11 de agosto de 2012

2012/2013 - Supertaça: Fc Porto - Académica: Antevisão


Primeiro troféu da época joga-se em Aveiro: portistas podem somar a quarta Supertaça seguida

O Momento

F.C. Porto: 

A equipa de Vítor Pereira pode somar a quarta Supertaça consecutiva, a segunda para o jovem técnico. Os portistas são, de resto, a formação com mais presenças e troféus (18) na prova em 33 edições. A pré-época decorreu em moldes satisfatórios, sem derrotas, e apenas um jogo sem golos, justamente na apresentação, diante do Lyon. O caso Alvaro Pereira prendeu atenções nos últimos dias, mas serão, certamente, algumas ausências - com Hulk à cabeça - que poderão, eventualmente, preocupar mais os dragões nesta altura.

Académica:

Os estudantes vão disfrutar de mais um brinde que chegou com ida ao Jamor. As finais, já se sabe, são para ganhar e o triunfo sobre o Sporting serve, naturalmente, de inspiração, mas há uma consciência clara de que a «guerra» desta equipa é outra. A pré-temporada foi pensada com mais cuidado - a Briosa foi a campeã dos jogos amigáveis, com 12 partidas -, até porque o regresso às competições europeias assim o obriga. Os comandados de Pedro Emanuel vêm, aliás, de três vitórias seguidas nos últimos três compromissos de preparação.

Ausências:

F.C. Porto: Hulk, Danilo e Alex Sandro, nos Jogos Olímpicos; Alvaro Pereira, autorizado a tratar de assuntos particulares.

Académica: Marcos Paulo e Carlos Saleiro, lesionados; N¿Gal, sem ritmo; Keita, motivos burocráticos.

Discurso direto:

Vítor Pereira: «A Académica criou-nos dificuldades mais do que uma vez na época passada e ganhou a final da Taça ao Sporting. Espero uma Académica organizada, que sai rápido para o ataque. Acredito que tenha argumentos para discutir connosco esta Supertaça. Mas acreditamos na nossa qualidade, consistência e no talento dos nossos jogadores.»

Pedro Emanuel: «Vamos encarar o jogo com a ambição natural de quem quer estar presente numa festa, não só para participar, mas para fazer algo mais. Espero um espírito de sacrifício muito grande, mas sobretudo com grande prazer de poder disputar uma final e deixar mais uma vez na história o nome da Académica.»

Histórico de confrontos:

A Académica esteve 41 anos sem conseguir derrotar o F.C. Porto até que o conseguiu em novembro do ano passado, com o célebre 3-0 que ditou a saída dos azuis e brancos da Taça de Portugal e deu início a uma época memorável para os de Coimbra. Tirando esse «oásis», os dragões são, simplesmente, o pior adversário dos estudantes. Em 128 confrontos, um autêntico clássico, os dragões ganharam em 90 ocasiões e perderam apenas por 16 vezes, havendo ainda a registar 22 empates. 

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Maicon, Otamendi, Mangala e Nuno Lopes; Fernando, Lucho e Defour; James Rodríguez, Jackson Martínez e Christian Atsu.

Outros convocados: Fabiano, Rolando, Castro, João Moutinho, Kleber, Varela e Djalma.

ACADÉMICA: Ricardo; João Dias, João Real, Reiner Ferreira e Hélder Cabral; Flávio Ferreira; Makelele e Cleyton; Marinho, Cissé e Afonso.

Outros convocados: Peiser, Fábio Santos, Rodrigo Galo, Henrique, Júnior Lopes, Nivaldo, Bruno China, John Ogu, Magique e Edinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário