16 de maio de 2016

2015/2016 - 34J - Tondela 2 - Académica 0



nº espectadores: 3 050
árbitro: Rui Costa 

Crónica

Notável. O Tondela venceu a Académica na derradeira ronda e, aproveitando a derrota do U. Madeira diante do Rio Ave, alcançou a tão desejada permanência, que chegou a parecer uma miragem.

« Tudo é impossível até acontecer». A mensagem que se leu numa das tarjas mostradas pelos adeptos tondelenses na entrada das equipas dava o mote. Porque lá diz o povo que só não há solução para a morte. E apesar de a morte do Tondela ter sido decretada várias vezes, os viseenses, ao melhor jeito de Mark Twain, escritor norte-americano, mostraram que as notícias da sua morte tinham sido «manifestamente exageradas».

O trajeto do Tondela no último terço do campeonato merece todos os elogios. Petit fez com que os seus jogadores acreditassem na velha história do «enquanto for matematicamente possível...», que, por si só, costuma ser um sinal de que as coisas não estão famosas.

E não estavam. As contas tondelenses eram tudo menos simpáticas. O clube chegou a estar 11 pontos abaixo da linha de água. Mas não se rendeu. Respirou fundo e começou a amealhar pontos. Apesar das vitórias que foi conseguindo, durante muito tempo esses pontos só serviram para diminuir o fosso para os adversários diretos, tal era a distância do lanterna-vermelha para os restantes.

  Só que o Tondela foi buscar pontos onde poucos pensavam ser possível: sendo o estádio do Dragão, onde venceram, o expoente máximo desse trajeto que se fez de vitórias também em Paços de Ferreira, Moreira de Cónegos e Setúbal.

A crença foi crescendo ao ritmo que outras equipas que lutavam pela sobrevivência foram tropeçando.

Serranos não lutaram para morrer na praia

No jogo de todas as decisões, os tondelenses sabiam que tudo o que fora feito ao longo desta recuperação não valeria de nada se não vencessem a Académica. E se a pressão podia ter feito com que os jogadores auriverdes entrassem nervosos, a verdade é que esta equipa não é a mesma a quem, em determinada altura da época, tudo parecia correr mal.

Este Tondela, além de confiante, tornou-se uma equipa adulta que sabe gerir momentos e emoções. E isso viu-se diante da Briosa. Os homens de Petit assumiram o jogo e encostaram os estudantes à sua defesa.

E a pressão surtiu efeito muito cedo: logo aos 12 minutos, Pica – o jogador talismã do Tondela – subiu à área contrária para dar a melhor sequência a um primeiro cabeceamento de Nathan.

Em vantagem, os tondelenses baixaram um pouco as linhas de pressão, mas não deixaram de manter domínio, mantendo segura a baliza de Cláudio Ramos, que só esteve em perigo num bom remate de Marinho aos 37 minutos.

Alegria do Rio Ave desagua em Tondela

A melhor forma de descrever a forma controlada como o Tondela foi gerindo o jogo na etapa complementar – perante uma Académica demasiado apática para o pergaminhos do clube, muito apesar da descida já estar consumada – é dizer que se o coração dos adeptos estava no estádio João Cardoso, os ouvidos estavam concentrados na Madeira, onde o Rio Ave tornava o sonho tondelense cada vez mais próximo de se tornar realidade.

Isto porque Luís Alberto fez o segundo do Tondela à entrada da segunda parte, respondendo a um bom trabalho de Hélder Tavares na direita, tento que foi tão festejado como os golos do Rio Ave na Madeira. Não que os tondelenses fizessem questão de ver os vila condenses na Europa, mas porque isso significava a ultrapassagem ao U. Madeira mesmo sobre a meta.

«Isto nunca foi esperado», dizia um adepto do Tondela com o seu melhor sorriso enquanto filmava a festa feita entre adeptos e jogadores, bem no centro do relvado. Notável.

Uma palavra final para a Académica que depois de 14 anos na I Liga, cai com estrondo na II Liga. A imagem que deixou nesta despedida foi triste. Talvez não se esperasse outra coisa de uma equipa já condenada, mas tivessem os jogadores mostrado metade da atitude dos seus adeptos, o desfecho poderia ter sido outro.

A equipa de Coimbra não mostrou qualquer encanto na hora da despedida.

Destaques 

A figura: Pica
Não há coincidências. O início da recuperação do Tondela deu-se aquando da entrada do central alentejano no onze de Petit. Nessa partida diante do Belenenses (jornada 27) foi decisivo, ao marcar o golo do empate nos descontos. Depois disso, voltou a a mostrar dotes de goleador das horas decisivas com um golo determinante que deu o triunfo no Bonfim, diante do V. Setúbal (jornada 31). No último fôlego da esperança tondelense, João Pica voltou a “picar” o ponto, marcando o golo inaugural. Nas horas vagas, quando não está decidir na área contrária, é o patrão da defensiva auriverde.

Menção honrosa: Petit
O ex-internacional português assumiu o comando do Tondela depois da 12.ª jornada, quando os viseenses ocupavam o último posto, com cinco pontos. A equipa demorou a assimilar as ideias do terceiro treinador da época, e quando os primeiros resultados começaram a aparecer, parecia que vinham demasiado tarde. Só que Petit acreditou. Mais do que isso, fez com que os seus jogadores acreditassem e chegou à última jornada com hipóteses de manter o clube no convívio entre os grandes, e fê-lo. É daquelas conquistas em que o «dedo do treinador» é evidente.

O momento: Pica indica o caminho
Há algumas semanas, Pica confidenciou ao Maisfutebol que os colegas brincavam com o seu poder de «talismã», dizendo que quando o central está em campo «fecha as linhas aéreas». Ora, desta vez, o central foi o radar dos auriverdes, indicando o caminho do sonho logo aos 12 minutos, inaugurando o marcador.

Positivo: apoio dos adeptos até ao último suspiro
A Académica chegava à derradeira ronda com a despromoção já consumada. Mas isso não impediu cerca de duas centenas de adeptos dos estudantes de fazer a curta viagem até Tondela para dizer à equipa que esta “nunca estará só na primeira ou segunda divisão”, como dizem num dos seus cânticos. Do outro lado, cheios de esperança pelo percurso recente do conjunto de Petit, os tondelenses juntaram-se no estádio João Cardoso para tentar empurrar a equipa para a vitória. No final, num gesto muito bonito, algumas dezenas de adeptos da equipa da casa interromperam os festejos para ir aplaudir o público afeto à Académica.

Outros destaques: 

Cláudio Ramos
Um garante de segurança, o guardião do Tondela. Nas poucas vezes que a Académica conseguiu chegar à área dos beirões esbarrou nas defesas de Cláudio Ramos. É dos jogadores mais merece a permanência. Nem sempre foi titular, mas correspondeu sempre quando foi chamado.

Hélder Tavares
Foi dos jogadores mais regulares ao longo da época, sendo peça preponderante para os três técnicos que passaram por Tondela. Defensivamente é extremamente competente nas dobras aos colegas, mas também não se coíbe de atacar. Num desses lances, subiu pela direita para cruzar para o golo de Luís Alberto.

Marinho e Rafa
O capitão dos estudantes é dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos e voltou a sê-lo nesta despedida. Na primeira parte foi seu o lance mais perigoso dos conimbricenses. Já o lateral cedido pelo FC Porto tentou balancear-se para o ataque e criou alguns desequilíbrios na defesa contrária. Os menos maus.

Opiniões 

Miguel Pinto, adjunto de Gouveia na Académica, assume que o futuro da Académica não deve contar com a equipa técnica que terminou esta época, em declarações no final da partida em que os estudantes perderam 2-0 diante do Tondela e confirmaram o último posto da classificação.

[antes das perguntas, o adjunto de Gouveia pediu para dar um esclarecimento]
«Acusaram o nosso líder de não comparecer à conferência de imprensa, e quero esclarecer que ele tem um processo e não pode fazê-lo. Desde que aqui chegou, ele sempre deu a cara e só por esse motivo é que não veio: porque está impedido pelas regras. Mas ele deu e vai continuar a dar sempre a cara pelo grupo.»

[sobre o percurso da equipa]
«A Académica entrou sempre em campo para ganhar e, neste jogo, também tentou. Tivemos sempre a mesma atitude, mas só atitude não chega. Se calhar tivemos jogos em que nos faltou qualidade, sorte e outros componentes do jogo.»

[sobre o futuro]
«No futuro não deve esta equipa técnica a treinar o clube. As coisas vão ser reestruturadas, a direção demitiu-se e é normal depois de uma descida de divisão haver alterações».

Petit: o cheiro a champanhe e a conversa antes do Dragão

«Epá, cheiro a champanhe». O sorriso na face e a frase sussurrada por Petit ao sentar-se diante dos jornalistas para comentar a vitória diante da Académica, e a consequente permanência da sua equipa na I Liga, resume o espírito com que o treinador do Tondela após uma conquista notável.

Ele que ainda não sabe se continuará em terras beirãs – apesar de Gilberto Coimbra, presidente do clube ter dado a entender a continuidade do técnico, aos microfones da rádio –, mas que vai admitido que existe «sintonia com o presidente». «Agora vou descansar durante três dias, e na quarta-feira voltamos aqui para nos despedirmos dos jogadores», atirou.

Então, mas o que tem Petit a dizer desta caminhada triunfante?

«Muitos diziam que chegámos tarde e quando faltavam poucos jogos ninguém acreditava. O mais importante foi aquilo que acreditámos ao longo destes meses, com os jogadores a acreditar e a lutar sempre até à última gota de sangue. Isto é um prémio justo pela caminhada que fizemos ao longo deste tempo, em que já estávamos mortos e nos conseguimos levantar», exaltou, fazendo questão de deixar «um abraço ao Vítor [Paneira] e ao Rui [Bento], que também o merecem.»

Quem também mereceu um palavra de agradecimento na hora da festa foram os adeptos que compareceram em massa para o jogo decisivo diante da Académica e que tiveram oportunidade de festejar junto dos adeptos após uma invasão pacífica do terreno de jogo.

Petit reforçou uma ideia que vinha a repetir há várias semanas de que «era importante para esta região e estes adeptos ter uma equipa na I Liga». Assim, o técnico deu-lhes «os parabéns por terem comparecido, terem acreditado e empurrado a equipa», deixando ainda uma palavra ao presidente, «que merece [a festa] por tudo o que tem feito pelo clube.»

A conversa que deu o clic na noite anterior à vitória no Dragão

Desafiado a comentar se tinha sido o triunfo na casa do FC Porto a ser determinante nesta ponta final de campeonato, Petit recordou um episódio que se passou na véspera dessa partida e que pode ter sido parte do segredo para a festa que se desenrolou neste sábado.

«Tivemos uma conversa de uma hora na noite anterior ao jogo no Dragão, onde não fui eu a falar com os jogadores, mas eles a dizerem aquilo que sentiam e que poderia acontecer. O possível 'milagre' como dizem, que passava pelo jogo com o FC Porto. Faltava aquele clic, e essa vitória deu mais confiança aos jogadores para esta reta final fabulosa em que eles acreditaram.»

Acreditaram e foram premiados por isso, mas, novamente sem esconder o sorriso, Petit garantiu que «mesmo que a equipa tivesse descido», estaria «muito orgulhoso dos jogadores».

«Estamos todos de parabéns e agora há que desfrutar deste momento histórico que fizemos hoje», concluiu.

Ao minuto 

90'O União da Madeira perde com o Rio Ave e desce de divisão! A recuperação do Tondela é incrível!!
90'FIM DO Tondela, (2) - Académica, (0)
O TONDELA FICA NA I LIGA!!!
90'O Tondela está a gerir bem a posse de bola
90'Entra D. Menga (Tondela)
90'Sai Wagner (Tondela)
90'Três minutos de descontos
90'Muito bem Cláudio Ramos, mais uma vez
89'Livre para a Académica em zona perigosa... sobre a direita
88'Petit reforça o meio campo
88'Entra Karl (Tondela)
88'Sai E. Moreno (Tondela)
84'Agarra Cláudio Ramos! Bom pontapé de Rafa, mais um
81'Cartão amarelo para Aderlan.
81'WAGNER! O livre passa perto do ferro! Perigoso!
80'Mais um livre para o Tondela...
79'Cartão amarelo para Pedro Nuno.
78'E agora é Erick Moreno! Muito bem o Tondela
77'NATHAN!!! Bomba de fora da área, bola a rasar o poste direito da Briosa
76'Entra I. Gui (Académica)
76'Sai Nii Plange (Académica)
75'Defende Cláudio Ramos! Ameaça de Rafa. Importante esta defesa
74'Atira Bruno Monteiro! Ao lado!
72'Entra J. Murillo (Tondela)
72'Sai Luis Alberto (Tondela)
71'Segura Cláudio Ramos! Livre de Pedro Nuno
70'Rafa ganha um livre na esquerda...
67'Mais um golo do Rio Ave! União em situação complicada, o Tondela festeja! Mas faltam mais de 20 minutos
67'Sai Ricardo Nascimento (Académica)
65'Sai Marinho (Académica)
65'Entra Rui Pedro (Académica)
65'Entra Mun Ki Hwang (Académica)
63'Ricardo Nascimento pede assistência médica...
62'Fica por assinalar, aparentemente, um penálti a favor do Tondela
59'Com estes resultados, é o União a descer...
58'GOLO DO RIO AVE! Bressan. Festa em Tondela!
57'Mal, Erick Moreno, duas vezes. A bola não passa da barreira
56'Livre em zona perigosa a favorecer o Tondela...
53'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Luis Alberto.
Excelente finalização!!! Erick Moreno foge na direita e faz o passe atrasado. O médio finaliza com classe! Pontapé rasteiro e colocado
53'Muito bem João Pica, a atrasar de cabeça para Cláudio Ramos e a permitir ao Tondela reorganizar-se
51'Em Tondela celebra-se a expulsão de Paulo Monteiro, defesa do União da Madeira
51'Wagner ao lado!! Boa iniciativa pela esquerda e remate às malhas laterais
48'Pontapé de Gonçalo Paciência! Forte, a direito, mas por cima da barra do Tondela!
46'Recomeça o Tondela - Académica
45'Intervalo no Tondela - Académica
Vantagem para o Tondela, muito forte na primeira meia hora. Golo de João Pica, mais um. Boa reação da Académica nos últimos 15 minutos, ameaças de Marinho e Aderlan
44'ADERLAN AO LADO! O lateral arrisca à entrada da área! A Académica está a ameaçar!
43'A Académica melhorou de qualidade nos últimos minutos
42'Bom pormenor de Gonçalo Paciência! Recebe e cruza, rasteiro e forte. Tikito corta!
37'Golo do União da Madeira! Os cânticos esmorecem, é mau para o Tondela
37'MARINHO AO LADO! Lance de perigo para a Briosa! O capitão entra na área e o remate de pé esquerdo sai a rasar o poste!
36'O Tondela manda no jogo, autoritário e sem precipitações. Boa resposta
32'Pedro Trigueira afasta a soco! Mais um cruzamento de Wagner, na esquerda
30'Mau passe de João Real para Rafa. Muitas dificuldades para a Briosa
26'Muito bem o Tondela, agressivo e intenso até ao momento
22'Cruzamento de Nuno Santos, a bola atravessa a área da Briosa
18'LUÍS ALBERTO! Pontapé fortíssimo, às malhas laterais
15'Agarra Cláudio Ramos! Cruzamento na esquerda do ataque da Académica
12'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Pica.
DE CABEÇA!!!! Livre na esquerda, Luís Alberto ganha num primeiro instante e João Pica cabeceia ao segundo poste!!
8'Pontapé de Nathan Júnior! A bola bate num defesa da Briosa
4'Cotovelo de Gonçalo na cara de Nuno Santos! Despique no ar, com o ponta de lança a arriscar sanção disciplinar
2'Muita luta nesta fase inicial
1'Começa o Tondela - Académica
0'O árbitro da partida é Rui Costa
0'Gouveia vai assistir à partida na bancada de imprensa do João Cardoso
0'Muito aplaudido Petit ao passar diante da "Febre Amarela", claque que mostra uma tarja onde se lê que "Tudo é impossível até acontecer
0'Enquanto aguardam a entrada das equipas, os adeptos de ambos os conjuntos cantam a plenos pulmões
0'As equipas recolhem agora aos balneários para ouvir as últimas indicações antes do início da partida
0'Apesar de os estudantes já estarem despromovidos, estão cerca de duas centenas de adeptos que viajaram de Coimbra para assistir à partida
0'Esta partida marca o regresso de Petit ao banco, depois de uma suspensão de 25 dias. Do lado da Académica, o jogo de despedida da I Liga não terá Gouveia no banco, também devido a castigo
0'Num dos topos da bancada do estádio João Cardoso está colocada uma faixa gigante onde se pode ler um recado para os jogadores tondelenses: "Hoje é o dia. Façam história".
0'Entram agora os jogadores da Académica no relvado. A equipa de arbitragem também já aquece
0'As bancadas do João Cardoso já estão bem compostas e ainda está muita gente nas imediações do estádio para entrar. Recorde-se que os bilhetes esgotaram, para esta partida que pode ditar a permanência dos beirões na I Liga
0'Entra neste momento a equipa do Tondela para os exercícios de aquecimento.Do lado da Académica, apenas o guardião Trigueira já aquece
0'Suplentes Académica: João Gomes (GR), Nuno Piloto, Makonda, Iago, Gui, Ki e Rui Pedro
0'Suplentes Tondela: Zubikarai (GR), Bruno Nascimento, Jaquité, Karl, Dolly Menga, Murillo e Romário Baldé
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Aderlan, Ricardo Nascimento, João Real e Rafa; Fernando Alexandre e Leandro Silva; Marinho, Pedro Nuno e Nii Plange; Gonçalo Paciência.
0'O estádio vai encher! Mais de três mil pessoas estarão a assistir à partida
0'Rabiola (castigado); Lee, Ivanildo, Hugo Seco e Rafael Lopes (lesionados); Emídio Rafael e Obiora (condicionados) são as baixas na Académica
0'Lucas Souza e Kaká (castigados); Oto'o Zué e Luís Tinoco (lesionados) são os ausentes no Tondela
0'Com esta conjugação de resultados, o Tondela fica na I Liga. União e Vitória Setúbal continuam a empatar
0'Um triunfo permitiria ainda à formação coimbrã não deixar a Liga como a única equipa sem qualquer vitória fora de portas
0'No mesmo período em que o Tondela somou 14 pontos, os estudantes conseguiram dois
0'Apesar de depender de terceiros, o Tondela tem razões para sonhar com um um feito, no mínimo, notável, tendo em conta o cenário com que se deparava há dois meses
0'A Académica já está matematicamente despromovida
0'Quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota (em Braga) nas últimas sete jornadas fizeram com que a equipa de Petit desse um salto pontual impensável
0'TONDELA: Cláudio Ramos; Lima, João Pica, Tikito e Nuno Santos; Luiz Alberto, Bruno Monteiro e Hélder Tavares; Wagner, Erick Moreno e Nathan Júnior
0'Vamos já ao ONZE OFICIAL DO TONDELA!
0'Afasta Leandro Silva! Bola muito pelo ar
0'Boa tarde! O Tondela tem hoje a grande final! A equipa de Petit tem de vencer para continuar na Liga e esperar o que ocorre nos jogos do União e do V. Setúbal
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 14 Mai 2016 às 19:30

Sem comentários:

Enviar um comentário