mas o guardião da Briosa defendeu com uma palmada.
16'Mauro, do meio da rua, atira ao lado da baliza de Trigueira.
14'Goiano tenta assistir Wilson Eduardo na área, mas Iago levou a melhor.
13'Josué tenta surpreender, mas Pedro Trigueira estava atento.
8'Wilson Eduardo cabeceia ao lado da baliza de Pedro Trigueira.
2'Cruzamento pela direita com o extremo a falhar o remate de baliza aberta. Marafona já estava fora do lance.
2'Nii Plange falha a oportunidade de fazer o 1-0.
1'Começa o Académica - Sp. Braga
0'Um minuto de silêncio antes do apito inicial em memória do árbitro Paulo Paraty.
0'Ouve-se a tradicional Balada de Coimbra: entram as três equipas no relvado.
0'Recolhem agora também os da Briosa.
0'O Sp. Braga já recolheu aos balneários, enquanto os jogadores da Académica ainda se exercitam no relvado.
0'Obrigada a vencer para manter ténues esperanças de escapar à descida de divisão, a Académica tentou trazer público ao estádio: cada sócio tem direito a cinco bilhetes grátis e estudantes universitários também não pagam. No entanto, o clima chuvoso e o facto de este ser fim-de-semana de Queima das Fitas pode afastar o público-alvo do Estádio Cidade de Coimbra, que se mantém muito despido a 15 minutos do início da partida.
0'Entretanto, já entraram as duas equipas para os exercícios de aquecimento – a da Briosa ovacionada pelas dezenas de público que já estão nas bancadas ainda despidas do Estádio Cidade de Coimbra.
0'Tem caído uma chuva miudinha mas persistente durante todo o dia.
0'Pediram acreditação para assistir ao jogo representantes de Atalanta (Itália), Guingamp (França), Steaua Bucareste (Roménia), Trabzonspor (Turquia) e Tondela, o adversário da Académica na última jornada da I Liga (no que pode ser um jogo de vida ou morte para estudantes e tondelenses… se ainda chegarem lá com hipóteses matemáticas de permanecer no escalão principal).
0'Suplentes do Sp. Braga: Matheus, Ricardo Ferreira, Ringstad, Alef, Aaron Ñiguez, Alan e Stojiljkovic.
0'Suplentes da Académica: João Gomes, Gustavo, Makonda, Nuno Piloto, Rui Pedro, Marinho e Rabiola.
0'Sp. Braga: Marafona; Marcelo Goiano, André Pinto, Boly e Djavan; Josué, Luiz Carlos, Mauro e Rafa; Hassan e Wilson Eduardo.
0'Académica: Pedro Trigueira; Aderlan, João Real, Iago e Rafa; Fernando Alexandre, Leandro Silva e Pedro Nuno; Nii Plange, Gonçalo Paciência e Hugo Seco.
0'Já há onzes!
0'Académica e Sp. Braga vão encontrar-se pela 43.ª vez em Coimbra, em jogos do campeonato. Ainda assim, a equipa da casa não tem conseguido sobrepor-se em demasia aos brancarenses. No total, a Académica venceu 15 encontros e perdeu 12, enquanto o empate se registou no último jogo e noutras 14 ocasiões
0'Ausências da Académica: Ricardo Nascimento e Rafael Lopes; ausências do Sp. Braga: Vukcevic, Pedro Santos, Filipe Augusto e Rui Fonte.
0'Paulo Fonseca (Sp. Braga): «Estamos virados para o nosso objetivo, que é garantir matematicamente o quarto lugar. Este jogo vai realizar-se com esta especificidade de garantir o quarto e a Académica ter de vencer para se manter na Liga. O empate não serve, de todo, ao adversário. Presumo em função disto, um jogo aberto, com as duas equipas a tentar vencer.»
0'Filipe Gouveia (Académica): está suspenso pela Liga e não fez antevisão ao encontro.
0'O Sp. Braga quebrou em abril, por estar ainda em quatro frentes, mas tem o quarto lugar praticamente garantido. O empate serve à formação bracarense, que tem o Arouca a cinco pontos de distância. Na jornada anterior, o Sp. Braga recebeu e venceu o V. Setúbal, por 3-2, mas vem de uma derrota na Luz, que lhe custou o afastamento da final da Taça da Liga.
0'A Académica caiu para o último lugar da Liga na última jornada e tem a permanência muito complicada. Para além de não depender de si mesma, a Briosa tem tido dificuldades em pontuar. Não vence desde 6 de março, na receção ao V. Guimarães e desde aí só conquistou dois pontos: um em Moreira de Cónegos e outro em Belém.
0'Por sua vez, o Sp. Braga pode encarar este encontro de outra forma, mas também o vê como importante já que pelo menos o empate lhe garante matematicamente o quarto lugar.
0'Vencer é o único cenário que pode ajudar os estudantes a manter a esperança na manutenção, mas o U. Madeira também tem de ceder no Bessa para que a descida não se sentencie já.
0'É difícil que isso não aconteça, mas ainda há seis pontos em disputa. A Académica e o Tondela estão igualados na tabela, com 24 pontos, e têm o U. Madeira a cinco de distância. Por isso, este encontro é fundamental para a equipa de Coimbra.
0'A Académica recebe o Sp. Braga numa semana em que os estudantes de Coimbra estão em festa com a Queima das Fitas e na qual esperam que não se oiça de novo a Balada da Despedida, que é como quem diz da descida.
0'Boa tarde! O Maisfutebol já está no Estádio Cidade de Coimbra para lhe contar tudo sobre este Académica-Sp. Braga. Fique por aí!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 7 Mai 2016 às 18:30

Contestação 

Os adeptos da Académica despediram-se dos jogadores com alguns aplausos e gritos de apoio, para quem tinha deixado tudo em campo, na última «final», para evitar a despromoção. Mas, à saída do estádio, cerca de uma centena não escondeu a insatisfação com a confirmação da queda na II Liga.

Ouviram-se insultos, críticas ao treinador Filipe Gouveia, e intensos pedidos de demissão do presidente do emblema conimbricense, José Eduardo Simões. «Demissão! Demissão!» foi a palavra de ordem, à saída da equipa, sob fortes medidas de segurança.

De resto, os rostos da contestação dos apoiantes da Briosa não deram a cara na hora da descida. Nem Filipe Gouveia nem José Eduardo Simões compareceram na sala de imprensa do Estádio Cidade de Coimbra, após o empate com o Sp. Braga (0-0) que confirmou a descida à II Liga, 14 anos depois. Miguel Pinto, adjunto de Gouveia (que está suspenso preventivamente pela Liga), lamentou a falta de sorte da equipa, mas reconheceu que lhe faltou «atitude e qualidade» ao longo da época.

in maisfutebol e AAC-OAF

Sem comentários:

Enviar um comentário