12 de maio de 2016

Oito clubes que fizeram pela vida para ser populares

Um desses oito clubes é a Académica.

texto publicado no site mais futebol: link

-Académica, Portugal


Académica, um histórico que vai jogar na II Liga

Não tem, naturalmente, o peso de outros dos exemplos citados, mas se procurarmos em Portugal um clube que poderia apaixonar a «nação hipster», a Académica parece o exemplo que melhor encaixa.

Um histórico que nunca foi campeão nacional, mas conquistou duas Taças. A primeira de sempre, em 1932, e, mais recentemente, em 2012.

Nas últimas décadas vem alternando entre as I e II Ligas do futebol luso (foi despromovida esta época), mas continua com o carinho de muitos pelo país fora. A ligação à Universidade de Coimbra (até aos anos 70 a esmagadora maioria dos jogadores eram estudantes universitários), faz com que o clube seja acarinhado pela classe estudantil e não só.

É, muitas vezes, recordada pela final da Taça de 1969, perdida para o Benfica no Jamor. Mais do que o resultado, o que ficou do jogo foi o protesto estudantil contra o regime ditatorial que vigorava no país. «Melhor ensino, menos polícias» ou «Ensino para todos» podem parecer tarjas banais nos dias de hoje, mas, à época, foram uma grande afronta ao regime.

Ainda hoje a ousadia é recordada. E isso também ajudou a popularizar a Briosa.

1 comentário: