11 de agosto de 2012

2012/2013 - Supertaça: Fc Porto 1 - Académica 0:

Briosa, digna, caiu ao minuto 90, golo de Jackson Martinez!
______________________________


espectadores: 26825
melhor do Fc Porto: Jackson Martinez
melhor da Briosa: Makelele
nora ao árbitro: Olegário Benquerença: 6

Crónica

A Académica perdeu este sábado com o FC Porto por 1-0, em partida que contou para a Supertaça Cândido de Oliveira. Frente a frente estavam as duas melhores equipas da temporada 2010/2011, com a Briosa, detentora da Taça de Portugal, a medir forças com o actual campeão nacional FC Porto, na partida que abriu, de forma oficial, a nova época.

O conjunto orientado por Pedro Emanuel disputava pela primeira vez na sua História uma competição do género e a verdade é que não se atemorizou perante o favoritismo assumido pelo FC Porto. A Briosa arregaçou as mangas, lutou até ao último suspiro pelo triunfo, mas seria Jackson Martínez a marcar o único golo do encontro, já no minuto 90.

Um tento inglório perante uma Académica altamente concentrada durante todo o tempo e que muito perto esteve de levar as decisões para o tempo extra o que seria, diga-se, um prémio mais do que justo por aquilo que os jogadores fizeram em campo.

Para a História fica a participação dos "estudantes" na Supertaça Cândido de Oliveira e uma exibição repleta de garra e sacrifício, algo que a Briosa pretende que seja a sua imagem de marca para os desafios que se aproximam.

Uma palavra final para os sócios e adeptos da Académica presentes no Estádio Municipal de Aveiro. Embora em menor número, cumpriram o que Pedro Emanuel pedira na véspera do desafio: apoio constante.


Pedro Emanuel: "Saímos com honra"

O treinador da Académica, Pedro Emanuel, disse no final do jogo da Supertaça que, apesar da derrota, a Briosa saiu com honra de Aveiro.

"A nossa guerra começa para a semana, neste estádio, mas com outra equipa. Vamos dar descanso a estes guerreiros. Tentámos, mas nem sempre há aquela ponta de sorte. Acho que merecíamos o prolongamento para que se decidisse da melhor forma. Mas penso que saímos com honra e deixamos uma imagem extremamente positiva.", disse.

O técnico da Briosa deixou uma palavra aos jogadores, que tudo fizeram para contrariar o favoritismo do FC Porto e levar mais um troféu para Coimbra. Contudo, o golo de Jackson Martínez atirou por terra as aspirações dos "estudantes".

"Não foi um grande jogo, sabíamos disso, até pela fase da época. Fizemos o que estava ao nosso alcance, que foi dar a iniciativa ao F.C. Porto, que teria melhor entrosamento e dinâmica neste momento. Sabíamos que podíamos cortar linhas de passe e, aqui e ali, espreitar alguma jogada de ataque. Isso foi acontecendo e, num momento em que ninguém esperaria, sofremos um golo. O futebol é assim. Queria, no entanto, enaltecer a grande valentia, coragem e espírito de sacrifício dos meus jogadores. Ninguém gosta de perder e muito menos nos últimos minutos. Estou triste por este grupo de trabalho, que agora está a conhecer-se, porque era um prémio por tudo o que tem feito. Há que dar parabéns às duas equipas, foi um esforço tremendo nesta altura do ano.", terminou.


in academica-oaf.pt 
_____________________________

Crónica

O F.C. Porto teve de esperar até ao último minuto de jogo para conseguir agarrar com as duas mãos o primeiro troféu da época. Quando tudo se encaminhava para o prolongamento, Jackon Martínez fez jus ao hábito de vários goleadores portistas de marcar logo na estreia.

Até então, os campeões nacionais haviam sido, naturalmente, superiores, ainda que pouco expeditos a desmontar a estratégia defensiva de um adversário que, apenas a espaços, logrou discutir o resultado. Fica também mais um feito: foi a quarta Supertaça seguida dos azuis e brancos, segunda consecutiva para Vítor Pereira... 19 no total.


O técnico portista manteve a estrutura trabalhada na pré-época e apostou nos substitutos lógicos para os grandes ausentes da noite, Alex Sandro, Danilo e Hulk, além, claro, de João Moutinho, que ficou no banco. Assim, foi com naturalidade que Miguel Lopes, Mangala, Defour e Jakson Martínez surgiram no onze.

No papel parecia tudo bem, mas lá dentro a equipa surgiu lenta nos processos, incapaz de lidar com o colete-de-forças imposto pela Académica, que, como seria de esperar, procurou preencher bem os espaços e espreitar o conta-ataque.

Com tantas dificuldades no jogo corrido, não surpreendeu que fosse apenas de bola parada que os portistas conseguissem criar perigo. Em livres e cantos, os dragões estiveram perto de marcar, mas faltou sempre qualquer coisa para encontrar o caminho das redes.

Coincidência ou não, também a Académica, praticamente inexistente até ao último quarto-de-hora da primeira parte, escolheu os lances de bola parada para chegar até à baliza de Helton. Hélder Cabral arrepiou a espinha do dragão, mas não conseguiu mais do que isso.

Com Moutinho, a música é outra

O jogo não poderia continuar nesta toada estival eternamente e foi o estreante Jackson Martínez a dar o mote com um remate em boa posição que saiu, contudo, por cima. O F.C. Porto acelerava e passou a fazê-lo ainda mais com Moutinho e Djalma em campo.

Os estudantes estavam encostados às cordas, mas não se rendiam. Era preciso apelar à paciência e foi isso que os comandados de Vítor Pereira fizeram. Instalados no meio-campo adversário, foram rodando a bola à procura de uma brecha.

Otamendi tentou de bicicleta, Ricardo negou o golo num grande voo. Logo a seguir, os campeões nacionais voltaram a ameaçar perante uma Académica que já nem era capaz de tirar a cabeça de fora da água. Mas como o F.C. Porto não lograva «matar» o jogo, a contenda continuava entretida.

Só os assobios estridentes dos adeptos azuis e brancos para a troca de Lucho por Varela quebraram a monotonia, numa altura em que, tal como terminara a primeira parte, a Briosa voltava a mostrar maior atrevimento. Só que O melhor estava guardado mesmo para o fim.

Miguel Lopes tirou de primeira as medidas a Jackson Martinez e este, de cabeça, colocou justiça no marcador. Mesmo ao soar do gongo. Mas também conta, ou não?


Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, no final da derrota, por 1-0, frente ao F.C. Porto, este sábado, em Aveiro, na Supertaça Cândido de Oliveira:

«Não foi um grande jogo, sabíamos disso, até pela fase da época. Fizemos o que estava ao nosso alcance, que foi dar a iniciativa ao F.C. Porto, que teria melhor entrosamento e dinâmica neste momento. Sabíamos que podíamos cortar linhas de passe e, aqui e ali, espreitar alguma jogada de ataque. Isso foi acontecendo e, num momento em que ninguém esperaria, sofremos um golo. O futebol é assim. Queria, no entanto, enaltecer a grande valentia, coragem e espírito de sacrifício dos meus jogadores. Ninguém gosta de perder e muito menos nos últimos minutos. Estou triste por este grupo de trabalho, que agora está a conhecer-se, porque era um prémio por tudo o que tem feito. Há que dar parabéns às duas equipas, foi um esforço tremendo nesta altura do ano.
A nossa guerra começa para semana, neste estádio, mas com outra equipa. Vamos dar descanso a estes guerreiros. Tentámos, mas nem sempre há aquela ponta de sorte. Acho que merecíamos o prolongamento para que se decidisse da melhor forma. Mas penso que saímos com honra e deixamos uma imagem extremamente positiva.»

«O futebol, a alta competição, é isto. Depois de esforço sobre-humano, era um momento em que todos pensam no prolongamento e geríamos as substituições. Foi um momento complicado, sofrermos um golo num lance fortuito».

«Parabéns aos jogadores, pela dedicação tremenda, abnegação, espírito de sacrifício. Nesta altura do ano não é fácil. A disputa de um troféu é sempre motivante para os atletas. Parabéns aos jogadores da Académica que, apesar de nunca terem estado numa final de uma competição com esta se portaram de forma brilhante e, acima de tudo, com grande estoicismo».

[Qual é o segredo para criar tantos problemas aos grandes?] O segredo é os jogadores terem a capacidade para interpretar o que queremos fazer em campo. Espírito coletivo, humidade para crescer e ser melhor a cada dia que passa».

Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto após a vitória da Supertaça, em Aveiro, frente à Académica (1-0), com um golo de Jackson Martinez ao minuto 90.

«Defrontámos uma boa equipa, organizada. Tivemos alguns momentos bons e outros menos bons, como sucedeu no final da primeira parte, em que perdemos um pouco o controlo do jogo. Na segunda parte entrámos bem e acabámos por ser felizes na forma como chegámos ao golo. Resultado justo, frente a um adversário que valorizou sempre o espetáculo. Não foi um jogo brilhante mas foi muito competitivo».

[Sentiu a falta de Hulk no jogo] «Estou satisfeito com todos os jogadores que estiveram em campo. Trabalharam muito. Voltámos a não sofrer golos, o que mostra que estamos coesos e criamos, inclusive, situações de golo que nos poderiam ter permitido marcar mais cedo. Não estou a pensar nos jogadores que faltam».

[Sobre o golo de Jackson Martinez na estreia] O que eu peço a Jackson Martinez é que trabalhe para a equipa. Tem muita qualidade e os golos vão surgir com normalidade. Com o tempo vai crescer. Vai ajudar-nos. Hoje, trabalhou muito e na hora certa apareceu a marcar um golo. É isto que se pede a um goleador».

«Hulk? É nosso jogador, e enquanto o for conto com ele. Acrescenta as qualidades que tem, é um jogador explosivo, desequilibrador e acredito que vai acrescentar mais qualidade à nossa equipa. Conto com ele. É uma pessoa de muita qualidade, humilde, que ouve, e que, pese o estatuto que tem, é um jogador de equipa e está sempre disponível a aprender e a ajudar a equipa.
[Não preferia ter já o plantel definido?] É essa a realidade, não a podemos alterar. Temos é de lidar com ela da melhor forma possível. Tentámos preparar a equipa para ganhar a Supertaça, era importante, foi a quarta consecutiva. Emocionalmente estas indefinições têm consequências, mas não se pode fazer nada. Os grandes clubes vivem com isso. Há que tentar levar o barco a bom porto até que feche o mercado, mas até lá, tem de se ganhar. Não há desculpas neste clube.»





Makelele, jogador da Académica em declarações após a derrota dos estudantes na Supertaça frente ao F. C. Porto, neste sábado, em Aveiro:

«Perder um jogo assim é muito doloroso. Mas a equipa está de parabéns. Jogámos bem, soubemos anular o F. C. Porto, mas não é fácil jogar contra uma equipa tão qualificada. Agora temos de levantar a cabeça para entrarmos bem no campeonato e fazermos uma boa época. Pelo que apresentámos hoje podemos chegar longe. Há alguns detalhes que ainda temos de corrigir ao longo do campeonato, mas já estamos de parabéns pelo que apresentámos hoje.»

João Real, defesa da Académica após o clube de Coimbre perder a Supertaça, em Aveiro, diante do FC Porto (0-1), com um golo de Jackson Martinez ao minuto 90.

«É verdade que quase conseguíamos terminar os 90 minutos empatados. Sabíamos do poderio do Porto, é uma equipa que tem dominado as competições internas. Tínhamos uma estratégia bem definida e tentámos fazer o nosso jogo. Claro que é sempre inglório sofrer um golo em cima da hora, mas temos que saber viver com isso e dar os parabéns ao FC Porto».

[Considera injusto perder assim?] Para mim a justiça é quem marca golos. Eles marcaram um e nós nenhum. Só temos que olhar em frente, para o Campeonato que aí vem».

Jackson Martinez, autor do golo F.C. Porto ao minuto 90, que valeu a vitória da Supertaça, em Aveiro, frente à Académica (1-0).

«Estava difícil ganhar à Académica. Sabíamos que é uma equipa que corre os 90 minutos. Tentaram jogar bom futebol e com isso complicaram, mas no fim conseguimos vencer, que foi o mais importante».

«Agora é desfrutar primeiro e pensar que há que continuar a trabalhar. Há coisas melhores para vir. O campeonato vai ser muito mais forte».


Destaques

A figura: Jackson Martínez

O ponta de lança colombiano estreou-se em jogos oficiais pelo F.C. Porto e deu o primeiro título da temporada aos azuis e brancos. Herdou do compatriota Falcao a camisola nove e a sede por golos dos adeptos portistas. E não desiludiu. Tal como El Tigre, marcou na estreia, num cabeceamento a fazer lembrar o antecessor. Mostrou sempre boas movimentações dentro da área, contudo, até ao golo da decisivo pareceu faltar-lhe ainda aquele instinto felino que tantas saudades deixou no Dragão.

Outros destaques:

Moutinho

A empatia com os adeptos, há muito se sabe, é total. Mas se dúvidas restassem a partida deste sábado serviu para as desfazer. Aquando do anúncio das equipas titulares, e apesar de estar no banco de suplentes, o nome do número 8 portista foi o mais aplaudido pelos adeptos. Já quando entrou, parecia que os dragões tinham chegado à vantagem. E a verdade é que com o médio português em campo o futebol da equipa flui com outra naturalidade, e superioridade. Moutinho não falha um passe, e a partir da sua entrada o perigo tornou-se muito mais constante perto da baliza de Ricardo. Não se sabe se sairá até ao fecho do mercado de transferências, mas por enquanto diz presente, e mostra uma entrega exemplar.

Maicon

Na área de ação habitual, no centro da defesa, foi dono e senhor nunca concedendo espaço aos atacantes da Académica, quando estes por lá surgiram. E depois, na faceta revelada na pré-temporada, como marcador de livres diretos, o defesa central dos dragões deixou as mãos de Ricardo a arder, num lance que depois não foi bem concluído primeiro por Atsu, e depois por Otamendi.

Rodrigo Galo

Apesar de ter sido um dos últimos reforços a chegar a Coimbra, o lateral direito emprestado pelo Sp. Braga agarrou imediatamente o lugar e secou por completo a irreverencia de Atsu. Deixou bem claro que acrescenta segurança ao setor defensivo dos estudantes, e ainda pode dar um bom contributo a atacar, ainda que nesse aspeto tenha surgido neste jogo menos afoito.

Makelele

Grande jogo do médio brasileiro que chegou esta época à Académica. Muito forte na marcação, e ainda dono de excelente visão de jogo e técnica de passe, o jogador oriundo do ABC de Natal deixou muito boas impressões. O melhor elogio que lhe pode ser feito é que ninguém terá sentido saudades de Adrien, que tão importante foi na pretérita temporada da formação de Pedro Emanuel.

Cerimónia de abertura

Está declarada aberta a época 2012/2013 do futebol português. E a receção a mais uma nova temporada teve direito a alguma pompa. A Federação Portuguesa de Futebol esforçou-se para dar as boas vindas a mais uma temporada desportiva com um bonito espetáculo que antecedeu o apito inicial da Supertaça Cândido de Oliveira. Numa animada coreografia formou-se ao centro a bandeira de Portugal, e enquanto as equipas se perfilavam na apresentação uma mensagem levantada por detrás dos jogadores anunciava «Criamos Futebol». Tudo isto pincelado por uns fogachos de artifício que serviram para iluminar este regresso do futebol.


Minuto a minuto 

90' FINAL DO JOGO! F.C. Porto - 1 Académica - 0. F.C. Porto consegue a 19ª vitória na Supertaça e a quarta consecutiva na prova
90' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Makelele entra Edinho
90' Cleyton (Académica) a marcar o livre pela esquerda, Fernando (F.C. Porto) a cortar para canto
90' Centro da direita de Miguel Lopes (F.C. Porto) e Jackson a cabecear para o fundo da baliza de Ricardo (Académica)
90' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! F.C. PORTO! 1-0 por Jackson Martínez de cabeça
89' Helder Cabral (Académica) a marcar o livre do lado direito, bola para a área e há uma cabeceamento, mas a bola a sair ao lado da baliza de Helton (F.C. Porto)
87' CARTÃO AMARELO para Nicolás Otamendi (F.C. Porto ) por entrada sobre Magique
87' Os técnicos agora a mexer nas equipas, numa altura em que estamos quase a chegar aos 90 minutos de jogo
86' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marinho entra Magique
86' SUBSTITUIÇÃO F.C. Porto . Sai Lucho González entra Varela
85' Dois remates da Académica nos últimos 5 minutos. Um de Salim Cissé e outro de Ogu. A Briosa a subir no jogo agora
84' Vítor Pereira preparava-se para fazer entrar Kléber para o lugar de Lucho, mas o facto de Miguel Lopes se ter queixado de dores numa coxa atrasou a substituição
77' Rodrigo Galo (Académica) a subir pela direita, a centrar para a área portista, onde estava um jogador da Académica, mas a defesa portista a cortar
74' Jackson Martinez (F.C. Porto) a rematar, a bola ainda entra, mas o árbitro já tinha assinalado fora de jogo
71' A Académica a mexer na equipa, numa altura em que a pressão ofensiva do F.C. Porto é mais intensa
70' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Afonso entra John Ogu
67' E logo no minuto seguinte, mais uma grande oportunidade do F.C. Porto. Canto da direita de James, Maicon ganha de cabeça e Otamendi remata de pontapé de bicicleta. Valeu a intervenção do guarda-redes Ricardo (Académica) que conseguiu a defesa já quase em cima da linha de golo
66' Passe de Fernando (F.C. Porto) pela esquerda para a área onde estavam isolados Jackson Martinez e Djalma, mas a defesa da Académica, ainda consegue dar um toque na bola, o que mudou a trajetória e impediu o remate dos jogadores portistas
57' SUBSTITUIÇÃO F.C. Porto . Sai Defour entra João Moutinho
57' SUBSTITUIÇÃO F.C. Porto . Sai Atsu entra Djalma
57' Salim Cissé (Académica) a ganhar a bola de frente para a baliza portista, mas Maicon a fazer o corte
54' E vai entrar João Moutinho no F.C. Porto
54' Cleyton (Académica) a chegar à área portista, a fazer o remate, que sai ao lado
52' E de novo Jackson Martinez a surgir na área da Académica, mas a defesa da Briosa a antecipar-se ao avançado portista e a enviar a bola para fora
52' CARTÃO AMARELO para Defour (F.C. Porto ) por falta sobre Marinho
47' Remate de Jackson Martinez com uma grande oportunidade de golo no arranque da segunda parte. Passe de Lucho, falha do central Reiner e o avançado portista a rematar muito por cima da baliza da Académica
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' Equipas regressam ao relvado sem alterações para a segunda parte
45' F.C. Porto com maior posse de bola e mais oportunidades na primeira parte, mas a igualdade a zero a manter-se ao intervalo

45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE F.C. Porto e Académica
44' Saída em falso de Ricardo e Mangala quase marca!!!
42' A Académica termina a primeira parte por cima!
40' Mais um livre para a Briosa, com Flávio a desviar, mas ao lado!
38' GRRRRRANDE LIVRE DE HÉLDER CABRAL!!! Descaído sobre a direita, o lateral bateu de pé esquerdo, levando a bola descrever um arco e a passar muito perto do poste esquerdo da baliza de Helton!!!
36' Primeiro canto para a Académica.
34' Remate cruzado de Atsu, para defesa tranquila de Ricardo.
31' Tentativa de reação da Académica, mas o cruzamento de Marinho sai pela linha de fundo. A Briosa tem tido muito pouca posse de bola...
25' PERIGO PARA O PORTO!!! Livre de Maicon, Ricardo defende para a frente, mas depois nem Atsu, nem Otamendi conseguem dar a direção da baliza à bola!!
25' Livre perigoso para o Porto, em posição frontal!
23' Mais um canto para o Porto, agora do outro lado. Ricardo não resolve à primeira, mas à segunda acaba com o perigo.
19' DEFENDE RICARDO!! Belo passe de Lucho, a colocar de bandeja em James, mas este escorrega na hora de remate e permite a defesa do guardião da Briosa!!
16' Primeiro canto da partida, para o Porto. Alguma confusão na pequena área, com a saída de Ricardo, mas Real alivia!
15' O jogo está muito empastado, com os portistas a assumir as rédeas mas sem conseguirem, sequer, rematar à baliza...
10' O equilíbrio, é, para já, a nota dominante
4' Grande corte de Rodrigo Galo a impedir que Jackson se isolasse!
2' O Porto começa ao ataque, mas, depois de alguma atrapalhação, a defesa da Académica resolve!
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE F.C. Porto e Académica

0' Cumpre-se a tradição com os jogadores da Académica a receberem ao pontapé no fundo das costas os jogadores novos, neste caso, Makelele, Cleyton, Rodrigo Galo, Afonso e Cissé!
0' Criamos futebol, pode ler-se na mensagem no centro do relvado, quando rebentam foguetes. Festa bonita!
0' Predominam as cores nacionais na coreografia no relvado escolhida pela FPF.
0' André Villas Boas, atualmente no Totteham, disse que vai marcar presença neste jogo, até porque estas são, até agora, as únicas equipas que treinou em Portugal, tendo deixado muitos amigos de ambos os lados.
0' Tirando esse «oásis», os dragões são, simplesmente, o pior adversário dos estudantes. Em 128 confrontos, um autêntico clássico, os dragões ganharam em 90 ocasiões e perderam apenas por 16 vezes, havendo ainda a registar 22 empates.
0' A Académica esteve 41 anos sem conseguir derrotar o F.C. Porto até que o conseguiu em novembro do ano passado, com o célebre 3-0 que ditou a saída dos azuis e brancos da Taça de Portugal e deu início a uma época memorável para os de Coimbra.
0' As bancadas estão agora bem mais compostas: não está cheio o estádio, mas quase. A taça, essa, já está lá em baixo, à entrada para o relvado.
0' O árbitro da partida será o leiriense Olegário Benquerença, auxiliado por João Santos e Luís Marcelino. O quarto árbitro será Jorge Tavares.
0' ACADÉMICA: Ricardo; Rodrigo Galo, João Real, Reiner Ferreira e Hélder Cabral; Flávio Ferreira; Makelele e Cleyton; Marinho, Cissé e Afonso. SUPLENTES: Peiser, João Dias, Henrique, Bruno China, Ogu, Magique e Edinho.
0' F.C. PORTO: Helton; Nuno Lopes, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando; Lucho e Defour; James Rodríguez, Jackson Martínez e Christian Atsu. SUPLENTES: Fabiano, Rolando, Castro, João Moutinho, Kleber, Varela e Djalma.
0' Já há equipas oficiais!
0' Pela amostra, Pedro Emanuel deverá mandar todos os convocados para o relvado...
0' Estão a aquecer os três guardiães do plantel da Académica: Ricardo, Peiser e Fábio Santos!
0' Entram os guarda-redes da Briosa para o aquecimento, debaixo de um coro de assobios: o número de adeptos portistas é substancialmente superior!
0' Além de deter o maior número de troféus, o F.C. Porto é também o clube com mais presenças na Supertaça, 27 em 33 possíveis! Não há paralelo nos principais países da europa do futebol.
0' Pedro Emanuel tem, assim, oportunidade de se tornar no primeiro treinador a ganhar dois títulos ao serviço da Briosa. Como jogador, esteve em cinco finais, ganhando duas. Mas se vencer esta noite, será o primeiro a arrecada-la tanto na condição de atleta, como de treinador principal!
0' O facto de o patrono da prova, Cândido Oliveira, jogador e selecionador mítico, ter treinado a Académica é mais um fator de atração para os estudantes que, ainda assim, vão estar representados em número muito inferior ao que conseguiram no Jamor: não mais de 5000 adeptos.
0' A Académica vai participar na sexta final da sua história, depois de ter estado no jogo decisivo da Taça de Portugal por cinco ocasiões, vencendo por duas vezes: na primeira edição do certame, em 38/39, e, claro, na última, na época passada.
0' CONVOCADOS DA ACADÉMICA: guarda-redes - Peiser, Ricardo e Fábio Santos; defesas - João Dias, Rodrigo Galo, Henrique, Júnior Lopes, João Real, Reiner Ferreira, Nivaldo e Hélder Cabral; médios: Flávio Ferreira, Bruno China, Makelele, Clayton e John Ogu; avançados: Marinho, Magique, Edinho, Salim Cissé e Afonso.
0' Também Keita continua a participar nos treinos, mas aguarda ainda pela decisão da CAP para ver confirmada a rescisão com os leirienses e, desta forma, poder ser inscrito.
0' O antigo extremo da U. Leiria treinou pela primeira vez com os restantes companheiros, mas encontrava-se parado até à passada terça-feira, razão pela qual ficará de fora da partida.
0' Entre os 23 que evoluíram no treino, de 15 minutos apenas abertos à comunicação social, o destaque foi para a presença de N'Gal, o mais recente reforço da Briosa.
0' Até os lesionados Marcos Paulo e Carlos Saleiro seguiram com a comitiva para estágio, mas foram, logicamente, os únicos a falhar a sessão de sexta-feira, que decorreu no palco da partida.
0' Pedro Emanuel decidiu chamar todos os jogadores para este encontro, pois o jovem técnico não quis deixar ninguém de fora da festa.
0' CONVOCADOS DO F.C. PORTO: guarda-redes - Helton e Fabiano; defesas: Miguel Lopes, Rolando, Maicon, Otamendi e Mangala; médios: Fernando, Lucho, Castro, João Moutinho e Defour; avançados: Jackson Martínez, James Rodriguez, Kleber, Varela, Djalma e Atsu.
0' Ora, nesse sentido, as ausências de Janko (que recentemente recuperou de lesão e foi dado como apto), mas sobretudo de Iturbe, que começa a nova época sem ser opção para Vítor Pereira, merecem o maior destaque. Kelvin também ficou de fora, ao contrário de Christian Atsu, que foi convocado.
0' O caso Alvaro Pereira prendeu atenções nos últimos dias, mas serão, certamente, algumas ausências - com Hulk à cabeça, além de Alex Sandro e Danilo, todos nos Jogos Olímpicos - que poderão, eventualmente, preocupar mais os dragões nesta altura.
0' Vítor Pereira divulgou uma lista de convocados em que se destacam sobretudo três ausências: Iturbe, Janko e Kelvin não entram nas opções.
0' Já os pupilos de Pedro Emanuel, antigo companheiro de Vítor Pereira na equipa técnica de André Villas Boas que tanto sucesso obteve no Porto há duas épocas, tiveram de tudo um pouco: seis vitórias, três empates e três derrotas.
0' A pré-época decorreu em moldes satisfatórios, sem derrotas, e apenas um jogo sem golos, justamente na apresentação, diante do Lyon.
0' A formação de Vítor Pereira pode somar a quarta Supertaça consecutiva (feito inédito, como já o é o «tri» alcançado até agora), a segunda para o jovem técnico enquanto responsável principal pela equipa.
0' A Académica estreia-se na competição e há mais seis equipas com apenas uma presença: E. Amadora, Belenenses, Beira Mar, U. leiria, P. Ferreira e Leixões. Sp. Braga e V. Setúbal participaram por duas vezes, mas nunca ganharam.
0' Esta será a 34ª edição da Supertaça, a 32ª oficial. O F.C. Porto é o recordista da prova, com 18 troféus, seguido do Sporting com sete e do Benfica com quatro. O Boavista conquistou três e o V. Guimarães um.
0' Boa temperatura (cerca de 23 graus), pouco vento, e um relvado excelente. Está muito público ainda lá fora, quase exclusivamente afeto ao F.C. Porto...
0' O encontro disputa-se, pela quarta vez consecutiva, em Aveiro, e tem início marcado para as 20h45. O Maisfutebol vai acompanhá-lo ao minuto, por isso, deixe-se ficar na nossa companhia!
0' Boa tarde. Bem-vindos ao jogo que costumava ser o primeiro da época (agora a primeira fase da Taça da Liga começa ainda em Julho), a Supertaça Cândido de Oliveira, que irá opor o vencedor do último campeonato, o F.C. Porto, ao detentor da Taça de Portugal, a Académica.

in maisfutebol.iol.pt

Árbitro

Olegário Benquerença - nota 6

Procurou simplificar e liderar o jogo de forma discreta e acabou por consegui-lo, foi tudo fácil, nada de casos, nada de excessos dos jogadores. Para primeiro impulso da época não começa nada mal para os árbitros...

in jornal a bola

Sem comentários:

Enviar um comentário