30 de junho de 2014

João Gomes, uma promessa na pré-época

Diz quem o conhece que pode vir a ser o sucessor de Ricardo num futuro próximo. João Gomes, guarda-redes da equipa de juvenis da Académica, que entretanto será júnior de primeiro ano na próxima época, vai fazer a pré-temporada com os seniores apurou o Maisfutebol. 

Com 17 anos feitos no final de Abril, o guardião destaca-se pela envergadura invulgar para a tenra idade (1,88 m), e pela agilidade pese a corpulência. É forte no jogo aéreo e saídas, com um estilo, por vezes, a fazer lembrar o dos guardiães de andebol, à semelhança de Peter Schmeichel, por exemplo. 

O ídolo do «keeper», nada de confusões, é, no entanto, o italiano Giuanluigi Buffon, cuja forte presença na baliza o inspira desde pequeno. Um diamante para ser lapidado por Paulo Sérgio, em especial por Bruno Veríssimo, membro da equipa técnica responsável pelo treino específico dos guarda-redes. 

João Gomes cumpriu apenas uma época em Coimbra, dando logo nas vistas, depois de ter sido formado no Desportivo de Castelo Branco, de onde é natural. Foi o número 1 da seleção distrital até ter sido «agarrado» pelos estudantes. 

Aos 17 anos, o guardião é visto na academia da Briosa como uma atleta de enorme potencial e com francas possibilidade de se afirmar no clube a breve trecho, como opção para lutar por um lugar no quadro principal de jogadores. O Maisfutebol acaba de o apresentar ao Mundo. Em primeira-mão. 

in maisfutebol


«Vou trabalhar nos limites durante o estágio de pré-temporada» - João Gomes


A Académica continua a olhar para a sua formação. Depois de Jimmy (que esteve emprestado ao União da Madeira) e Pedro Nuno (ex-júnior), agora é a vez de João Gomes chegar ao plantel principal. Pelo menos durante o estágio de pré-temporada que a Briosa vai realizar entre os dias 13 e 19 de julho, na Curia.

O jovem guarda-redes, de apenas 17 anos, representou os juvenis do clube na época que agora finda, e ainda antes de concluir o seu processo de formação nos juniores, vai ser observado por Paulo Sérgio, junto dos mais velhos.

Em declarações exclusivas a A BOLA, o menino que idolatra o italiano Buffon e que não esconde a sua admiração por... Ricardo sonha, um dia, ser dono e senhor das redes da Académica. Até porque, confessa o albicastrense, poder conciliar os estudos com o futebol é uma conjugação perfeita:

- Fiquei extremamente contente e orgulhoso quando soube que iria fazer o estágio de pré-temporada. Até tinha férias marcadas mas, felizmente, tive que as desmarcar! É um sinal de que o meu trabalho esta época foi reconhecido. O meu sonho é ser profissional de futebol e irei fazer todos os possíveis para conseguir concretizá-lo. Estou na Académica há um ano mas julgo que estou no clube certo, já que nos oferece excelentes condições. Estou a tirar um curso profissional de Turismo em Coimbra, faltam dois anos para terminá-lo, que é precisamente o tempo para concluir a minha formação, e depois só penso em fazer carreira no futebol. É tudo o que eu mais quero. Vou trabalhar nos limites para agradar aos responsáveis da Académica durante o estágio.

O jovem guardião mostrou-se, naturalmente, algo tímido na hora de se autodefinir, mas não escondeu as suas referências pelo posto específico, tanto a nível nacional como internacional. E não se esqueceu de Ricardo. Pudera… «Penso que sou ágil e forte fisicamente. Julgo que tenho uma boa voz de comando. Talvez entre os postes seja melhor do que fora deles. Tenho que continuar a trabalhar para melhorar. Referências? Buffon e Eduardo. Mas claro que o Ricardo é um excelente guarda-redes. Vi os treinos e os jogos dele durante esta época e é mesmo muito bom. Tinha todo o potencial para ter sido chamado à Seleção», concluiu João Gomes.

BI
Nome completo – João Pedro Moura Gomes
Data de nascimento – 29 de abril 1997
Naturalidade – Castelo Branco
Altura – 1,88 metros
Peso – 82 quilos
Posição – Guarda-redes
Percurso – Desportivo de Castelo Branco e Académica

in abola

Sem comentários:

Enviar um comentário