14 de dezembro de 2009

2009/10 - 13J - Académica 2-0 Leixões: Crónica

A Académica somou a terceira vitória consecutiva em casa para o campeonato, num jogo de crucial importância ou não estivesse do outro lado um adversário directo na fuga pelos lugares da despromoção. Os estudantes tiram assim o melhor proveito do empate do Olhanense frente ao Benfica e ficam a aguardar pelo resultado do V. Setúbal no Dragão para saborear uma jornada bem positiva. A recuperação dos conimbricenses é uma realidade, cada vez mais consolidada, com a equipa instalada provisoriamente no 11º lugar, enquanto para o lado do Mar a crise continua sem solução à vista.

Como já começa a ser hábito em casa, a Briosa marcou cedo, por intermédio dum improvável Emídio Rafael que, pela primeira vez esta época, mostrou por que razão veio do Portimonense com a fama de ter um pontapé forte e colocado. Depois de passar por Laranjeiro, o esquerdino ficou em posição «proibida» para a defesa nortenha, e «fuzilou» Diego.

A reacção do Leixões foi imediata, com Faioli a atirar à trave num livre directo. Os homens do Mar mostravam estar vivo mas a traição de Jean Sony, ele que estava de regresso à equipa, condicionou a tarefa dos forasteiros: em quatro minutos, o haitiano cometeu a proeza de ver dois cartões amarelos e, consequentemente, foi para o banho mais cedo, quando a primeira parte ainda ia a meio!

A partir daqui, o Leixões sentiu maiores dificuldades para chegar à baliza de Nereu, até porque os estudantes fizeram por encurtar distâncias e estavam agora mais compactos na defesa da vantagem. Ainda assim, Faioli continuou a ser o homem mais perigoso da turma de José Mota, obrigando até Rui Nereu a aplicar-se para evitar males maiores.

A Académica não estava, todavia, totalmente tranquila. Apesar de estar em superioridade numérica, a equipa cometia demasiadas faltas e parecia não estar a dar-se bem com o facto de ter mais um jogador em campo. O intervalo acabou por ser favorável aos estudantes, que voltaram dos balneários bem mais esclarecidos.

Sougou ameaça, Lito resolve

Sougou teve oportunidade de «matar o jogo», mas Diego fez uma estupenda defesa para canto, numa altura em que, pese a troca de um trinco (Wênio) por um avançado (Zé Manel) do lado leixonense, os donos da casa tinham maior controlo do jogo.

José Mota continuou a reforçar o ataque e, quando a Briosa parecia de novo pouco confortável perante o atrevimento forasteiro, Lito tratou de resolver o jogo com o segundo golo, confirmando três pontos muito importantes para os comandados de Villas Boas.

Sem comentários:

Enviar um comentário