14 de maio de 2016

Tondela-Académica (antevisão): sonhar (já) não é para todos

Os beirões chegam à última jornada com esperanças legítimas de permanecer na Liga, enquanto os estudantes já estão relegados

Há várias semanas que se percebia que a partida entre o Tondela e a Académica, na última jornada, poderia ajudar a definir contas nas despromoções. O que poucos esperariam é que fosse a equipa da casa a única a chegar aqui com esse sonho vivo.

Só que a verdade é que, se o Tondela teve o mérito de fazer arrastar as decisões até ao último jogo, a Académica apenas se arrastou nesta ponta final, chegando aqui com a certeza de que o seu destino vai passar pela II Liga na próxima jornada.

O sonho do milagre já só conta para o conjunto de Petit, enquanto aos estudantes, resta tentar limpar a pálida imagem que deixaram nesta reta final de campeonato.

MOMENTO

TONDELA: Vivo. A melhor forma de descrever o Tondela à entrada para a última jornada é dizer que, ao contrário do que muitos acreditavam, a equipa chega à derradeira ronda da Liga com possibilidades reais de se manter entre os grandes do futebol nacional. Quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota (em Braga) nas últimas sete jornadas fizeram com que a equipa de Petit desse um salto pontual impensável, alcançando, nesses jogos, tantos pontos como os que tinham até então, em 26. Apesar de depender de terceiros, o Tondela tem razões para sonhar com um um feito, no mínimo, notável, tendo em conta o cenário com que se deparava há dois meses.

ACADÉMICA: No mesmo período em que o Tondela somou 14 pontos, os estudantes conseguiram dois. Uma fase verdadeiramente negra da equipa de Gouveia, que chega a esta partida já relegada para a II Liga e a necessitar de uma vitória para não o fazer como último classificado. Um triunfo permitiria ainda à formação coimbrã não deixar a Liga como a única equipa sem qualquer vitória fora de portas, numa temporada em que abandona o convívio com os grandes, 14 anos depois. Ainda haverá forças para ir em busca desses pontos de honra?

--

AUSÊNCIAS

TONDELA: Lucas Souza e Kaká (castigados); Oto'o Zué e Luís Tinoco (lesionados).

ACADÉMICA: Rabiola (castigado); Lee, Ivanildo, Hugo Seco e Rafael Lopes (lesionados); Emídio Rafael e Obiora (condicionados).

--

DISCURSO DIRETO

Petit (Tondela): «Nos últimos tempos temos feito cada jogo como se fosse o último e amanhã [sábado] é um jogo de grande decisão. A equipa está motivada, confiante e sabe o que tem de fazer: conquistar os três pontos, pois só assim é que podemos sonhar em ficar na I Liga. Vamos ter um jogo difícil, perante uma Académica de orgulho ferido. Respeitamos a Académica, mas vamo focar-nos naquilo que temos vindo a fazer e queremos fazer.»

Gouveia (Boavista): O técnico da briosa não fez a antevisão da partida diante dos tondelenses.

--

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Na única partida disputada entre as duas equipas, a Académica venceu por 2-1. Foi no jogo da primeira volta do campeonato, com os estudantes a conseguirem, após essa partida, ficar com o dobro dos pontos dos tondelenses: 16 contra oito.

--

EQUIPAS PROVÁVEIS

TONDELA


Outros convocados: lista não divulgada.

ACADÉMICA
Outros convocados: lista não divulgada.

Sem comentários:

Enviar um comentário